ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS E COMPOSTOS FENÓLICOS DO FRUTO NONI (Morinda citrifolia L.).

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Físico-Química

Autores

Tolentino, S.M.A. (UESB) ; Vieira, L.P. (UESB) ; Araújo, B.S. (UESB) ; Soares, T.D. (UESB) ; Barreto, C.L.R. (UESB)

Resumo

O fruto do noni é rico em vitaminas, minerais, compostos fenólicos (relacionado com seu poder antioxidante). Além de ser consumido como alimento, também é consumido para fins medicinais no tratamento de enfermidades .O objetivo do trabalho foi avaliar os frutos do noni quanto às suas características físico- químicas (pH, sólidos solúveis totais, umidade e cor) e seu teor de compostos fenólicos. A polpa apresentou pH médio de 4,49, valor médio de SST igual a 6,3 ºBrix, e 92,43 % de umidade. A analise de cor apresentou valores médios de luminosidade (L* = 54,21) e cromaticidade (a*= -4,40 e b*=18,40), assim manteve-se dentro do padrão pelo cielab e os compostos fenólicos quantificados foram em média de 307,9 µg.g-1 de ácido gálico.

Palavras chaves

Noni; parâmetros físico-quimico; compostos fenólicos

Introdução

A Morinda Citrifolia Linn, originária do sudeste da Ásia, conhecida como noni, possui propriedades medicinais tanto nos frutos quanto nos outros constituintes (caule, folhas, raízes e etc). O fruto do noni, apresenta-se com um formato ovalado, suculento, possui várias sementes por fruto, polpa carnuda e exala um cheiro forte e rançoso quando maduro (CHAN-BLANCO et al., 2006) O principal produto do noni é o suco, cuja comercialização é vedada no Brasil, pois segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não há comprovação científica quanto à composição físico-química e teor nutritivo deste fruto. Assim, não se sabe até que proporção deve-se consumir para garantir que não seja nocivo à saúde humana.

Material e métodos

Os frutos do noni foram adquiridos no supermercado Rondelli no município de Itapetinga- Bahia. As frutas foram higienizadas, retirada as cascas e sementes, e peneiradas para adquirir a polpa do fruto. As análises físico-químicas realizadas foram pH conforme AOAC (2002); sólidos solúveis e umidade conforme Instituto Adolfo Lutz (2005); cor expressas no módulo L*, a* e b * que, segundo a CIElab (Commission Internacionale de L’Eclaraige), através de parâmentros de cor: Luminosidade e saturação; e a análise de compostos fenólicos foi determinada segundo o método descrito por Swain e Hills (1959) substituindo o Folin-Denis pelo Folin Ciocalteau, de acordo com a AOAC (1975).

Resultado e discussão

As análises foram feitas em triplicata, com três repetições. Os resultados estão expressos na tabela1,e são referentes às médias para cada análise realizada. Comparados com o trabalho CORREIA et al. (2011) os valores de umidade 91,7% e pH de 4,25 estão próximos ao encontrado. Por a água ser o constituinte de maior presença no noni, sua umidade varia de 90 a 92%. A polpa de noni é caracterizada como ácida (pH entre 3,7 e 4,5), como a maioria das frutas, devido à presença dos ácidos orgânicos. O acúmulo de sólidos solúveis se dá pela degradação do amido, e o fruto do noni representa em torno de 7,3°Brix. Para análise de colorimetria o valor de L(luminosidade) varia de 0 a 100, e das amostras analisadas estão entre 49,72 a 58,34. Os parâmetros a (vermelho ao verde) e b (amarelo ao azul) indicam cromaticidade, vai de +128 a -128 para os dois parâmetros, desta forma as amostras estão na faixa de cor verde ao amarelo, como pode-se observa na figura do sistema de cores. O Percentual de compostos fenólicos, foram superiores ao encontrado por CORREIA et al. (2011) que foi de 216,67 µg.g-1 de ácido gálico. Essa diferença no percentual, pode ter sido devido às adaptações feitas na metodologia, como pela variação dos locais de plantio, quanto aos estádios de maturação dos frutos analisados.




Conclusões

Embora pouco conhecido no Brasil, o noni já é um fruto bastante utilizado mundialmente, por suas características benéficas à saúde. E a realização da caracterização físico-quimica da polpa deste fruto, mostrou se tratar de um fruto ácido, com alta porcentagem de umidade devido a água ser seu maior constituinte. E que se encaixa dentro dos padrões dados pela literatura de acordo com as análises realizadas (pH, umidade, sólidos solúveis e cor). É um fruto rico em nutrientes e de alto poder antioxidante. Rico em compostos fenólicos,substância que caracteriza o noni como um fruto benéfico à saúde.

Agradecimentos

Referências

CHAN-BLANCO, Y. et al. The noni fruit (Morinda citrifolia L.): A review of agricultural research, nutritional and therapeutic properties. Journal of food composition and analysis, v. 19, p. 645-654, 2006.
CORREIA, A. A. S.; GONZAGA, M. L. C.; AQUINO, A.C.; SOUZA, P. H. M.; FIGUEIREDO, R. W.; MAIA, G.A. Chemical and physical-chemical pulp noni (Morinda citrifolia) grown in the state of Ceará. Alim. Nutr., Araraquara, v. 22, n. 4, p. 609-615, out./dez. 2011.
AOAC. Official methods of analysis of the Association of Official Analytical Chemistry. 17th ed. Washington: AOAC; p. 1115. 2002.
INSTITUTO ADOLFO LUTZ.Normas analíticas do Instituto Adolfo Lutz: Métodos químicos e físicos para análises de alimentos.v. 1, 4 ed. Brasília, 1018p. 2005.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ