DETERMINAÇÃO TITRIMÉTRICA DO TEOR DE ÁCIDO ACETILSALICÍLICO EM FÁRMACOS COMERCIALIZADOS EM SÃO LUÍS – MA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Química Analítica

Autores

Aroucha, C.A.M. (UEMA) ; Coimbra, V.C.S. (BIONORTE/UFMA) ; Neto, S.V.C. (UEMA) ; Silva, I.P. (UEMA)

Resumo

O ácido acetilsalicílico também é conhecido como AAS ou aspirina, foi à primeira droga sintética a ser comercializada (1898). Devido ao seu uso acentuado no mundo inteiro, é sempre alvo de estudos e pesquisas. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo determinar o teor de ácido acetilsalicílico e verificar o princípio ativo (AAS) contido nos fármacos, conforme o estabelecido pela ANVISA, utilizando-se para tal, o método analítico titrimétrico do Instituto Adolf Lutz. Dos nove fármacos analisados, apenas sete apresentam o princípio ativo (AAS) de acordo com o permitido pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, portanto sem transtorno para a saúde humana. Porém o Melhoral 500mg e Aspirina 500mg apresentaram principio ativo de AAS abaixo da faixa aceitável pela ANVISA, portanto podendo não cumprir sua função terapêutica.

Palavras chaves

Ácido acetilsalicílico; Quantidade; Titrimétrico

Introdução

O ácido acetilsalicílico vem sendo usado como analgésico e antipirético por centenas de milhares de pessoas desde a sua descoberta há mais de cem anos. A despeito da sua idade, o ácido acetilsalicílico ainda é o padrão para comparação e avaliação de novas substâncias e uma das drogas mais amplamente estudadas (ANVISA, 2011). O limite de aceitação estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária relata que os produtos farmacêuticos devem conter de 90% a 110% do princípio ativo declarado no rótulo de suas apresentações. No cálculo da dosagem de medicamentos, vários aspectos devem ser levados em consideração. Primeiramente, o conhecimento técnico sobre o fármaco e seu mecanismo de ação é fundamental para determinar a dose indicada a um determinado paciente. Uma vez que o padrão não esteja adequado e seja constatado que há uma quantidade de ácido acima da permitida, podem ocorrer problemas estomacais, enquanto que a baixa concentração do mesmo, pode não atingir a faixa terapêutica, ou seja, não controlar a patologia para qual ele foi prescrito (MELO et al., 2006). Na analise titrimétrica ou volumétrica, se trata a solução da substância que se deseja determinar com uma solução padrão. Esta é adicionada progressivamente à solução contendo o constituinte até completar-se a neutralização da substância. (PINHEIRO, 1993).

Material e métodos

Coletou-se no período de maio a junho de 2014, cinco amostras representativa de cada fármaco, perfazendo um total de 45 amostras, às quais foram armazenadas a temperatura ambiente e encaminhadas ao Laboratório de Química da Universidade Estadual do Maranhão para devidas análises. Preparou-se as soluções necessárias para a realização das análises de acordo com a metodologia aplicada pelo Instituto Adolfo Lutz. Colocou-se na bureta de 50mL a solução de Hidróxido de Sódio 0,1N devidamente padronizada (f=0,98). Utilizou-se para a análise inicial as amostras do fármaco Ecasil-81mg. Pesou-se num erlenmeyer de 250mL um comprimido do referido fármaco, anotou-se a massa. Adicionou-se 20mL de água destilada agitou-se e acrescentou-se para total dissolução 20ml de álcool etílico em constante agitação. Adicionou-se três gotas da solução de fenolftaleína 1%. Titulou-se com a solução de hidróxido de sódio 0,1N, até a neutralização do ácido acetilsalicílico, caracterizado pelo aparecimento da cor rósea permanente. Anotou-se o volume gasto e repetiu-se o procedimento por mais duas vezes. Calculou-se o volume médio gasto. Fez-se o mesmo procedimento para todos os fármacos analisados.

Resultado e discussão

Para dissolução dos comprimidos usou-se a solução hidroalcoólica, pois o AAS é insolúvel em água. Determinou-se o teor de AAS por meio de titulação titrimétrica com a solução de NaOH 0,1N padronizada. A reação de neutralização do AAS ocorre segundo a equação: C8O2H7COOH + NaOH→C8O2H7COONa + H2O Acetilsalicilato de Sódio O número de mols do NaOH titulado (nNaOH= 0,1mol/L x VNaOH) é igual ao número de mols do ASS (nAAS) para cada amostra pesquisada, a proporção de NaOH é 1:1 (um para um). Logo com nAAS= nNaOH e conhecendo a massa molecular do composto AAS (180,02g/mol), calculou-se a massa de AAS (mAAS) nos fármacos avaliados, cujos resultados obtidos estão descritos na tabela1. mAAS= nAASX180,02g/mol

Fármacos analisados e quantidade de AAS em mg detectados nas análises

Fármacos analisados e quantidade de AAS em mg detectados nas análises realizadas.

Conclusões

Diante dos resultados encontrados neste estudo conclui-se que dos 9 (nove) fármacos analisados, apenas sete apresentam o princípio ativo (AAS) de acordo com o permitido pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. O Melhoral 500mg e a Aspirina 500mg apresentaram principio ativo de AAS abaixo da faixa aceitável pela ANVISA, não atingindo a faixa terapêutica, portanto podendo não controlar a patologia para qual foi prescrita. Os fármacos de uso infantil contendo em sua composição até 100mg apresentaram menor variação nos resultados obtidos e maior aproximação do valor de ácido acetilsalicílico informado, logo se tornam o mais recomendados por sua exatidão.

Agradecimentos

Ao Laboratório de Química e Biologia da Universidade Estadual do Maranhão.

Referências

ANVISA. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária / Ministério da Saúde. Setor Regulado. Registros de medicamentos: Aspirina. 2011. Disponível em: http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/BM/BM%5B25345-1-0%5D.PDF> Acesso em: 30/06/2014 ás 16h35min
INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Normas Analíticas do Instituto Adolfo Lutz: Métodos físicos e químicos para análise de alimentos. v.1. São Paulo: O instituto, 1985. 533p.
MELO, Eduardo Borges de; MINNETO, Aline; VIOLIN, Isabella; BRAGA, Renata S.; ANDRADE, Elaine; MARIOT, Simone; SCHNEIDER, Deborah Sandra Leal; GODOI, Mário Fernando de Souza; LUCCA, Patrícia S. Rosa. Medicamentos Similares e Saúde Pública: Controle de Qualidade Físico-Químico de Comprimidos de Similar de Ácido Acetilsalicílico do Estoque da Farmácia Básica do Município de Cascavel, PR, Brasil. Acta Farm. Bonaerense, v. 25, n. 3, p. 344-350, 2006.
PINHEIRO, José Aurilo. Química analítica quantitativa: gravimetria e hidrovolumetria; noções teóricas e exercícios. Fortaleza, Edições Universidade Federal do Ceará/PROED, 1983.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ