Análise Físico-Química de águas superficiais do rio Itapecuru no município de Santa Rita - MA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Química Analítica

Autores

Santos Ferreira, J.E. (UEMA) ; Meneses, S.L. (UEMA)

Resumo

O rio Itapecuru se apresenta como o maior rio do estado do Maranhão, sendo genuinamente maranhense no momento atual o rio vem enfrentando diversos problemas ambientais causados pela ação incorreta do homem, vendo que o mesmo apresenta importância singular no estado sendo fonte econômica de muitos municípios cortados por ele. O trabalho avaliou os parâmetros físico-químicos de amostras superficiais do rio Itapecuru no município de Santa Rita –MA , sendo avaliado três pontos A,B e C ao longo do rio. Os parâmetros analisados foram: pH, temperatura, cor verdadeira, turbidez, sólidos totais dissolvidos, condutividade, ferro, dureza, cálcio, magnésio e salinidade. Os resultados obtidos foram comparados aos valores limites presentes na Resolução CONAMA 357 de 2005.

Palavras chaves

Rio Itapecuru; Problemas ambientais; Parâmetros

Introdução

A evolução progressiva do homem como ser social mostra que, quanto mais ele evolui tecnicamente, menos ele se submete às imposições do meio ambiente e, como parte integrante, necessita dele para continuar sobrevivendo, por outro, como ser social, cada dia mais sofistica os mecanismos de extrair da natureza recursos que, ao serem aproveitados, podem alterar de modo profundo a funcionalidade harmônica dos ambientes naturais. O rio Itapecuru apresenta uma extensão de 1,2 ml Km ligando o sul do estado do Maranhão ao oceano atlântico, cortando cerca de 52 municípios e abastece 65% da população da capital, São Luís. Os principais problemas enfrentados pelo rio dizem são: degradação ambiental ocasionada pela destruição das matas ciliares; poluição de resíduos domésticos e a falta de saneamento que contribuem para a perca de 73% do volume de água do rio nos últimos anos. O controle de contaminantes em água é de suma importância, pois rios, lagos lagoas, praias e outros tipos de mananciais são rotineiramente de contato direto com o ser humano assim tendo a possibilidade de ocasionar uma serie de patologias aos seres humanos. No Brasil, a resolução CONAMA 357/2005 preconiza os limites aceitáveis dos parâmetros indicadores da qualidade da água, dentre esses parâmetros estão os físico-químicos que são essenciais para a manutenção do equilíbrio da água.

Material e métodos

O trabalho de coleta foi realizado na cidade Santa Rita, no trecho do rio Itapecuru que corta parte da cidade. A bacia do Itapecuru é fisicamente dividida em três regiões distintas: alto, médio e baixo Itapecuru. Os pontos de coleta foram determinados de forma aleatória ao longo da extensão do rio pelo município. Em seqüência foram realizadas as coletas das amostras de água, utilizando-se de coletores estéreis de 2000 mL, onde se coletou o mesmo volume a 40 cm da superfície do corpo hídrico, sendo que após foram devidamente colocados em uma caixa térmica e transportados para o laboratório. As analises foram realizadas no laboratório da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA (campus São Luís). Para a determinação de magnésio, cálcio e dureza total foi utilizada a técnica de titulometria por complexação de EDTA 0,01 M, utilizando como indicador negro de eriocromo, sendo que o pH foi ajustado com solução tampão amoniacal. Para determinar ferro ouve a adição de acido clorídrico, peróxido de hidrogênio e sulfocianeto de potássio, após realizou-se a leitura no espectrofotômetro HACH DR/2000, sendo que a cor verdadeira e a turbidez também foram determinadas através do espectrofotômetro. A condutividade e sólidos totais dissolvidos foram determinados através do condutivímetro.

Resultado e discussão

Os resultados obtidos foram comparados com os valores permitidos pela Resolução vigente dispostos na Tabela 1. O pH das amostras estão todos no intervalo preconizado pela resolução, assim evitando consequências negativas para os processo biológicos gerado por um alto valor de pH. A temperatura para os pontos A, B e C apresentou valores conforme a Resolução que indica valores entre 25 e 30º C. Os valores de ferro apresentaram-se acima do valor permitido nos três pontos verificados. Esses níveis podem ser explicados por uma reação entre o O2 presente nas águas subterrâneas onde ele é dissolvido, e o Fe2+ solúvel presente através da reação e é transformado em Fe3+ insolúvel precipitando no fundo do rio (OLIVEIRA, et al, 2003). Os valores de cor e turbidez estão muito abaixo do recomendado pela Resolução sendo o mesmo favorecido pela estação enfrentada pelo estado o verão. Dureza é um parâmetro que na maioria dos casos é considerada como uma medida de teor de Ca2+ e Mg2+ na água, sendo que todos os pontos analisados apresentaram valores abaixo para cálcio e acima para magnésio.

Figura 1. Parâmetros físico-químicos das amostras das águas superficia

A figura mostra os valores encontrados nas análises realizadas em comparação aos valores limites na Resolução CONAMA.

Conclusões

Dos 11 parâmetros avaliados apenas Magnésio e ferro estiveram acima dos valores prescritos na Resolução CONAMA de nº 357 de 2005, e todos os outros parâmetros, ou seja, cerca de 82% dos parâmetros estavam em conformidade com a Resolução.

Agradecimentos

A minha orientadora que contribuiu com a realização deste trabalho e ao Laboratório de química da Universidade Estadual do Maranhão.

Referências

CONSELHO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE. Resolução Nº 357 de 17 de março 2005.
OLIVEIRA D. A, SCHMIDT G, FREITAS D. M. Avaliação do Teor de Ferro em Águas Subterrâneas de Alguns poços Tubulares, no Plano Diretor de Palmas-To. Palmas: Universidade Estadual do Tocantins – UFT. 2003.
FRAZÃO, C. C. A, CASTELO, B. S. J, VIANA, P. A. Análise físico-química de águas superficiais no complexo rangedor em São Luís- MA. 2013.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ