DETERMINAÇÃO DE COBRE EM “PANELADA”: COMPONENTES NÃO CARCAÇA DE BOVINOS

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Química Analítica

Autores

Roque, A.K.L. (UFPI) ; Mendes, M.K.A. (UFPI) ; Silva, T.M.C. (UFPI) ; Carapelli, R. (FURG) ; Silva, N.M.C. (UFPI) ; Vieira, E.C. (UFPI)

Resumo

A panelada é um prato típico da culinária nordestina, constituída por alguns subprodutos bovinos como intestinos, bucho, pés e alguns miúdos do boi, cujo valor nutricional não está relatado na literatura. Visto a importância deste estudo foi determinada a concentração total de cobre por Espectrometria de Absorção Atômica em Forno de Grafite, GFAAS, para paneladas in natura, temperadas e temperadas e cozidas. A panelada apresentou concentração média de 3,3 mg Kg-1 de Cu. Sendo que os valores de Cu foram superiores aos reportados para outras carnes como bovina, suína, frango e peixe o que indica que a panelada é uma fonte rica deste mineral.

Palavras chaves

Panelada; Cobre; GFAAS

Introdução

A panelada é um prato típico da culinária nordestina preparada com os intestinos, estômagos, pés e certos miúdos do boi (PANELADA, 2014). Na literatura, informações sobre a qualidade nutricional dos componentes da panelada ainda são escassas. Zarkadas et. al. (1996) mostraram que o bucho bovino é uma boa fonte de aminoácidos essenciais superando inclusive os valores de referência estabelecidos pela FAO (1991) para esses nutrientes. De acordo com a TACO, Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, (2011) o bucho bovino apresenta 0,6 mg Kg-1 de Cu. A importância dos diversos minerais na nutrição humana é bastante referenciada. O cobre é constituinte de enzimas que desempenham atividade de oxidação e redução, possui um importante papel em células fisiológicas atuando como cofator catalítico nas reações redox de enzimas para proteínas que realizam funções biológicas necessárias para o crescimento e desenvolvimento, (LINDER,1991), além de ser importante para absorção de ferro (TAPIEIRO; TOWNSED; TEW, 2003). O intervalo de concentração dos minerais que determina a essencialidade ou a toxidade normalmente é estreito com implicações graves quando esses limites não são respeitados, seja para mais ou para menos (IYENGAR; SUBRAMANIAN; WOITTIEZ, 1998). Dados sobre a distribuição de constituintes químicos nos alimentos são importantes e necessários para estimar a absorção de elementos essenciais e para avaliar os potenciais riscos à saúde humana causados pela exposição a elementos tóxicos(MENEZES, 2010). Em vista do que foi abordado este trabalho teve como objetivo avaliar a concentração total de Cu em amostras de panelada.

Material e métodos

As amostras de panelada foram adquiridas no comércio da cidade de Teresina, PI. Estas continham bucho, tripas (intestinos grosso e delgado) e parte dos pés. Foram analisadas amostras em três estados: in natura, temperada e temperadas e cozidas. As amostras temperadas e temperadas e cozidas foram submetidas a modo de preparo de acordo com a cultura local. Após esta etapa todas essas foram cortadas em pedaços de aproximadamente 3 cm, homogeneizadas em liquidificador, estocadas em frascos de polietileno e refrigeradas Aproximadamente 20 g de amostras foram liofilizadas por 48 h. Após a liofilização, as amostras foram pulverizadas em moinho criogênico. Posteriormente pesou-se aproximadamente 250 mg de cada amostra pulverizada ou 100 mg do material certificado BovineLiver (1577b), em triplicata, e submeteu a digestão em forno com radiação micro-ondas (Anton Paar, Austria). Volumes de 2mL de H2O2 (%) e 5 mL de HNO3 sub destilado (65%) foram utilizados na digestão. Após a digestão as amostras foram diluídas para 25 mL e o material certificado para 10 mL. A determinação do teor total de Cu foi realizada por GFAAS. As curvas de pirólise e atomização foram construídas a partir de uma solução de 30 µg L-1 de Cu em meio da amostra in natura após processo de digestão e 5 µL de modificador químico Mg(NO3)2 a 1000 mg L-1. A curva analítica de calibração foi obtida em uma faixa de concentração de 0 a 50 µg L-1 para o Cu a partir de uma solução de referência de 50 µg L-1 a 1% de HNO3 (v v-1).

Resultado e discussão

A exatidão do experimento foi obtida através do material certificado Bovine Liver (NIST 1577b) e os resultados estão dispostos na Tabela 1. Tabela 1. Concentração de Cu em material certificado (CRM). Os valores encontrados mostram concordância com os certificados, o que confere confiabilidade aos resultados. Para utilização de GFAAS se faz necessário a otimização das temperaturas de pirólise e atomização. A Figura 1 mostra as curvas de pirólise e atomização para o Cu. Figura 1. Curvas de pirólise e atomização para 30 µg L-1 de Cu em meio da amostra in natura após digestão e 5 µL de modificador químico Mg(NO3)2 a 1000 mg L-1. O programa de aquecimento utilizado para determinação de Cu está disposto na Tabela 2. Tabela 2. Programa de aquecimento para determinação de Cu por GFAAS. Os resultados obtidos para o Cu em amostras de paneladas in natura, temperadas e temperadas e cozidas encontram-se na Tabela 3. Tabela 3. Teor total de cobre em panelada in natura, temperada, PT e temperada e cozidas, PTC, (n=3). A partir da Tabela 3 é possível observar que houve perdas de cobre na panelada temperadas e cozidas em relação a in natura e temperada, segundo Ornellas (2001), Menezes (2010) e Gonçalves (2007), o processamento térmico promove perdas de cobre de até 50% em carnes. Resultados semelhantes aos encontrados neste trabalho. Lombardi-Boccia et al (2005) verificou que o filé bovino, lombo suíno e peito de frango apresentam 0,4; 0,5; e 0,9 mg Kg-1 de Cu respectivamente. Bilandžićet al (2012) verificou que a carne bovina possui um teor de cobre de 2,10 mg Kg-1; a suína de 1,91 mg Kg-1 e a de peixe de 2,89 mg Kg-1, observa-se que as paneladas in natura e temperada oferecem teores superiores aos reportados caracterizando a panelada como uma excelente fonte de Cu.

Figura 1 e Tabela 1

Figura 1. Curvas de pirólise e atomização. Tabela 1. Concentração de Cu em material certificado (CRM).

Tabela 2 e Tabela 3

Tabela 2. Programa de aquecimento para determinação de Cu por GFAAS. Tabela 3.Teor total de cobre em panelada

Conclusões

Observou-se que as paneladas in natura, temperadas e temperadas e cozidas apresentam teores significativos de cobre podendo ser consideradas fontes ricas do mesmo. Os teores de cobre encontrados apresentaram valores superiores a diversos tipos de carnes consideradas mais nobres como por exemplo a bovina, a suína, a de frango e a de peixe reportados na literatura. Verificou-se também que o processo de cocção interfere no teor total do mineral, diminuindo sua concentração, o que foi condizente com outros resultados já relatados.

Agradecimentos

CAPES, CNPq, FAPEPI.

Referências

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. (ANVISA) Guia para Validação de Métodos Analíticos e Bioanáliticos, RE n° 899,de 29 de maio de 2003.
BILANDŽIĆ, N. et al. (2012). Determination of copper in food of animal origin and fish in Croatia. FoodControl, 27, 284-288.

GERBER, N., SCHEEDER, M. R. L &WENK, C. (2009).The influence of cooking and fat trimming of the actual nutrient intake from meat. Meat Science, 81, 148-154.

GONÇALVES E. C. B. DE A., TEODORO A. J.;TAKASE I. (2007) Teores de cobre em extratos de carne in natura e processada. Ciência e Tecnologia de. Alimentos, 27(2), 298-302.

Inmetro. Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (2003). DOQ-CGCRE-008, revisão 02 - junho/2007.

YENGAR G. V., SUBRAMANIAN K. S., WOITTIEZ J. R. W. (1998). Element Analysis of Biological Samples - Principles and Practice, New York: CRC Press, Boca Raton.

LINDER, M. C.(1991) Biochemistry of cooper. New York: Plenum Press.

LOMBARDI-BOCCIA, G., LANZI, S., AGUZZI, A., (2005). Aspects of meat quality: trace elements and B vitamins in raw and cooked meats. Journal of Food Composition and Analysis, 18, 39-46.

MALVESTITI, L., GIANNUZZI, L., FERRERO C. (2007) Mixtures of beef tripe, beef liver and soybeans applied to food development. Journal of Food Processing and Preservation, 31, 270-285.

MENEZES, E. A. (2010). Determinação da disponibilidade de Ca, Cu, Fe, Mg e Zn em amostras de carnes bovinas, suínas e de frango in natura e processadas termicamente URL http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado//tde_busca/arquivo.php?codAcodArq=3654.Acessadoem 12.05.2014

ORNELLAS, H. O. (2001) Técnica Dietética-Seleção e Preparo de Alimentos. 7a.ed. São Paulo: Atheneu.

PANELADA.URL http://www.virgiliogomes.com/index.php/cronicas/430-panelada. Acessado em 12.05.2014.

RODRIGUEZ-ESTRADA, M. T., PENAZZI,G., CABONI M. F., BERTACCO, G. &LERCKER G. (1997). Effect of Different Cooking Methods on Some Lipid and Protein Components of Hamburgers. Meat Science, 45, 365-375.
.
TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos). URL http://www.unicamp.br/nepa/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf. Acessado em 12.05.2014.

TAPIEIRO, H.; TOWNSED, D. M.; TEW, K. D. (2003). Trace elements in human physiology and pathology cooper. Biomedicine & Pharmacotherapy, 57, 386-398.

ZARKADAS, G. C.,KARATZAS, C. D.,ZARKADAS, C. G.(1996) Assessing the myofibrilar and connective tissue protein contents and protein quality of beef tripe.Journal of Agricultural and Food Chemistry, 44, 2563-2572.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ