DOSAGEM DO ÁCIDO ACÉTICO EM VINAGRE

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Química Analítica

Autores

Ferreira de Castro, N. (UESPI) ; e Silva Alves, P. (UESPI) ; Karenina Bacelar Santana, P. (UESPI) ; Pereira de Sousa, L. (UESPI) ; Gonzaga Sousa, H. (UESPI) ; dos Santos Lima, M. (UESPI) ; de Almeida Morais, K. (UESPI) ; Sampaio Sales, S. (UESPI) ; Simone Cardoso, F. (UESPI) ; Roberto de Oliveira Torres, J. (UESPI)

Resumo

Nesse experimento utilizou-se a técnica de titulação com uma solução padronizada de NaOH (Hidróxido de sódio) base forte a 0,1 mol/ L, usando fenolftaleína como indicador, tendo como objetivo determinar o teor de Ácido Acético presente em uma amostra de vinagre comercial.

Palavras chaves

Ácido acético; Titulação ; Ácido-Base

Introdução

O vinagre é uma solução aquosa de ácido acético (CH3COOH), é muito utilizado como condimento em saladas. Já a soda cáustica, também conhecida como Hidróxido de sódio (NaOH) é uma base forte, usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos e detergentes. Apresenta uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras e sebos. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade. [1] O termo "análise de titulação" refere-se à análise química quantitativa levada por a determinação do volume de uma solução, de forma no qual precisa conhecer a concentração que é necessária para reagir quantitativamente com um volume medido de uma solução da substância a ser determinada. A solução no qual se conhece com precisão a força é chamada de solução padrão. [3] A análise ácido-base de uma solução de concentração desconhecida é geralmente feita por um procedimento conhecido como titulação. Na titulação de uma solução de um ácido de concentração desconhecida, um volume medido do ácido é adicionado a um frasco e um titulante, uma solução de concentração conhecida de base, é adicionada com uma bureta até o ponto de equivalência, que é o ponto onde números iguais de equivalentes de ácido e base foram adicionados. [2] Este trabalho tem como objetivo determinar a porcentagem (teor) de Ácido Acético no vinagre através da titulação de um ácido fraco e uma base forte.

Material e métodos

Foi realizado o preparo da amostra a ser analisada no qual foi diluído 20 mL da solução de vinagre em um balão de 100 mL com água destilada, em seguida foi feita a titulação, onde transferiu-se 25 mL da solução preparada para um erlenmeyer e adicionou-se 50 mL de água destilada e foram adicionadas 4 gotas do indicador fenolftaleína. Após encheu-se a bureta de 50 mL com a solução padronizada de NaOH 0,1 M, em seguida titulando até a sua coloração rósea permanente, por fim, foi repetida essa titulação com outra porção da solução preparada.

Resultado e discussão

O vinagre contém ácido acético como seu principal constituinte ácido. A determinação da concentração deste ácido é feita por titulação com solução de NaOH , o processo de titulação é descrito pela reação: C2H4O2 + NaOH → NaC2H3O2 + H2O. Contudo foram realizadas duas titulações com uma solução padrão de base forte NaOH, representadas abaixo na Tabela 1. Calculou-se o volume de NaOH consumido na titulação de acordo com os valores expressos na Tabela 1,a partir da formula onde:Volume gasto =(V1+V2)/2 = (39+39/2)= 39 mL , em seguida calculou-se do teor de acido acético% através da formula: teor do ácido acético% = [ V x C x 60 x 10-3 x 100 x 100 /( Pa x Va )], onde: V = volume da solução de NaOH; C= concentração da solução de NaOH; Va= volume da solução da amostra na titulação; Pa = massa da amostra de vinagre. Então, teor do ácido acético% = [ 39 x 0,1 x 60 x 10-3 x 100 x 100 /19,6540 x 25 = 4,7 %. Logo, o teor do ácido acético na amostra de vinagre foi de 4,7 % encontrando-se dentro das especificações expressos no rotulo do produto analisado indicando 4 %, estando assim na faixa de consumo apropriada de acordo a legislação Brasileira que estabelece 4 % como teor mínimo de ácido acético em vinagre comercial.

Tabela 1:

Mostra os valores das duplicatas da titulação.

Conclusões

De acordo com os resultados obtidos e a comparação com a literatura concluiu-se que o vinagre comercial submetido à titulação contém uma concentração de Ácido Acético dentro das especificações de qualidade, pois o teor obtido está entre 4 a 6%, corroborando com o padrão estabelecido pela legislação brasileira que estabelece 4 % como teor mínimo de ácido acético em vinagre comercial.

Agradecimentos

Agradeço primeiramente a DEUS, a Universidade Estadual do Piauí- UESPI e aos amigos.

Referências

[1] MARINHO, A.C. Determinação do teor acidez do vinagre, 2012.

[2] RUSSEL, John Blair. Química Geral; vol. 2, 2° Edição; Makron Books, São Paulo; Sp, 2001. P 153

[3] VOGEL, Arthur Israel, Vogel’s textbook of quantitative chemical analysis – 5th Ed, 1989. P 257

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ