DETERMINAÇÃO DE SACARINA EM ADOÇANTES ARTIFICIAIS PELO MÉTODO DE VOLHARD

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Química Analítica

Autores

Luisa Silva Brito Santos, L. (UEMA) ; Hellmann, T. (UEMA) ; Correa, M.J.C.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA) ; Lourenço, M.S.N.L. (UEMA)

Resumo

Adoçante artificial é uma mistura de um ou mais edulcorantes capaz de conferir sabor doce aos alimentos. Os teores de sacarina foram avaliados em quatro marcas de adoçantes de diferentes fabricantes, adquiridas no comércio de São Luís/MA. A determinação do teor de sacarina foi feita pelo Método de Volhard, que consiste na obtenção de sacarinato de prata e posterior titulação deste sal com solução de KSCN 0,1mol.L^(-1)•. Os resultados obtidos indicam, em todas as amostras, teores diferenciados do novo intervalo estabelecido pela ANVISA, de 10 a 15 mg. mL^(-1)para sacarina e seus sais derivados, em adoçantes.

Palavras chaves

Adoçantes ; Sacarina; Método de Volhard

Introdução

Os edulcorantes artificiais ou adoçantes têm a função de substituir o açúcar convencional e reduzir, ou retirar, o valor calórico dos alimentos, mantendo o sabor doce dos mesmos. A sacarina é o adoçante artificial não calórico mais usado no mundo, comercialmente usada na forma sódica, em diversos produtos alimentícios, na composição de medicamentos, cremes dentais, antissépticos bucais, fios dentais e produtos cosméticos (ROBERTSON MI.;1999). Discussões no meio científico sobre a possibilidade da sacarina provocar câncer de bexiga têm sido feitas desde a década de 1970. Considerando estes possíveis riscos para a saúde, a ANVISA decidiu reduzir o limite a fim de proteger os usuários. Atualmente o limite máximo de sacarina aceitável em adoçantes foi reduzido de 22 a 30 mg para 10 a 15 mg por 100g ou 100 mL de adoçante. (Resolução-RDC N 8, 25/03/2008). Este trabalho visou determinar o teor de sacarina em adoçantes artificiais comercializados na cidade de São Luís-Ma, através da metodologia analítica de Volhard, com o intuito de observar o cumprimento, pelos fabricantes, do novo limite máximo estabelecido pela ANVISA para sacarina em adoçantes.

Material e métodos

Foram determinadas, em duplicata, os teores de sacarina, expressos em mg/ mL, de quatro marcas populares denominadas adoçante A, adoçante B, adoçante C e adoçante D, pelo método Volhard. Os adoçantes líquidos foram adquiridos em supermercados de São Luís-MA. A um volume de 1,0 mL do adoçante são adicionados 10 mL de água destilada. Em seguida, sob agitação branda, foram adicionados 10 mL de solução padrão de nitrato de prata 0,1 mol. L^(-1) ocorrendo a formação do precipitado de sacarinato de prata, AgSac. A mistura é filtrada em papel de filtro quantitativo, onde o precipitado de AgSac é lavado com água destilada. Ao filtrado contendo o excesso de AgNO são adicionados 1,0 mL de solução indicadora de sulfato férrico amoniacal e 1,0 mL de ácido nítrico 6,0 mol. L^(-1) sendo titulado logo em seguida com solução padrão de tiocianato de potássio 0,1 mol. L^(-1) . As reações envolvidas nos processos são: 1º Etapa: Reação de precipitação: SacNa+AgNO_3→Ag〖Sac〗_((s))+〖Na〗^++〖NO〗_3^- 2º Etapa: Reações de titulação: 〖Ag〗^++〖SCN〗^-→〖AgSCN〗_((s)) 〖Fe〗^(3+)+〖SCN〗^-→FeSCN Na Tabela 1 estão os volumes gastos de KSCN nas analises das amostras bem como o volume médio obtido:

Resultado e discussão

Os resultados dos teores de sacarina nas amostras dos adoçantes líquidos A, B, C e D analisados estão apresentados na Tabela 2. Os valores obtidos variaram no intervalo de 21,708 a 85,626 mg/mL. Os resultado indicam que todas as amostras analisadas não estão em conformidade com o novo teor estabelecido pela ANVISA que cita o intervalo aceitável de 10 a 15 mg. 100mL^(-1) (0,1 a 0,15 mg/mL) para sacarina e seus sais derivados, em adoçantes. Os níveis de sacarina encontrados apresentaram valores 145 a 567 vezes mais altos que o limite estabelecido pela ANVISA (Resolução-RDC Nº 8 de 25/03/2008). Lima et all (2008) registraram níveis de sacarina em adoçantes adquiridos no comércio de Vitória/ES, Em lotes fabricados nos anos de 2006 e 2008, com valores 260 a 505 vezes acima do estabelecido pela Resolução da ANVISA. Na época os autores concluíram que a adequação à nova legislação pelos fabricantes deveria ser feita nos próximos dois anos. Considerando o limite anterior estabelecido pela ANVISA, de 22 a 30 mg. 100mL^(-1), observou-se que nenhuma amostra se enquadrou ao limite estabelecido, entendendo-se que os fabricantes não vêm observando o prescrito pela Legislação Brasileira antes mesmo da nova Legislação entrar em vigor. Os resultados apresentados neste trabalho apontam para o não cumprimento do limite estabelecido pela ANVISA por parte dos fabricantes de adoçantes, desde 2008 até o corrente ano. Neste contexto, os trabalhos de pesquisa e extensão visando o controle de qualidade de produtos alimentícios se fazem extremamente importantes, com destaque para o consumo de produtos dietéticos, ricos em sacarina, e demais produtos farmacêuticos e cosméticos.

TABELA 1

Volumes gastos de KSCN nas analises e volumes médios obtidos

TABELA 2

Resultados experimentais da determinação do teor de sacarina em adoçantes líquidos e sua qualidade segundo o limite estabelecido pela ANVISA.

Conclusões

Os resultados obtidos discordantes com a faixa estabelecida pela ANVISA (Resolução-RDC Nº 8 de 25/03/2008) para teor de sacarina em adoçantes e a preocupação crescente com possíveis reações adversas à saúde, que podem vir a ser causadas pela ingestão, em excesso, de sacarina, confirmam a necessidade de um maior rigor quanto ao controle de qualidade de produtos alimentícios.

Agradecimentos

Referências

ANVISA - Consulta pública Nº 88, 25 de setembro de 2007 em www.anvisa.gov.br, acessado em 01/06/2014

ANVISA - Resolução - RDC Nº 3, de 2 de janeiro de 2001 em http://e-legis.anvisa.gov.br/leisref/public/
showAct.php?id=3181, acessado em junho/2014.

BACCAN, N. A., ANDRADE, J. C., COUTINHO, O. S. & BARONE, J. S. Química analítica quantitativa. São Paulo - SP - Brazil, 5ed, 1985.
FATIBELLO-FILHO, O.; VIEIRA, I. C.; GOUVEIA, S. T.; CALAFATTI, S. A.; GUARITA-SANTOS, A. M.; Química Nova, São Paulo, v. 19, p. 248, 1996.

LIMA, Jhonatas de Souza ; DIAS, Mauro Cesar; MATENCIO, Túlio. Aplicação da espectroscopia no Infravermelho e difração de raio-x na Determinação de sacarina em adoçantes Líquidos artificiais pelo método volumétrico com Ag+. Ecl. Quím., São Paulo, 35 - 4: 25 - 32, 2010
ROBERTSON MI. Regulatory issues with excipients. Int J Pharm 1999; 187:273-6.
HENRIQUE SUPLICY. Adoçantes Artificiais - Parte 1. www.abeso.org.br/pagina¹339/adocantes-artificiais.html acessado em 02/06/2014.

ANVISA- Consulta pública Nº 57, 25 de março de 2008 em www.anvisa.gov.br, acessado em 02/06/2014•.


Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ