ANÁLISE DO TEOR DE CLORO ATIVO EM ÁGUAS SANITÁRIAS COMERCIALIZADAS NA CIDADE DE BELÉM/PA.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Química Analítica

Autores

Dias, A. (UFPA) ; Vera, G. (UFPA) ; Nogueira, S. (UFPA) ; Pinheiro, M. (UFPA) ; Alves, W. (UFPA)

Resumo

A água sanitária é um saneante de alta eficiência e por ter um baixo custo é utilizado por todas as classes sociais. Por este motivo, o objetivo deste trabalho foi avaliar a quantidade de cloro ativo presente em águas sanitárias comercializadas na cidade de Belém- PA. Para isto, selecionaram-se aleatoriamente sete marcas distintasde águas sanitárias e utilizou-se o método iodométrico para determinação do teor do cloro total. Duas amostras apresentaram-se com teores diferentes das especificações da ANVISA.

Palavras chaves

ÁGUA SANITÁRIA; HIPOCLORITO DE SÓDIO; QUÍMICA ANALÍTICA

Introdução

No Brasil, a água sanitária é um produto muito utilizado, independente da classe social, porém só pode ser legalmente comercializada com o devido registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que realiza periodicamente fiscalizações com o objetivo de verificar se as empresas estão obedecendo às regras de fabricação, definida pela portaria nº 89/94 (ANVISA, 2009). A ANVISA orienta para o intervalo e 2,00% a 2,50% de teor de cloro ativo na água sanitária. Uma quantidade acima do permitido significa mais quantidade de cloro que pode ser liberado em forma de gás, podendo ser absorvido pelo corpo humano através da respiração (BRASIL, 2010).Assim como afirma o INMETRO (2009), que “se houver uma quantidade menor de hipoclorito de sódio, pois seu produto não terá a eficácia esperada. No caso de uma quantidade acima do especificado, o cloro pode ser liberado em forma de gás cloro (Cl2), que é altamente irritante e que pode ser absorvido pelo corpo humano” e aquele ainda afirma que “devido ao baixo custo, o consumo do produto clandestino vem aumentando com passar do tempo, podendo o consumidor estar sendo lesado”. Por este motivo, o objetivo deste trabalho foi avaliara quantidade de cloro ativopresente em águas sanitárias comercializadas na cidade de Belém- PA.

Material e métodos

Selecionou-se aleatoriamente 7 marcasde águas sanitárias comercializadas na cidade de Belém/Pa . Antes da aquisição, foi verificado data de fabricação, estética do produto (embalagens lacradas e limpas) e informações contidas nos rótulos. Posteriormente, as amostras foram levadas para o laboratório de química ensino na universidade federal do Pará, para as devidas análises.As amostras foram identificadas como A, B, C, D, E, F e G. Utilizou-se o método iodométrico para determinação do teor do cloro total e titulação com tiossulfato de sódio, na presença de amido solúvel como indicador, de uma solução clorada. As analises foram realizadas em triplicata. Transfira uma alíquota de 10 mL de água sanitária para um balão volumétrico de 100 mL e complete o volume com água destilada. Homogeneíze a solução.Pipetar 5 mL da solução amostra com pipeta volumétrica para um erlenmeyer de 125 mL. Juntar 4 mL de ácido acético glacial, 1 g de KI e 15 mL de água destilada. Feche o frasco e deixe em repouso por 10 minutos no escuro. Titular com solução de Na2S2O3 0,1 mol/L padronizada até o aparecimento da primeira coloração amarelo pálido, então adicione 2 mL de solução de amido 1 % e prossiga a titulação até que o titulado torne-se incolor. Anote o volume da solução de Na2S2O3 consumido. Esse volume será usado no cálculo do teor de hipoclorito.

Resultado e discussão

Os resultados das analises estão disponibilizados no gráfico1. Observa-se que duas amostras apresentaram-se com concentração de hipoclorito de sódio diferentes das especificações (de 2,0% à 2,5%m/m). Uma das amostras apresentou teor inferior a 2,0%,cerca de 0,28%. A outra amostra apresentou teor superior ao preconizado 2,5%,cerca de 2,6%. Para explicar tal evento, recorre-se a Borin (2006), afirmando que alguns fabricantes produzem a solução de água sanitária com teor de cloro acima do especificado para assegurar a potencialidade do produto por mais tempo ou a concentração acima do valor permitido pode estar relacionada à fabricação incorreta do mesmo ou à aquisição de matéria prima com teor superior ao declarado.

GRÁFICO 1

RESULTADO DAS ANÁLISES DISPONIBILIZADAS NO GRÁFICO.

Conclusões

O Controle de qualidade é uma ferramenta indispensável para a garantia das boas práticas de fabricação e produção de água sanitária. Os ensaios de teor realizados nas amostras de água sanitária disponíveis no município de Belém- Pa, mostraram que, parte das amostras apresentaram conformidade. Duas das sete estavam fora dos padrões, marca A e C,apresentando teores menor e maior, respectivamente, ao preconizado pela (ANVISA). Em ambos os casos, o consumidor final será o maior prejudicado, pois o produto não terá a concentração indicada. Ressalta a importância da maior fiscalização por parte da Anvisa frente as empresas fabricantes de água sanitária.

Agradecimentos

A professora Marta Pinheiro pela orientação e a UFPa.

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA – ANVISA. Saneantes. 2009. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/saneantes/conceito.htm>. Acesso em: 15 de maio de 2014.

BRASIL. Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO). Água Sanitária – Produto e Segurança da Embalagem. 2010. Disponível em: <http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/agua_sanitaria2.asp> Acesso em: 15 de maio de 2014.

BORIN, et al. Analise da concentração e do ph de diferentes soluções de hipoclorito de sódio encontradas no mercado. Stomatos, Canoas, v. 12, n. 23, p. 29-34, jul/dez. 2006

INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia. Água Sanitária, Desinfetante e Detergente. 2009. Disponível em: <http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/ agua_sanitaria.asp>. Acesso em: 15 de maio de 2014.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ