DETERMINAÇÃO DO TEOR DE VITAMINA C EM SUCO DE LARANJA COM IODATO DE POTÁSSIO

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Química Analítica

Autores

Karenina Bacelar Santana, P. (UESPI) ; e Silva Alves, P. (UESPI) ; Ferreira de Castro, N. (UESPI) ; Pereira de Sousa, L. (UESPI) ; dos Santos Lima, M. (UESPI) ; Ferreira da Cruz Filho, J. (UESPI) ; Simone Cardoso, F. (UESPI) ; de Almeida Morais, K. (UESPI) ; Gonzaga Sousa, H. (UESPI) ; Roberto de Oliveira Torres, J. (UESPI)

Resumo

O suco de laranja é definido como uma bebida não fermentada e não diluída, obtida da parte comestível da laranja (Citrus sinensis) através de processo tecnológico adequado, compreende-se neste estudo a importância da determinação das concentrações de ácido ascórbico. Assim os teores de Vitamina C são decorrentes de tais processos nos quais precisam ser avaliados de modo a garantir uma maior exatidão. Este trabalho tem como objetivo fazer a determinação do teor de vitamina C em suco de laranja com o Iodato de potássio pelo método de Idiometria

Palavras chaves

Vitamina C; Idiometria; titulação redox

Introdução

A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, ajuda a manter a pele, o tecido conjuntivo e estimula a absorção de ferro no intestino. Os indivíduos que não ingerem vitamina C suficiente desenvolvem o escorbuto que causa fadiga, sangramento e má cicatrização. É uma vitamina hidrossolúvel e termolábil sendo rapidamente oxidada quando exposta ao ar. (SUGAI, 2002). Entretanto, nos últimos anos, Pauling devotou seu imenso intelecto e energia ao estudo de várias doenças e suas curas. Tornou-se convicto de que a vitamina C, ou ácido ascórbico, era uma panaceia, o uso da vitamina C na manutenção preventiva a saúde. Do seu trabalho se compreende a importância de se determinarem as concentrações de ácido ascórbico em todos os níveis em frutas, vegetais e preparações comerciais de vitaminas. As titulações redox com iodo são largamente utilizadas para determinar o ácido ascórbico. (SKOOG, 2001). Contudo, o suco de laranja possui nutrientes suficientes para ser considerado um alimento saudável, além de possuir quantidades de gordura, colesterol e sódio dentro da ingestão diária recomendada, nos quais são, 80g, 300 mg, 2.400 mg respectivamente. (ANVISA, 2001) Portanto, os teores de Vitamina C são decorrentes de tais processos nos quais precisam ser avaliados de modo a garantir maior exatidão no planejamento de dietas, bem como na avaliação dietética de indivíduos. (SILVA, 2006). Este trabalho tem como objetivo determinar o teor de vitamina C no suco de laranja, pelo método de titulação com o Iodato de Potássio.

Material e métodos

Na determinação de vitamina C foi realizada a partir de 10 g de suco, ao qual foram adicionados 1,0 mL de solução de Iodeto de Potássio (1,7x10-2 mol/L) e amido (1%) adicionando também uma solução de Ácido Sulfúrico (20%). A titulação da quantidade de vitamina C (ácido ascórbico) nas amostras foi feita utilizando o amido como indicador, titulando a solução com de Iodato de Potássio, assim efetuando a titulação pelo método de Idiometria.

Resultado e discussão

A vitamina C corresponde ao grupo das vitaminas hidrossolúveis e devido a sua alta solubilidade em água não se armazena no corpo por um longo período de tempo, sendo eliminada através da urina. Por este motivo, é importante sua administração diária, uma vez que sua reserva se esgota mais rapidamente do que outras vitaminas. Contudo foram realizadas duas titulações, sendo estas com a solução padrão de KI, representadas abaixo na Tabela 1. Utilizando os dados expressos na Tabela 1 foi calculado o volume médio gasto de Iodato de Potássio e a media das massas, logo: Volume gasto = V1 + V2 /2 = 5,8 + 5,9 /2 = 5,85 mL, para média das massas = m1 + m2/2 = 10,0429 + 10,1890/ 2 = 10,1159 mg. Dessa maneira, calculou-se o teor de vitamina C no suco de laranja, através da formula: % de vitamina C (m/m) = (V x F/p) x 100. Onde: V = Volume de Iodato de Potássio gasto na titulação; F= 8,806 (ou 0,8806, se a solução de iodato utilizada for a diluída a 1: 10); P = Número de gramas da amostra. Então, % de vitamina C (m/m) = (V x F/p) x 100 = (5,85 x 0,8806/10,1159) x 100 = 50,92 %. Logo, de acordo com a literatura, o teor de vitamina C encontrado no suco de laranja (natural) analisado foi de 50,92 % encontrando-se dentro dos padrões para o consumo, estando assim na faixa de consumo apropriada de acordo com a ANVISA.

Tabela 1:

Mostra os valores das duplicatas da titulação e os valores da pesagem das amostras analisadas.

Conclusões

De acordo com os resultados obtidos e a comparação com a literatura, concluiu-se que o teor de Vitamina C no suco de laranja de 50,92 %, estando dentro dos valores padrões (28,0 a 60,8 %), proposto pela ANVISA, de acordo com o método de Iodimetria, dessa forma, os sucos de laranja industrializados prontos para consumo podem ser considerados como importantes fontes de vitamina C.

Agradecimentos

A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ- UESPI pelo apoio.

Referências

Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Resolução n° 40 (Rotulagem), de 21 de março de 2008

ARANHA, Flávia Queiroga, BARROS, Zianne Farias, MOURA, Luiza Sonia Asciutti. The role of vitamin C in organic changes in aged people. Rev. Nutr.,n.3, v.2, p. 89-97, 2000.

FIORUCCI, A. R., SOARES, M. H. F. B., CAVALHEIRO, E. T. G. A importância da Vitamina C na sociedade através dos tempos. Química Nova na Escola, n.17, p. 3-7, 2003.

SILVA PT, Lopes MLM, Mesquita VLV. Efeitos de diferentes processamentos sobre o teor de ácido ascórbico em suco de laranja. Ciênc Tecnol Aliment, 2006.

SKOOG, D.A; Et al, Fundamentos da Química Analítica. 6 th Ed., N. York: Ed. Saunders College, 2002. P527.

SUGAI AY. Shigeoka DS, Badalato GG, Tadini CC. Análise físico química e microbiológica do suco de laranja minimamente processado e armazenado em lata de alumínio. Ciênc Tecnol Aliment, 2002.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ