Análise físico-química do tratamento de água de Campina Grande-PB

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Química Analítica

Autores

Santos, J. (UEPB) ; Bezerra, A. (UEPB) ; Barbara, M. (UEPB)

Resumo

A água é um recurso imprescindível a humanidade, onde ela pode ser de origem subterrânea; Para garantir a qualidade da água distribuída, são necessários rigorosos testes de controle de qualidade. Um estudo de água de Campina Grande na Paraíba, avaliou a qualidade bacteriológica e físico-química da água utilizada para consumo humano. As análises dos resultados de cloro residual livre mostraram que 95,65% das amostras apresentaram concentração de cloro residual abaixo de 0,2mg/l. Das análises realizadas para valores de turbidez e cor, 100% das amostras encontram-se dentro dos parâmetros exigidos por lei. Assim, torna-se uma água boa e de qualidade para o consumo humano. Com isso, existe a necessidade de um acompanhamento constante da qualidade desta água.

Palavras chaves

análise físico-química; água; pH

Introdução

A qualidade da água para consumo humano é essencial, de forma que seja distribuída ao usuário com as características de qualidade determinadas pela portaria vigente. A água subterrânea é de tal importância que se torna impossível o abastecimento de água doce de qualidade, fornecida para o consumo dos humanos, indústria e agricultura, se ela não for aproveitada. Esta água é a maior e mais segura de todas as fontes de água potável existentes na Terra, sendo em muitos locais, a maior parte da água potável é de origem subterrânea (STRUCKMEIER, 2007). Água é um elemento essencial à vida. Seus múltiplos usos são indispensáveis a um largo espectro de atividades humanas, destacando-se, entre outros, o abastecimento público e industrial, a irrigação agrícola, a produção de energia elétrica e as atividades de lazer e recreação, bem como a preservação da vida aquática, onde a escassez e uso indevido representam crescentes ameaças para o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente. O presente trabalho apresenta uma análise de dados físicos e químicos coletados entre os meses de Maio e Junho, objetivando o conhecimento e condições hidrográficas.

Material e métodos

Foram avaliadas 70 pontos específicos distribuídos pelo município de Campina Grande-PB, quanto aos aspectos físicos, químicos e bacteriológicos das águas armazenadas. A coleta da água nas cisternas foi realizada no período seco de 22/05 a 03/06 de 2014, sendo as amostras para análises físico-química e bacteriológicas coletadas separadamente. As análises foram realizadas conforme Instrução Normativa No. 62, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MARA, 2003).

Resultado e discussão

FOI VERIFICADO AO LONGO DAS ANALISES QUE A COR, TURBIDEZ, PH, OXIGENIO, ALCALINIDADE DE QUASE TODAS AS AMOSTRAS ESTÃO BOAS PARA O CONSUMO, OCORRENDO VARIAÇÃO DE ALGUMAS DEVIDO A PROBLEMAS COM A COLETA, POSSIBILIDADE DE CHUVA, ETC




Conclusões

Pode-se verificar a importância do acompanhamento da qualidade da água desde o manancial até os pontos de distribuição. O trabalho apontou que todos os valores encontrados estão dentro dos limites permitidos pela legislação, avaliando a eficiência deste tratamento de modo que a água distribuída a população esteja dentro dos parâmetros de padrão de qualidade estabelecida pela portaria nº 518/2004 do Ministério da Saúde.

Agradecimentos

AGRADECEMOS AOS PROFESSORES COLABORADORES E AOS AMIGOS ESTAGIARIOS DA CAGEPA

Referências

CETESB. Água qualidade, Padrões de portabilidade e Poluição. Secretaria de serviços e Obras Públicas, São Paulo, 1974.

MINISTERIO DA SAÚDE, portaria Nº 518/GM de 25 de março de 2004.

LIBÂNIO, Marcelo. Fundamentos de qualidade e tratamento da água. 2. ed. Campinas: Átomo, 2008. p. 11-70.

PARAÍBA. Companhia de Água e Esgoto da Paraíba. História. Disponível em: <http://www.cagepa.pb.gov.br/site/v2/index.php?option=com_content&view=article&id=14&Itemid=4>. Acesso em: 29 de Junho de. 2012.

MARA, 2003

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ