Dados de equilíbrio para sistemas aquosos bifásicos formados por polietileno glicol (1500 g.mol-1) + Fosfato de sódio + água, na temperatura de 25°C.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Físico-Química

Autores

Cardozo de Souza Júnior, E. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Lais Rodrigues Barreto, C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Santos Sampaio, V. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Barreto do Nascimento, M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Cristina Ferreira Bonomo, R. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; da Costa Ilheu Fontan, R. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA)

Resumo

Este trabalho visa disponibilizar novos dados de equilíbrio para sistemas aquosos bifásicos formados por polietileno glicol (1500 g.mol-1) + Fosfato de sódio + água, na temperatura de 25°C. Os dados de equilíbrio mostram-se satisfatório, tornando a utilização desse sistema uma importante ferramenta na partição e/ou concentração de compostos como células animais ou vegetais, microorganismos, fungos e seus esporos, cloroplastos, mitocôndrias, membrana vesicular, enzimas, proteínas, ácidos nucléicos, vírus, metais, entre outros.

Palavras chaves

Polietileno glicol; SAB; Equilibrio

Introdução

A extração líquido-líquido utilizando sistemas de duas fases aquosas está tendo um grande interesse nos últimos anos e muitos trabalhos têm sido realizados visando a aplicação destes sistemas na separação, em escala laboratorial, de vários biomateriais, como proteínas e organelas celulares, (PORTO, 1998), por ser um método eficiente, versátil e de baixo custo. Sendo compostas de 70 a 90% de água, por isso são apropriados para purificação de materiais biológicos, reduzindo assim o risco da desnaturação das biomoléculas (SARUBBO, 2000). Logo o objetivo deste trabalho é a determinação dos dados de equilíbrio para sistemas composto de polietileno glicol (1500 g.mol-1) + Fosfato de sódio + água, na temperatura de 25°C.

Material e métodos

Os diagramas de equilíbrio dos sistemas aquosos bifásicos contendo polietileno glicol (1500 g mol-1) + fosfato de sódio + água, foram obtidos na temperatura de 25ºC. A curva binodal para estes sistemas foram obtidas mediante a técnica turbidimétrica, segundo metodologia de Albertsson (1986), na temperatura de estudo. Soluções estoque de PEG 50% em massa e de fosfato de sódio 30% em massa foram utilizadas no experimento. Cada sistema aquoso bifásico era composto de quatro linhas de amarração em tubos de centrífuga com tampa. Quantidades adequadas de PEG, fosfato de sódio foram pesadas em balança analítica até que se alcançasse uma massa final de 40 g. Os tubos foram inicialmente agitados vigorosamente, para que todos os reagentes se misturassem. Em seguida, foram centrifugados a 2500 rpm por 20 minutos e deixados em repouso, em banho termostático a 25ºC, por 12h, para que o equilíbrio fosse atingido. Depois de ser alcançado o equilíbrio, as fases foram coletadas, utilizando-se seringas com agulhas longas, e a concentração dos seus constituintes determinados para construção dos diagramas.

Resultado e discussão

As composições de equilíbrio dos SAB’s compostos por PEG 1500 + fosfato de sódio + água, estão apresentadas na Figura 1. Foram determinadas quatro linhas de amarração no diagrama. Os resultados encontrados estão de acordo com a literatura existente para sistemas similares: SÉ & AZNAR (2002), ZAFARANI-MOATTAR & SADEGHI (2001).

Composição de equilibrio

A figura 1 apresenta a binodal e as linhas de amarração dos sistema PEG 1500 + fosfato de sódio + água, na temperatura de 25°C

Conclusões

Pelo diagrama obtido, é possível sugerir o sistema formado PEG 1500 + fosfato de sódio + água, como uma alternativa para separar partículas e macromoléculas biológicas sensíveis à desnaturação em outros solventes, como por exemplo células animais ou vegetais, microorganismos, enzimas, proteínas entre outros.

Agradecimentos

Referências

ALBERTSSON, P. A. Partition of cell and macromolecules. New York: John Wiley, 346p, 1986

PORTO, A. L. F. Extração líquido-líquido de proteínas utilizando sistemas de duas fases aquosas em coluna de discos perfurados rotativos. Campinas, 1998, 98p. Tese de Doutorado em Engenharia Química, Faculdade de Engenharia Química, Universidade Estadual de Campinas-SP, 1998.

SARUBBO, L. a, Caracterização de um novo sistema bifásico aquoso e aplicação em extração de proteínas com colunas de discos perfurados rotativos. Tese de Doutorado em Engenharia Química, Faculdade de Engenharia Química, Universidade Estadual de Campinas-SP, 2000

SÉ, R. A. G.; AZNAR, M. Liquid-Liquid Equilibrium of the Aqueous Two-Phase System Water + PEG 4000 + Potassium Phosphate at Four Temperatures: Experimental Determination and Thermodynamic Modeling. J. Chem. Eng. Data, v. 47, p. 1401-1405, 2002.

ZAFARANI-MOATTAR, M. T.; SADEGHI, R. Liquid-liquid equilibria of aqueous two-phase systems containing polyethylene glycol and sodium dihydrogen phosphate or disodium hydrogen phosphate. Experiment and correlation. Fluid Phase Equilibria, v. 181, p. 95-112, 2001.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ