TITULAÇÃO CONDUTOMÉTRICA PARA DETERMINAÇÃO DE BENZOFENONA UTILIZANDO COMO TITULANTE NITRATO DE PRATA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Química Analítica

Autores

Monteiro, L. (UNIFESSPA) ; Silva, J. (UNIFESSPA) ; Gilson, P. (UNIFESSPA) ; Freitas Garcia, H. (UNIFESSPA)

Resumo

O presente trabalho trata-se da determinação e quantificação de benzofenona em formulações farmacéuticas por titulação condutométrica utilizando como titulante Nitrato de Prata (AgNO3). O titulante foi padronizado pelo método padrão usando a solução padrão primário cloreto de sódio (NaCl). O fator de correção (Fc) encontrado foi 1,05. Todo o procedimento de padronização assim como as análises quantitativas foram realizadas em triplicata. Vários testes para aperfeiçoar as condições de análise também foram realizados: concentração do titulante; dissolução da amostra com diferente percentagem de etanol, e tempo de estabilidade. Os valores de condutância obtidos foram corrigidos em função do volume de titulante adicionado de acordo com a equação: Lcorr. = Lexp. x ((Vi+ Va)/ Vi ).

Palavras chaves

: titulação condutométric; Benzofenona; Nitrato de prata

Introdução

Na titulação condutométrica o aumento ou o decréscimo da condutância são relacionados às variações de concentração das espécies iônicas que participam da reação envolvida. Uma série de medidas da condutância, antes e depois do ponto de equivalência, assinala o ponto final da titulação como uma descontinuidade na variação da condutância (OHLWEILER, 1980). SARTORI et al(2009) desenvolveu um método de titulação condutométrica simples, preciso, rápido e de baixo custo. O método foi baseado na reação química entre a molécula de Cloridrato de Metformina (MET) e íons Ag+. O método foi aplicado para determinação do MET em três formulações farmacêuticas e os resultados obtidos com o método proposto estão em concordância com os resultados obtidos utilizando um método oficial da Farmacopeia Britânica, em um nível de confiança de 95%. A benzofenona é um composto orgânico a mesma age como filtro óptico, pois ela é capaz de utilizar a energia da radiação UV para se excitar e na volta para o estado fundamental ela dissipa essa energia em forma de calor para o ambiente ao invés de emitir radiação. No entanto, isso é possível devido à benzofenona possuir seus estados de singleto e tripleto muito próximos entre si em energia, o que torna possível a dissipação de energia por cruzamento Intersistema seguido de decaimento sem radiação. Neste contexto, este trabalho de pesquisa teve a finalidade de desenvolver uma metodologia analítica simples, de baixo custo, boa seletividade e sensibilidade utilizando uma técnica clássica, a titulação condutométrica, para determinar e quantificar a bezofenona utilizando como titulante o AgNO3.

Material e métodos

Todos os reagentes utilizados foram de grau analítico e as soluções foram preparadas com água destilada/deionizada. As soluções titulante foram padronizadas segundo método de Mohr com padrão primário. Os reagentes utilizados no experimento foram: hidróxido de sódio,nitrato de prata, cromato de potássio.Vidrarias de uso comum do laboratório foram usadas nas titulações. Os equipamentos utilizados em todos os experimentos foram: balança analítica com precisão de ± 0,1 mg (JA, 3003N); micro bureta automática Methrom/Herisau, modelo E274; condutivímetro Micronal, modelo B330; célula condutométrica Digimed DMC-010; agitador magnético da Quimis; cronômetro (CRONOBIO SW2018) e espectrofotômetro UV-Vis de absorção atômica (SP-1105). Os teste realizados para otimizar os resultados foram: concentração do titulante; dissolução da amostra de benzofenona em água com diferente percentagem de etanol (5%, 10%,15% e 20%) v/v; tempos de estabilidade estudados no intervalo de 5 a 20 s Foram realizadas titulações em triplicata com a concentração igual 1,0 x10-2 mol.L-1 utilizando como titulante AgNO3, e 20 ml da solução de benzofenona 1,2x10-2 mol.L-1. Esse valor foi corrigido em função do volume de titulante adicionado de acordo com a Equação 1, sendo: Lcorrig. a condutância corrigida, LExper. a condutância experimental, Vi o volume inicial e Va o volume adicionado. Lcorrig. = L Exp. x ((Vi+ Va)/ Vi ) (1)

Resultado e discussão

Na tabela 1 são apresentados os parâmetros estudados e selecionados para a determinação e quantificação de BF em formulações farmacêuticas. Todos os parâmetros foram selecionados de acordo com a melhor inflexão da curva condutométrica. Tabela 1- Parâmetros selecionados nas titulaçoes (Tabela 1) Na Figura 1 é apresentada a curva condutométrica característica da titulação de BF com AgNO3 1,0 × 10-2 mol.L-1/ 5% de etanol. O ponto de inflexão da curva condutometria foi em 18 mL. Figura 1- Curva condutométrica característica da titulação de 20 mL de benzofenona 1,0 × 10-2 mol.L-1 com AgNO3 1,0 × 10-2mol.L-1/ 5% de etanol como titulante; testabilidade = 5s (Figura 1)

Tabela

Parâmetros selecionados para as titulações.

Gráfico

Curva condutométrica característica da titulação.

Conclusões

O método condutométrico proposto para a determinação de BF em formulações farmacêuticas mostrou-se simples, preciso, exato e de baixo custo. A metodologia proposta para determinar e quantificar a BF foi titulação condutométrica utilizando como titulante AgNO3. Os resultados obtidos pelo método proposto foram comparado aos resultados obtidos por espectrofotometria no UV-vis sem diferença significativas ao nível de confiança de 95%.

Agradecimentos

Os autores gentilmente agradecem aos órgão de formento: PIBIC-UFPA; PIBIC-PADRC FAPESPA.

Referências

COX, P.J.; DIMITRIOS, K.; KELLY, O. Conformations of substitute benzophenones. Acta Cryst. B64, 206–216, 2008.

OHLWEILER, O. A.; Fundamentos de análise instrumental, LTC: Rio de Janeiro, p. 20, 1981.SKOOG, D.A.; HOLLER,F.J. & NIEMAN, T.A. Principles of Intrumental Analysis. 5 ed. 1998, Philadelphia: HarcourtBrace &Company.

SARTORI, E. R.; SUAREZ, W. T.; FATIBELLO-FILHO, O. Determinação condutométrica de cloridrato de metformina em formulações farmacêuticas empregando nitrato de prata como titulante. Química Nova, v. 32, n. 7, São Paulo, 2009.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ