IDENTIFICAÇÃO DE ANTIOXIDANTES EM EXTRATO DE Aniba canelilla COM ELETRODO DE PASTA DE CARBONO MODIFICADO

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Química Analítica

Autores

Brito, R.P. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Freire, A.C.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Ricardo, P.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Pereira, J.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Lins, R.R.M. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Serudo, R.L. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS)

Resumo

O estudo de substâncias naturais que apresentam efeitos antioxidantes vem crescendo muito nos últimos anos. Sendo assim, este trabalho objetivou avaliar o potencial antioxidante dos extratos de folhas da espécie Aniba canelilla utilizando um eletrodo de pasta de carbono quimicamente modificado (EPCM). Para avaliar a atividade eletroanalítica do eletrodo modificado para determinação de atividade antioxidante também se realizaram ensaios eletroquímicos com o ácido ascórbico (AA) como substância padrão. Através deste trabalho foi possível verificar que a voltametria cíclica pode fornecer informações sobre os constituintes do substrato estudado assim como informações relevantes sobre a capacidade antioxidante.

Palavras chaves

Antioxidantes; Aniba canelilla; Eletrodos

Introdução

Os antioxidantes presentes nas plantas podem atuar como agentes redutores, sequestradores de radicais livres, inibidores de enzimas e como quelantes de metais, sendo que a maioria de seus efeitos biologicamente ativos são derivados das funções antioxidantes (WANG e LIN, 2000). Em geral, os agentes antioxidantes protegem as células contra danos oxidativos ou atuam como sequestradores de espécies reativas de oxigênios, incluindo radicais livres. Eles podem ser compreendidos como substâncias que, quando presentes em baixas concentrações comparadas ao substrato oxidável, retardam ou inibem significativamente a oxidação daquele substrato (HALLIWELL e GUTTERIDGE, 1989). Óleos essenciais de plantas têm sido propostos como antioxidantes naturais para a preservação de alimentos, assim como apresentam interesse farmacêutico para o controle de doenças humanas (SILVA et al, 2007). A presença de antioxidantes no seu óleo essencial e no extrato da espécie Aniba canelilla foi estudada por Silva e colaboradores (2007), pelos quais foi detectado como componente principal o 1- nitro-2-feniletano, havendo ainda, segundo Lima (2008), eugenol, metileugenol e safrol. A Aniba canelilla, também conhecida como “casca-preciosa”, é uma árvore endêmica na América do Sul. Amplamente utilizada pela população para o tratamento de diarreia, estimulante do sistema nervoso e de tosses (LIMA et al, 2004). Tendo em vista o potencial da Aniba canelilla como produtora de antioxidantes, este estudo visou verificar a presença dos mesmos em extratos de folhas, uma vez que as infusões são popularmente utilizadas para tratamento de doenças ao invés do óleo essencial.

Material e métodos

1. Preparo do EPCM: A pasta modificada foi preparada misturando 10 mg de ftalocianina de cobalto, 90 mg de pó de grafite, 1 ml de solução tampão fosfato pH 7,0 e gotículas de óleo mineral até obter uma pasta homogênea secando à temperatura ambiente e, em seguida, sendo colocada na cavidade do eletrodo e polida em uma folha de papel branco e lisa até que saísse todo o excesso da pasta. 2. Sistema Experimental: Empregou-se uma célula eletroquímica de vidro contendo orifícios de encaixe para três eletrodos (eletrodo de referência, eletrodo de trabalho e eletrodo auxiliar) e outro orifício para a entrada da amostra. O eletrodo de referência utilizado foi um eletrodo Ag/AgCl saturado em uma solução de KCl 3,0 M. O eletrodo de pasta de carbono quimicamente modificado foi utilizado como eletrodo de trabalho, e o eletrodo de platina foi usado como eletrodo auxiliar. A célula eletroquímica estava conectada a um Potenciostato/Galvanostato Autolab Tipo III com módulo FRA II acoplado a um microcomputador com execução do Software NOVA (versão 1.9) para controle de potencial e aquisição de dados. 3. Análise do Ácido Ascórbico e do Extrato de Aniba canelilla: Para avaliar a atividade eletroanalítica do eletrodo modificado para determinação de atividade antioxidante empregou-se a técnica de voltametria cíclica. Utilizou-se o ácido ascórbico como substância padrão e o extrato obtido da folha da espécie A. canelilla como amostra de interesse. Na célula eletroquímica colocou-se 10 ml de solução tampão fosfato pH 7,0 e realizou-se a leitura para zerar o equipamento. Em seguida, acrescentou-se solução de ácido ascórbico e obtiveram-se os voltamogramas correspondentes. O mesmo procedimento foi realizado para o extrato de A. canelilla.

Resultado e discussão

Através da técnica de voltametria cíclica foi possível obter os perfis voltamétricos do ácido ascórbico e do extrato de A. canelilla. Observa-se na Figura 1 que os voltamogramas correspondentes ao ácido ascórbico apresentaram comportamento voltamétrico característico, identificando atividade antioxidante e cuja relação está diretamente proporcional a sua concentração. Em contrapartida, os voltamogramas correspondentes ao extrato, demonstraram pouca ou nenhuma atividade antioxidante. O mesmo extrato vegetal utilizado neste trabalho também foi avaliado por Silva (2012) que empregou a técnica espectrofotométrica usando o DPPH como reagente colorimétrico, e cujos resultados revelaram alta atividade antioxidante. Estudos relatam que o DPPH pode agir não apenas como um capturador de radicais livres, mas também de substâncias neutras capazes de estabilizá-lo, pois possui reatividade com a maioria dos compostos (HOTTA et al, 2002). Sendo assim, sugere-se que a atividade antioxidante encontrada por Silva (2012) pode ter sido superestimada pela reação do DPPH com outras substâncias. Además, a amostra do extrato vegetal possui coloração amarela o que poderia ter amplificado o valor da absorbância obtido no espectrofotômetro. Mediante os dados obtidos neste trabalho, foi possível construir a curva analítica do AA (Figura 2), cujo coeficiente R2 mostrou-se satisfatório, o que demonstra a correlação dos dados, bem como a confiabilidade do método empregado. Sabendo que a concentração de 5,5 g/L de ácido ascórbico equivale a 4500 µl da solução adicionada, através da equação da reta foi possível calcular que para um volume igual (4500 µl) adicionado do extrato equivale a aproximadamente 0,80 g/L, um valor muito inferior comparado ao ácido ascórbico.

Figura 1:

Voltamogramas Cíclicos do Ácido Ascórbico (A) e do extrato de A. canelilla (B) em solução tampão de pH 7,0.

Figura 2:

Gráfico da Curva Analítica do Ácido Ascórbico.

Conclusões

Os resultados obtidos sugerem falhas no método da capacidade anti-radicalar do reagente colorimétrico DPPH para a determinação de atividade antioxidante, e verificou-se que a utilização de eletrodos específicos incorporadas à técnicas eletroquímicas pode auxiliar na verificação do potencial antioxidante de amostras de interesse através do mecanismo de oxi-redução de substratos, o que torna a utilização de sensores eletroquímicos uma tecnologia promissora na identificação de antioxidantes.

Agradecimentos

À Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) pelo apoio técnico-financeiro.

Referências

HALLIWELL, B.; GUTTERIDGE, J. M. C. The measurement and mechanism of lipid peroxidation in biological systems. Trends in Biochemical Sciences, v. 15, n. 4, p. 129-135, 1989.

HOTTA, H, NAGANO, S, UEDA, M, TSUJINO, Y, KOYAMA, J, OSAKAI, T, Higher radical scavenging activities of polyphenolic antioxidants can be ascribed to chemical reactions following their oxidation. Biochimica et Biophysica Acta-General Subjects, 2002.

LIMA, A. B. Estudo da ação antinociceptiva e antiinflamatória do 1-nitro-2-feniletano, principal constituinte da Aniba canelilla. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas), Universidade Federal do Pará, Belém, 2008.

LIMA, M. P.; SILVA, T. M.; SILVA, J. D.; ZOGHBI, M. G. B.; ANDRADE, E. H. A. Essential oil composition of leaf and fine stem of Aniba canelilla (kunth) mez from Manaus, Brazil. Acta Amazonia, v. 34 (2), p. 239-330, 2004.

SILVA, J. K. R.; SOUSA, P. J. C.; ANDRADE, E. H. A.; MAIA, J. G. S. Antioxidant capacity and cytotoxicity of A. canelilla. J. Agric. Food Chem., v. 55, n. 23, 2007.

SILVA, G. F. da; Estudo do potencial biotecnológico de Aniba canelilla (H.B.K) Mez para obtenção de cosméticos. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia), Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2012.

WANG, S. Y.; LIN, H. S. Antioxidant activity in fruits and leaves of blackberry and strawberry varies with cultivar and developmental stage. Journal of Agricultural and Food Chemistry, Columbus, v. 48, n. 2, p.140-146, 2000.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ