DETERMINAÇÃO QUANTITATIVA DE MACRONUTRIENTES (NPK) EM HORTALIÇAS FOLHOSAS CONSUMIDAS NA CIDADE DE SÃO LUÍS – MA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Química Analítica

Autores

Viana, J.S. (UEMA) ; Gomes, A.M.N. (UEMA) ; Lourenço, M.S.N. (UEMA) ; Filho, E.C. (UEMA) ; Vieira, D.S. (UEMA) ; Santos, M.S. (UEMA)

Resumo

O consumo de hortaliças cresce gradativamente e mudanças nos hábitos dos consumidores são nitidamente observadas, principalmente pelo consumo de produtos que trazem benefícios a saúde como é o caso das hortaliças folhosas. O presente trabalho teve como objetivo identificar as seis hortaliças folhosas mais consumidas em São Luís e sua qualidade química em relação aos teores de macronutrientes (NPK). Os resultados obtidos indicaram que as hortaliças de maior preferência dos Ludovicenses são alface, cebolinha, coentro, repolho, vinagreira e João Gomes. Quanto à qualidade química foram observadas deficiências foliares de fósforo (P) registradas nas seis culturas estudadas e de potássio (K) nas amostras de alface adquiridas em três feiras livres da cidade.

Palavras chaves

hortaliças folhosas; macronutrientes; qualidade química

Introdução

Atualmente o Brasil conta com a exploração de uma área em torno de 700 mil hectares, utilizada no cultivo de hortaliças. “É o terceiro segmento do agronegócio brasileiro em termos de volume de produção, perdendo apenas para a soja e o milho”, (Rodrigues, 2001). Segundo recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) o consumo de hortaliças folhosas pelos brasileiros, aumentou, mas não de forma significativa. Atualmente o consumo chega a 140g por pessoa/dia e de acordo com recomendações da OMS o consumo teria que estar em torno de 400g/dia. (OMS, 2003). A qualidade química é um dos parâmetros utilizados no controle dos alimentos visando principalmente à saúde humana. O nitrogênio e o potássio são os nutrientes mais exigidos pelas culturas, necessitando de doses elevadas nas adubações. O fósforo é essencial para o crescimento das plantas e nenhum outro nutriente pode substituí-lo. A planta precisa de fósforo para completar seu ciclo normal de produção.O presente trabalho teve como objetivo identificar as seis hortaliças folhosas mais consumidas em São Luís e sua qualidade química em relação aos teores de macronutrientes (NPK).

Material e métodos

Para a identificação das seis hortaliças de maior preferência e consumo foram aplicados 100 questionários em cinco feiras livres de São Luís – MA, escolhidas de forma aleatória, sendo elas: Praia Grande, Pingão, Angelim, João Paulo e Cohab. Após a identificação, foram realizadas análises químicas em relação aos teores de macronutrientes (NPK) em trinta amostras representativas dessas hortaliças. Todas as análises foram realizadas em duplicata. A etapa de determinação dos macronutrientes consistiu na coleta do material diretamente nas feiras; limpeza com solução de detergente a 1%, descontaminação com solução de ácido clorídrico 3%; secagem do material em estufa a 70º, moagem em moinhos do tipo Willey, acondicionamento em sacos PVC transparentes de 100g, com pequenas perfurações, armazenados em refrigerador até o momento das análises. Para a determinação do teor de nitrogênio realizou-se a digestão com peróxido de hidrogênio e em seguida o teor foi determinado por titulometria com solução de ácido sulfúrico 0,05N previamente padronizada. Para a determinação dos teores de fósforo e de potássio foi realizada a digestão nitro perclórica, e em seguida, o fósforo foi analisado por espectrofotometria UV-VIS, utilizando um espectofotômetro Modelo SP-22, Marca Biospectro, enquanto o potássio foi determinado por fotometria de chama, utilizando um aparelho Modelo DM-61, Marca Digimed (EMBRAPA, 1999).

Resultado e discussão

Através da aplicação dos questionários as cinco feiras livres de São Luis – MA, foi possível constatar que as seis hortaliças mais consumidas são: alface (16%), cebolinha (16%), coentro (15%), repolho (15%), vinagreira (14%) e João Gomes (8%). Pode-se verificar que os consumidores estão diversificando sua alimentação, ao compararmos os resultados atuais com os do ano de 2006, em que a alface liderava o cenário da preferência de hortaliças (NOGUEIRA e SANTOS, 2006). Para os resultados de teores de nitrogênio foi possível verificar que as amostras das seis hortaliças folhosas comercializadas em todas as feiras livres estão dentro da faixa ideal que varia de 30 – 50 g/kg-1, segundo o manual da EMBRAPA (1999). Os resultados para o teor de fósforo foram satisfatórios, mostrando-se superiores aos encontrados por Borges (2011), que registrou teores variando entre 6,55 e 6,68 g/kg de P. Em alguns casos observou-se deficiência de fósforo, na amostra de vinagreira (3,23 g/kg de P) da feira livre do Pingão, cebolinha -3,94 g/kg de P (Praia Grande) e repolho (Praia Grande - 3,63 g/kg de P, Pingão - 3,07 g/kg de P e Angelim -3,79 g/kg de P). Para as amostras de alface adquiridas nas feiras livres da Praia Grande (47,37 g/kg de K), João Paulo (43,50 g/kg de K) e Angelim (48,00 g/kg de K), foram encontrados valores de potássio abaixo do estabelecido pela Embrapa variando entre 50 a 80 g de K/Kg. Isso se deve principalmente as práticas ineficientes em adubações.

Conclusões

Levando em consideração os aspectos físico-químico e nutricional das hortaliças pesquisadas, foram obtidos dados inéditos, por não existir relatos de trabalhos científicos envolvendo as culturas do coentro, João Gomes, vinagreira e repolho. Deficiências foliares de fósforo (P) registradas nas seis culturas estudadas indicam que há problemas com a dosagem ou manejo de adubação dessas culturas por parte dos produtores. Quanto aos teores de nitrogênio (N) e potássio (K) estes foram considerados satisfatórios com exceção do teor de potássio (K) em amostras de alface, considerado baixo.

Agradecimentos

A Profa. Maria do Socorro Nahuz Lourenço e ao Prof. Enedias Chagas Filho, por suas colaborações na realização das análises e orientações.

Referências

EMBRAPA SOLOS, EMBRAPA INFORMÁTICA AGROPECUÁRIA. Manual de Análises Químicas de Solos, Plantas e Fertilizantes. Rio de Janeiro: [s.n.], 1999.

NOGUEIRA, C.M.; SANTOS, L.A. Qualidade da alface comercializada no Município de Botucatu-SP. Revista Iberoamericana de Tecnologia Postcosecha, México, v. 11. n. 1,p. 67-74, 2006.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Dieta, nutrição e prevenção de doenças crônicas. Relatório da OMS um conjunto / FAO consulta a um especialista. [Internet]. Genebra: OMS, 2003. Disponível em: http://www.who.int/hpr/NPH/docs/who_ fao_expert_report.pdf

RODRIGUES, Kleber Santos. Produção de Hortaliças em sistema convencional. São Paulo: USP, 2001.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ