ANÁLISES DAS ÁGUAS DE BEBEDOUROS DE ESCOLAS DE NÍVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO DO BAIRRO DO GUAMÁ/BELÉM-PA.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Química Analítica

Autores

Dias, A. (UFPA) ; Vera, G. (UFPA) ; Nogueira, S. (UFPA) ; Pinheiro, M. (UFPA) ; Alves, W. (UFPA)

Resumo

A água é um dos elementos indispensáveis à vida, sendo uma das principais substâncias ingeridas pelo ser humano. Vendo a relevância deste assunto, este trabalho tem como objetivo analisar a qualidade da água de quatro escolas do bairro do Guamá na cidade de Belém/Pa, para checar se estavam de acordo com a portaria nº 2.914/2011do Ministério da Saúde.Para tanto, foram realizadas análisesfísico-químicas qualitativas de pH, turbidez, acidez, cloretos, cor e dureza. Os resultados das análises não são satisfatórios, pois as amostras analisadas apresentam parâmetros fora dos padrões estipulados pela Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde.

Palavras chaves

potabilidade; água; bebedouros de escola

Introdução

A água é um recurso natural de valor inestimável. Além de indispensável à produção, é um recurso natural estratégico para o desenvolvimento econômico. Vital para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos que mantêm em equilíbrio os ecossistemas. É também uma referência cultural e um bem social indispensável à adequada qualidade de vida da população [1]. Questões sociais básicas como educação e saúde estão fortemente relacionadas. Segundo Almeida[2]“... o ambiente escolar representa a segunda casa da criança, ocupando cerca de um terço do seu dia, faz-se necessário um acompanhamento e monitoramento da qualidade da água nas escolas, visto que uma baixa disponibilidade de água tratada está ligada a altas taxas de mortalidade infantil”.O presente trabalho foi realizado no decorrer das práticas do laboratório química analítica quantitativa, realizando análises físico-químicas das amostras de água coletadas em escolas públicas do bairro do Guamá na cidade de Belém-Pa.

Material e métodos

As amostras foram coletadas e armazenadas em garras pet (polietileno de tereftalato) previamente limpa. As coletas foram realizadas em março de 2014 em quatro escolas públicas localizadas no bairro do Guamá em Belém-PA. Cada escola possui apenas um bebedouro para uso da comunidade escolar, possibilitando a coleta de apenas uma amostra de cada instituição. As mesmas foram identificadas como: Amostra A, Amostra B, Amostra C, Amostra D. As determinações de acidez, cloretos e dureza foram realizados utilizando-se métodostitulométricos e em triplicata, para determinar a turbidez, foi utilizado o turbidímetroTurbimeterHach 2100P, para a análise de cor foi utilizado o colorímetroPortableDataloggingSpectrophotometerHach DR/2010, para determinação da condutividade elétrica e pH(potencial hidrogenionico) utilizou-se o pHgametroShott de modelo Titroline alpha.

Resultado e discussão

Os resultados obtidos foram resumidos na tabela 1 e comparados com a Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde. A cor aparente apresentou conformidade com a lei, com exceção das amostras B e C. Os valores de pH estão fora do padrão limite, pois o recomendado está na faixa de 6,0–9,5. Os demais parâmetros analisados estão de acordo com a Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde.

TABELA 1

RESUMO DOS RESULTADOS OBTIDOS

Conclusões

Através dos resultados conclui-se que as amostras analisadas estão fora dos padrões de pH conforme a lei citada. E na analise de cor aparente as amostras B e C estão fora do recomendado. Entretanto, para que haja uma certificação adequada e aceitável, é necessário que se realize análises microbiológicas, a fim de se detectar agentes biológicos responsáveis por doenças humanas. Portanto, diagnosticar é o primeiro passo na resolução deste problema, pois a realização deste trabalho não é somente voltada pra análises químicas, mas para que haja uma melhor qualidade de vida dentro de um ambiente social que é a escola. Por esses motivos, o monitoramento da qualidade da água nas escolas deve ser aplicado de forma rigorosa e constante.

Agradecimentos

Referências

[1] ABES. Associação brasileira de Engenharia sanitária e ambiental. Disponível em:<http://www.abes-sc.org.br/novosite/?center=diaagua>Acesso em: 28 de abril de 2014.

[2]ALMEIDA, V.F.S.; OLIVEIRA, S.R.; JÁCOME, P.R.L.A.; JÁCOME-JÚNIOR, A.T. [b]Avaliação de indicadores higiênico-sanitários e das características físico-químicas em águas utilizadas em escolas públicas de nível fundamental.[/b] Rev. Inst. Adolfo Lutz (Impr.) v.68, n.3 São Paulo, 2009.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ