Influência do pH na Cinética de Isomerização do Complexo [Co(NH3)5ONO]Cl2 em [Co(NH3)5NO2]Cl2

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Química Inorgânica

Autores

Ribeiro de Campos, J.D. (UEG - UNUCET INSTITUTO DE QUÍMICA - UNB) ; Camargo, A.J. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS-UNUCET) ; Benedito de Oliveira, H.C. (INSTITUTO DE QUIMICA-UNB) ; de Oliveira, J.N. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS-UNUCET) ; Martins Gomes, P.R. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS)

Resumo

Foram sintetizados dois complexos de coordenação isômeros de ligação: [Co(NH3)5ONO]Cl2 (nitrito) e o [Co(NH3)5NO2]Cl2 (nitro) sendo o último isômero o mais estável. Os isômeros nitro e nitrito foram sintetizados e caracterizados por espectroscopia no infravermelho (IV) e no ultravioleta-visível (UV-vis). Após caracterização dos isômeros, efetuou-se estudo da influência do pH na isomerização do complexo nitrito em nitro. Foram preparadas amostras do complexo nitrito variando-se os pH’s em 3,5; 7,0 e 10. O acompanhamento do processo de isomerização foi feito por UV-vis. Os resultados mostraram que houve isomerização em todos os pH´s testados, ou seja, ocorreu em meio ácido, neutro e básico. No entanto, verificou-se que a velocidade de isomerização foi: pH 3,5 > pH 7,0 > pH 10.

Palavras chaves

cobalto; isomerização; pH

Introdução

O cloreto de nitropentaaminocobalto(III) [Co(NH3)5(NO2)]Cl2 tem recebido especial atenção da comunidade científica pela sua capacidade na supressão da divisão celular. Em especial, este complexo tem sido empregado na inibição do crescimento de células tumorais e no controle de alguns tipos de bactérias, como por exemplo, a E. coli. O [Co(NH3)5(NO2)]Cl2 apresenta um isômero estrutural no qual o átomo de oxigênio do grupo NO2 é que está ligado ao cobalto (III), o qual é denominado de cloreto de nitritopentaaminocobalto (III), [Co(NH3)5ONO]Cl2. Este isômero é bem mais difícil de ser isolado e em temperatura ambiente ele se converte em [Co(NH3)5(NO2)]Cl2 (CHANG et al., 2010). A coordenação do ligante NO2 em metais de transição da primeira e segunda serie da tabela periódica é objeto de pesquisa em química inorgânica. Elas são voltadas tanto para um entendimento da parte estrutural como dos mecanismos de reação. A isomerização nitrito-nitro é um tipo de isomeria de ligação que ocorre em complexos de Co3+. Podem ser obtidos tanto por síntese ou por interconverção de acordo com a influência de alguns fatores como temperatura e radiação. Nos complexos [Co(NH3)5NO2]2+ e [Co(NH3)5ONO]2+ o íon NO2- coordena-se de duas formas diferentes ao centro metálico, sendo no primeiro caso pelo átomo de nitrogênio e no segundo pelo átomo de oxigênio (CIOFINI, ADAMO, 2001). Este tipo de isomerização pode ocorrer tanto intramolecularmente em solução como também no próprio estado sólido, com isso o estudo dos aspectos estruturais são importantes pra compreender a isomerização tanto “inter” quanto “intra” molecular. Neste trabalho estudou-se a influência do pH na isomerização nitrito-nitro.

Material e métodos

Síntese do [Co(NH3)5NO2]Cl2: Preparou-se solução com 25mL de água destilada, 2mL de amônia concentrada e 2,00g do complexo [Co(NH3)5Cl]Cl2 (previamente sintetizado). A solução foi aquecida a 60°C, filtrada a quente, resfriada a temperatura ambiente e neutralizada com solução de ácido clorídrico 6 mol/L. Foram adicionados 3,0g de nitrito de sódio sólido à solução, a qual foi aquecida a 60°C para dissolução completa do sólido. A solução foi resfriada a temperatura ambiente e adicionou-se 35mL de HCl concentrado. A solução foi resfriada em banho de gelo, filtrada e os cristais lavados com pequenas porções de água gelada, álcool etílico e éter. Síntese do [Co(NH3)5ONO]Cl2: Preparou-se solução contendo 20mL de água destilada, 5mL de amônia concentrada e 1,00g do complexo [Co(NH3)5Cl]Cl2. A solução foi aquecida a 60°C, filtrada a quente, resfriada a temperatura ambiente e neutralizada com solução de HCl 6 mol/L. Foram adicionados 1,50g de nitrito de sódio e 1,5mL de ácido clorídrico 6,0mol/L, sob agitação. A solução será resfriada em banho de gelo, filtrada e os cristais lavados com pequenas porções de água gelada, álcool etílico e éter. Estudo Cinético de Isomerização: O complexo [Co(NH3)ONO]Cl2 (nitrito) foi diluído em solução de pH 3,5; 4,5 e 5,5 , sendo obtidos espectros no UV-visivel a cada 30 min para determinar a influênica do pH na cinética de isomerização do isômero nitrito para o [Co(NH3)5NO2]Cl2 (nitro).

Resultado e discussão

O complexo [Co(NH3)5ONO]Cl2 é um sólido vermelho tijolo que apresenta uma banda larga de absorção no visível centralizada em aproximadamente 485 nm. Foram preparadas soluções tampão em pH´s 3,5; 7,0 e 10. Em todos os três pH estudados, observa-se nos espectros no UV-vis que, com o passar do tempo, a banda de 485nm se desloca para menor número de onda, até uma banda centralizada em aproximadamente 453nm, a qual refere-se ao complexo [Co(NH3)5NO2]Cl2. Esses dados mostram que o complexo [Co(NH3)5ONO]Cl2 isomeriza-se a [Co(NH3)5NO2]Cl2 independentemente do pH em que ele esteja. Espectros no UV-vis do complexo [Co(NH3)5ONO]Cl2 em solução pH 3,5, mostram que ele se isomerizou a [Co(NH3)5NO2]Cl2 em aproximadamente 150 min. Em pH 7,0 esse evento se deu em aproximadamente 180 min e em pH 10, em aproximadamente 240 min. Os dados mostram que a isomerização ocorreu em todos os pH’s: ácido, neutro e básico. Quanto menor o pH maior a velocidade de isomerização. No estado sólido e quando armazenado em baixa temperaturas, o complexo [Co(NH3)5ONO]Cl2 pode-se manter estável por mais de uma semana. Desta forma, a água pode favorecer um estado de transição no mecanismo de isomerização ou simplesmente o complexo ter mais mobilidade em solução que no estado sólido. Esta reação ocorre de forma intramolecular tanto para o estado sólido como também em solução.

Conclusões

Em todos os pH’s testados (3,5; 7,0 e 10) o processo de isomerização foi observado. No entanto, em pH 3,5 a isomerização ocorreu completamente em 150 min, pH 7,0 em 180 min e pH 10, em 240 min. O complexo nitrito no estado sólido, se mantido a baixas temperaturas, não sofre isomerização por mais de uma semana, mas quando em solução, isomeriza-se em minutos. Após a espécie nitrito se isomeriza em nitro, esta última espécie permanece estável em solução em toda a faixa de pH testada. O mecanismo de isomerização está sendo estudado pelo nosso grupo usando métodos de mecânica quântica molecular.

Agradecimentos

Agradecemos à UEG e UnB

Referências

E. L. Chang, C. Simmers, D. A. Knight, Pharmaceuticals 2010, 3, 1711
I. CIOFINI, C. ADAMO, J. Phys. Chem. A, 2001, 105, 1086

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ