Determinação espectrofotométrica da constante de ionização condicional de vermelho de alisarina em vários meios micelares por análise de fatores evoluintes

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Química Analítica

Autores

Mayrink, M.I.C.B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA) ; Reis, E.L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA) ; Reis, C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA) ; Fonseca, R.A.D. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA) ; da Cunha, R.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA)

Resumo

A Análise de Fatores Evoluintes (EFA) é um algoritmo quimiométrico eficiente para a análise de sistemas em equilíbrio ácido-base por espectrofotometria. Utilizou- se este algorítmo para a determinação da constante de acidez condicional do indicador vermelho de alisarina em água e em diferentes soluções micelares a 25 oC em força iônica constante. O desvio padrão foi usado como avaliação em função do pH da solução. Os resultados mostram que a constante de acidez desse indicador é influenciada pela presença dos surfactantes neutro, catiônico e aniônico, tal como o 4-(1,1,3,3-tetrametilbutilfenil-polietileno glicol (Triton X-100), o dodecil sulfato de sódio (SDS) e o brometo de cetiltrimetil amônio (CTAB).

Palavras chaves

Vermelho de alisarina; Análise de Fatores; Constante de ionização

Introdução

A interação entre corantes e surfactantes é um tema bastante investigado (NIAZI et al., 2008). Os surfactantes são moléculas de cadeia longa que podem formar estruturas organizadas como micelas, devido à presença de ambos os grupos hidrofóbicos e hidrofílicos dentro da mesma molécula. Os sistemas micelares podem alterar o equilíbrio ácido-base, o que afeta os parâmetros espectrais tais como intensidade de absorção e mudanças nas bandas de absorção. As micelas podem afetar os valores condicionais de pKa, devido a uma combinação de efeitos eletrostáticos e microambientais nas micelas. As constantes de acidez de reagentes orgânicos desempenham um papel fundamental em muitos procedimentos analíticos, como titulação ácido-base, a extração de solvente, formação de complexos e transporte de íons, dentre outros. Vários métodos para a determinação de constantes de equilíbrio, tal como a titulação potenciométrica, determinação espectrofotométrica e condutimétrica são estabelecidos. Os métodos espectrofotométricos são muito sensíveis e são adequados para o estudo de equilíbrios químicos em solução. Como ocorrem sobreposições espectrais nessas medidas é necessário empregar métodos e gráficos computacionais. Desta forma o uso dessas ferramentas computacionais ganhou importância cada vez maior na avaliação da massa de dados que podem ser adquiridos e tratados simultaneamente, em medições de equilíbrio utilizando espectros completos para determinar a estabilidade e as constantes de acidez (MALINOWSKI, 1991). Neste estudo foi utilizada a Análise de Fatores Evoluintes para a determinação espectrofotométrica da constante de acidez condicional do indicador vermelho de alisarina em água pura e em soluções micelares de água-TX-100 (surfactante não iônico), água-SDS (surfactante aniônico) e água-CTAB (sufactante catiônico).

Material e métodos

As soluções aquosas de surfactantes 4-(1,1,3,3-tetrametilbutilfenil-polietileno glicol (Triton X-100), o dodecil sulfato de sódio (SDS) e o brometo de cetil trimetil amônio (CTAB) foram preparadas na concentração de 1% m/v. Para o controle do pH foram preparadas soluções-tampão baseadas em volumes variados de ácido cítrico 0,1 mol/L, entre 2 e 98 mL e de fosfato ácido de sódio 0,2 mol/L, entre 98 e 2 mL, totalizando 100 mL, obtendo-se 20 soluções com valores de pH entre 2,00 e 8,00. A solução de vermelho de alisarina foi preparada na concentração de 0,2 % m/v. Todas as soluções foram preparadas em solução de nitrato de potássio 0,5 mol/L, mantendo-se assim a força iônica constante em 0,5 mol/L. O procedimento consistiu em tomar 100 mL das soluções-tampão, adicionar 4 mL de solução de vermelho de alisarina e 10 mL de sufactante. Foram medidos os valores de pH, em pHmetro Orion 901, de cada uma das 20 soluções e em seguida foram feitas as varreduras espectrais, em espectrofotômetro U-2000, da Hitachi, entre 350 e 650 nm, com incremento de 1 nm, em celas de 1,0 cm. Foram feitas as montagens de 4 matrizes de 20 linhas (valores de pH) por 300 linhas (valores de absorbância) relativas às medidas em água pura e em soluções micelares de água-Triton X-100, água-SDS e água-CTAB e submetidas ao algoritmo que executa a Análise de Fatores Evoluintes, dentro do ambiente MatLab (MATLAB, 2000).

Resultado e discussão

Foram registrados os espectros de absorção de vermelho de alisarina em água pura e em misturas de água com os surfactantes não iônico Triton X-100, aniônico SDS e catiônico CTAB, a vários valores de pH. Os espectros de absorção de vermelho de alisarina mostram uma banda com um máximo de absorção a 425 nm. Esta banda de absorção é atribuída à forma acídica do indicador. Com o aumento do pH, a absorção em 425 nm da forma ácida diminui, enquanto a absorção em 515 nm aumenta. Pontos isoabsortivos podem ser observados na figura 1, ao redor de 450 nm. O mesmo comportamento foi observado com o indicador na presença dos surfactantes Triton X-100, SDS e CTAB, com pequenas alterações espectrais. O pKa do vermelho de alisarina nesses diferentes meios micelares foram obtidos pela técnica de Análise de Fatores Evoluintes, relacionando-se o desvio padrão das amostras versus os valores de pH, encontrando-se pKa em água pura 5,10, em água-Triton X-100 5,00, em água-SDS 5,00 e em água-CTAB 4,78. A partir dos valores das constantes de acidez obtidos por esta técnica pode ser elaborado um diagrama de distribuição para as espécies químicas do equilíbrio ácido-base. Sugere-se que as mudanças espectrais do vermelho de alisarina na presença de Triton X-100, SDS e CTAB surgem principalmente devido à superfície das micelas carregadas eletricamente, que causam interações hidrofóbicas e eletrostáticas do indicador com os agregados micelares.

Figura 1

Espectros de alisarina red S em função do pH em vários meios micelares.

Conclusões

A constante de acidez de vermelho de alisarina, foi determinada, em água pura e em água-Triton X-100, água-SDS e água-CTAB a 25 oC, em força iônica de 0,5 mol/L, por potenciometria e espectrofotometria. Os resultados mostram que o valor de pKa desse indicador é modificado em função da presença dos agentes surfactantes. A técnica denominada Análise de Fatores Evoluintes é eficiente nessas determinações de sistemas em equilíbrio por utilizar todos os dados instrumentais. A interação do indicador com surfactantes induz mudanças no pKa, devido principalmente a contribuições eletrostáticas

Agradecimentos

Os autores agradecem à FAPEMIG pelo apoio financeiro concedido e a UFV pelas facilidades e cessão das instalações.

Referências

NIAZI, A.; ZOLGHARNEIN, J.; DAVOODABADI, M. R.. Spectrochimica Acta - Part A, 70, 343–349, 2008.
MALINOWSKI, E. R. Factor Analysis in Chemistry, 2a. ed., John Wiley, New York, 1991.
MATHWORKS, Matlab, MathWorks, Natick, MA, 1993.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ