DETERMINAÇÃO DO TEOR DE CÁLCIO EM LEITE LONGA VIDA POR TITULAÇÃO COMPLEXOMÉTRICA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Química Analítica

Autores

Lima, R.N.N. (IFPI) ; Coelho, F.L. (IFPI) ; Sales, A.L.C. (IFPI)

Resumo

A análise de cálcio em leite longa vida é uma amostra de fácil aquisição. O presente trabalho tem como objetivo determinar a porcentagem em massa de cálcio em leite longa vida, onde foram separadas cinco amostras. Os procedimentos foram por meio de titulação complexométrica, onde três titulações foram realizadas para cada marca. Os resultados obtidos foram diferentes daqueles indicados pelos fabricantes. A relevância desse trabalho está em mostrar o valor real com o informado nas cinco amostras sendo todas as marcas estão dentro da margem de +/- 10% especificada pela associação brasileira do leite longa vida (ABLV).

Palavras chaves

Determinação; Leite longa vida; ABLV

Introdução

De um modo geral, as experiências propostas como ilustração dos procedimentos utilizados em determinações complexométricas envolvem amostras simples, mas nem sempre atrativas, ou mais complexas, que muitas vezes não são disponíveis com facilidade (BACCAN, N. 2001 p. 265). A determinação de Ca2+ em leite longa vida é um caso, entretanto interessante, por ser prático e de fácil obtenção. O leite longa vida conta com a confiabilidade do processo de ultrapasteurização (UHT) – caracterizado pelo aquecimento do leite a temperaturas entre 130-150ºC, no período de 2 a 4 segundos, seguido de resfriamento com temperatura inferior a 32ºC. O processo elimina os micro-organismos presentes no leite e garante a permanência de todas as propriedades nutricionais do alimento por um período de até seis meses, sem a necessidade de conservantes (ABLV 2014). A importância do cálcio é amplamente conhecida e todo esforço deve ser feito para que as pessoas tenham uma ingestão diária desse nutriente conforme as recomendações dos respeitados órgãos voltados para a saúde. Assim como em outras partes do mundo, no Brasil a indústria de leite longa vida coloca à disposição do consumidor leites enriquecidos de cálcio para assegurar a presença desse mineral em sua dieta (ABLV 2014). Neste presente trabalho o objetivo é determinar do teor de cálcio em leite longa vida e comparar a concentração encontrada pela análise da pesquisa, com a informação nutricional indicada pelo fabricante.

Material e métodos

O desenvolvimento deste trabalho teve início pela coleta de cinco marcas adquiridas em supermercados, às marcas mais utilizadas foram classificadas por ordem de massa em volume, como marca A, marca B, Marca C, marca D e marca E, preservando-se os anonimatos das marcas para que o processo em pesquisa não se apresente constrangimentos para consumidores e fabricantes. Separadas as marcas iniciaram-se à prática experimental no laboratório de química do Instituto Federal do Piauí, campus – Picos, o método a ser aplicado foi por meio da titulação complexométrica. É importante ressaltar que a análise substâncias será pela padronização e as titulações por triplicata, o que garante um melhor resultado, (SKOOG, D. A. 2006). Em seguida calculadas as médias e desvio padrão, após os cálculos, comparamos os resultados com a informação nutricional de cada fabricante.

Resultado e discussão

Após a execução dos procedimentos de análises, os resultados das amostras de leite longa vida foram bastante significativos. A tabela 1 apresenta os resultados do teor de cálcio na titulação; teor de cálcio informado; porcentagem do cálcio na titulação e porcentagem do cálcio informado, em seguida foram calculados as média e o desvio padrão de cada marca obtendo um resultado final. Todos os valores estão próximos aos valores dos fabricantes, sendo que o método de titulação complexométrica é satisfatório (BACCAN, N. 2001 p. 265). Na marca (A) foram encontrados 165mg/200mL e (C) 212mg/200mL de cálcio uma diferencia de 2% em relação ao informado. As marcas (B) e (D) foram encontrados 178mg/200mL e 206mg/200mL respectivamente, diferencia de 3% no teor do cálcio a maior diferencia dentre todas as marcas. A marca (E) obteve 225mg/200mL na titulação a menor diferencia com apenas 1% no teor de cálcio. Os valores encontrados na determinação do teor de cálcio em leite longa vida mostraram diferenças entre os valores experimentais e valores indicados na informação nutricional do produto. Nenhum valor encontrado no experimento está exato, porém estão dentro da margem de +/- 10% especificada pela ABLV. (ABLV 2014).

Tabela 1.

Resultado do teor de cálcio em leite longa vida

Conclusões

Em comparação com os dados obtidos pela informação nutricional do fabricante do leite longa vida é seguro afirmar que o método da determinação por titulação complexométrica é um procedimento aceitável. A diferença da concentração nas amostras analisadas encontrar-se em conformidade com a margem de +/- 10%, sendo esta pequena variação é devido a algum erro na preparação dos reagentes ou das amostras, que a mesma é uma margem normal em se tratando de procedimentos em análises químicas (VOGEL 2002). Todas as marcas analisadas estão dentro do esperado em se tratando em teores de cálcio.

Agradecimentos

Agradeço a Deus e a meus familiares pela continua força e motivação.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO LEITE LONGA VIDA- ABLV. Disponível em:
<http://www.ablv.org.br/fixedcontent.aspx?area=sob-proc#sthash.frvKep4p.dpuf >Acesso em: 22 Jun 2014.

BACCAN, J. C. N; ANDRADE, J. C; GODINHO, O. E. S; BARONE, J. S. et al. Química analítica quantitativa elementar. 3ª ed. São Paulo, Edgard Blucher, 2001. 308p.

SKOOG, D. A. et al. Fundamentos de química analítica 8 ª ed. Thomson, 2006. 1026p.

TRONCO, V.M. Manual para inspeção da qualidade do leite. Santa Maria: Editora UFSM, 3º ed., 2008. 203p.

VOGEL, A.I. et al. Análise Química Quantitativa. 6ª ed. Livros Técnicos e Científicos. Rio de Janeiro, 2002. 488p.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ