ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALITICA QUANTITATIVA-UFPA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Química Analítica

Autores

Silva, L.R. (UFPA) ; Oliveira, G.K.F. (UFPA) ; Filho, L.P.S. (UFPA) ; da Costa, K.A.D. (SEDUC-PA/UFPA) ; Pinheiro, M.H.T. (UFPA)

Resumo

Este estudo teve como foco investigar a habilidade no uso da linguagem escrita e pesquisa bibliográfica de alunos de graduação do curso de Licenciatura em Química- UFPA, utilizando como base de estudo a elaboração de projetos de pesquisa produzidos no contexto de uma disciplina experimental da área de química analítica. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário aos alunos no final do período letivo. Os dados analisados indicam que 86 % dos alunos ainda não tinham passado pela experiência de redigir um projeto de pesquisa. De modo geral, constatou-se que os alunos precisam estar capacitados para a preparação e desenvolvimento de recursos didáticos à sua prática docente, assim como para atuar como pesquisador no ensino de Química.

Palavras chaves

linguagem escrita; ensino de química; projeto de pesquisa

Introdução

Inumeráveis são as estratégias empregadas na tentativa de estimular os estudantes de química no uso da linguagem escrita, relatadas na literatura (OLIVEIRA, 2010; ROQUE, 2008, WARTA, 2008). Aliando a seleção de atividades e metodologias conforme as habilidades que pretende-se explorar na formação dos discentes, e observando-se as recomendações do Projeto Político Pedagógico(PPC-Química-UFPA) de cada curso de graduação, é que nos levou a realização esta atividade . Este estudo teve como objetivo o aperfeiçoamento na linguagem escrita através da produção de projetos de pesquisa em química, levando consequentemente ao conhecimento das principais fontes de informação em Química, possibilitando a contínua atualização profissional.

Material e métodos

O presente estudo fez parte de um projeto de monitoria aprovado no Edital 01/2013 da PROEG-UFPa, voltado para a disciplina “Laboratório de química analítica quantitativa (EN-03100)” que teve como objetivo central, o desenvolvimento de processos analíticos empregados no controle de qualidade do produto final processado. Esta atividade foi desenvolvida no 2º período letivo de 2013, com 2 turmas da referida disciplina do curso de Licenciatura em Química. Os projetos de pesquisa foram realizados individualmente e dividido em três etapas: a 1ª etapa consistiu na seleção da amostra que cada aluno iria trabalhar; na 2ª etapa deu-se início a pesquisa bibliográfica sobre a amostra selecionada e, na 3ª etapa os alunos foram orientados à desenvolverem seu trabalho de acordo com modelos de projetos de pesquisas do CNPq. Todas as etapas foram registradas e avaliadas por intermédio de questionários de avaliação sobre a atividade proposta pela disciplina, de forma anônima.

Resultado e discussão

Como resultado da análise foi possível destacar que 86 % dos alunos não tinham tido a oportunidade de redigir um projeto de pesquisa, e apontaram como a principal dificuldade apresentada na execução desta atividade foi a falta de habilidade com levantamento bibliográfico (22%), desconhecimento de fontes de pesquisa em química (20%) e a escolha da amostra a ser analisada (18%). Em relação à atividade proposta, 62% dos alunos responderam que o presente trabalho proporcionou o aprimoramento na escrita de trabalhos científicos e acadêmicos e 38% afirmaram que despertou o interesse pela pesquisa.

Conclusões

Após a entrega do projeto de pesquisa escrito, apresentação oral dos mesmos e análise dos questionários constatou-se que os alunos ficaram motivados, pela experiência prática vivenciada ao terem que desenvolver um projeto de pesquisa, ficando comprovado a falta de competências e habilidades com relação à busca de fontes de informação em química e o aperfeiçoamento na linguagem escrita. Acredita-se que este estudo deva ser aprimorado para o próximo período letivo.

Agradecimentos

A PROEG/UFPa pela concessão das bolsas de monitoria e aos alunos do curso de Licenciatura em Química/2011.

Referências

OLIVEIRA, J. R. S. de; BATISTA, A. A.; QUEIROZ, S. L. Escrita científica de alunos de graduação em química: análise de relatórios de laboratório. Química Nova. v.33, n.9, p. 1980-1986, 2010.

ROQUE, N. F.; SILVA, J. L. P. B. A linguagem química e o ensino da química orgânica. Química Nova. v.31, n.4, p. 921-923, 2008.

WARTA, E. J.; FILHO, N. J. G.; JESUS, R. M. Construindo o conhecimento através de projetos de trabalho: uma experiência no curso de química da universidade estadual de santa cruz. Química Nova. v.31, n.5, p. 1250-1254, 2008.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ