DETERMINAÇÃO DO TEOR DE SALINIDADE EM ÁGUA DO MAR NAS PRAIAS DE SÃO LUIS – MA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Química Analítica

Autores

Silva, K.S. (UEMA) ; Costa, E.T.F. (UEMA) ; Ferreira, A.M.P. (UEMA) ; Silva, H.S. (UEMA) ; Santos, L.L.S.B. (UEMA) ; Lourenço, M.S.N. (UEMA)

Resumo

As análises realizadas objetivaram avaliar o teor de salinidade presente na água das praias de São Luís - MA, verificando sua conformidade com a resolução que dispõe sobre as condições de balneabilidade. Foram selecionados três pontos de coleta em praias com grande fluxo de banhistas e feita à coleta. As amostras foram armazenadas em garrafas pet, devidamente higienizadas e levadas ao Laboratório de Química e Biologia da UEMA para análise do teor de salinidade. Os resultados indicaram que todas as amostras analisadas estão dentro dos padrões estabelecidos pela Legislação em vigor.

Palavras chaves

salinidade; balneabilidade; vigilância

Introdução

A salinidade é uma medida da quantidade de sais existentes em massas de água naturais, seja em um oceano, um lago, um estuário ou um aquífero. O parâmetro tem grande importância na caracterização das massas de água, já que a salinidade determina diversas propriedades físico-químicas, entre as quais a densidade, o tipo de fauna e flora e os potenciais de usos humanos da água. A salinidade da água do mar está em torno de três e meio por cento, ou seja, para cada cem gramas de água do mar existem até três gramas e meio de sais (BRASIL, 2000). Os principais componentes salinos desta mistura são o sódio e o cloro, sob a forma de cloreto de sódio (NaCl). No entanto, praticamente todos os principais elementos químicos existentes são encontrados na água do mar.

Material e métodos

As amostras foram coletadas no mês de julho, período chuvoso na cidade de São Luís, em até, no máximo, 24h antes das análises, obedecendo aos padrões de coleta exigidos pela Legislação vigente, em frasco de politereftalato de etila (PET), devidamente lavados e higienizados (CETESB, 2011). Durante esse procedimento evitou-se acúmulo de detritos e partículas, no interior das amostras, o que comprometeria as características naturais das mesmas. As análises foram realizadas no laboratório de química e biologia da UEMA e para avaliar o teor de salinidade presente na água das praias utilizou-se o método de Mohr (BACCAN, 1988). O procedimento experimental seguiu a marcha analítica volumétrica, utilizando solução 0,1 N de nitrato de prata previamente padronizada. Inicialmente foi verificado o valor do pH das amostras de água do mar e, após a medida de 10 mL, iniciou-se a titulação fazendo-se uso do cromato de potássio como indicador. Todas as análises foram realizadas em duplicata visando à precisão analítica.

Resultado e discussão

Após a realização dos cálculos estequiométricos foi possível estabelecer os teores de salinidade das praias analisada, onde todos os pontos estão dentro dos padrões estabelecidos pela legislação, bem como a o índice de variabilidade de um ponto para outro é pouco determinando dessa forma o teor de cloreto de sódio presente nessas praias.




Conclusões

O trabalho desenvolvido permitiu analisar a qualidade das águas das praias de São Luís, por meio do teor de salinidade. Embora os resultados encontrados estejam em concordância com o teor de 3,5% citado pela Legislação Brasileira, é de suma importância o monitoramento constante dessas águas pelos órgãos competentes a fim de garantir à população saúde e bem estar coletivos.

Agradecimentos

Ao Laboratório de Química e Biologia da Universidade Estadual do Maranhão

Referências

BACCAN, N.; Química Analítica Quantitativa Elementar. 3. ed. São Paulo: Edgar Blucher, 1988. p. 51-60.

BRASIL, 2000. Resolução 274 de novembro de 2000. Dispões sobre as condições de balneabilidade. Brasília, DOU.2000.

CETESB, Guia nacional de coleta e preservação de amostras: água, sedimento, comunidades aquáticas e efluentes líquidos / Companhia Ambiental do Estado de São Paulo; Organizadores: Carlos Jesus Brandão ... [et al.]. -- São Paulo: CETESB; Brasília: ANA, 2011.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ