Análise comparativa dos métodos Ultrassom e QuEChERS para Extração de Paclobutrazol em Solo e Quantificação por HPLC

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Química Analítica

Autores

Souza, L.S.S. (IF SERTÃO PE) ; Souza, P.T.S. (EMBRAPA SEMIÁRIDO) ; Ferraz, A.V. (UNIVASF) ; Souza, I.A. (IF SERTÃO PE) ; Silva Neta, C.R. (IF SERTÃO PE) ; Cavalcanti, L.S. (UNIVASF) ; Borges, I.S. (UNIVASF)

Resumo

Esse trabalho compara dois métodos de extração (ultrassom e QuEChERS) na extração do paclobutrazol (PBZ) em solo. O PBZ é um regulador de crescimento aplicado no solo principalmente na cultura da mangueira. Existe preocupação, pois esse regulador pode permanecer ativo no solo por muitos anos, contaminando o meio ambiente e ainda interferindo no crescimento da planta. Nesse trabalho, os métodos de extração estudados nesse trabalho foram eficientes para extração do PBZ no solo, pois obteve-se recuperação >90%. O método QuEChERS apresentou uma série de vantagens, pois é rápido, simples e apresenta baixo consumo de solvente.

Palavras chaves

Paclobutrazol; Cromatografia; Extração

Introdução

O paclobutrazol (PBZ) é um regulador de crescimento bastante usado para alterar o ciclo fenológico da mangueira, visando a produção do fruto em qualquer época do ano. Um problema associado ao seu uso é o fato de permanecer ativo no solo por muitos anos, podendo afetar severamente o crescimento e desenvolvimento dos cultivos subsequentes. Por isso, existe a necessidade de monitoramento contínuo das concentrações do composto no solo (FERRACINI, 2011). Para realização desse monitoramento, desenvolvimentos de métodos analíticos de extração e análise são importantes. Nos últimos anos, métodos de preparo de amostra baseados na minimização do uso de solventes orgânicos e rapidez tem sido desenvolvido, merecendo destaque o QuEChERS (Quick, Easy, Cheap, Effective, Robust and Safe). Esse método tem como vantagens ser rápido, fácil, econômico, efetivo, robusto e seguro e vem sendo muito empregado na extração de pesticidas em frutas (ZANELLA, 2009). Em relação, a extração de pesticidas em solo, alguns trabalhos foram desenvolvidos mostrando eficiência desse método para extração de contaminantes em solo (BRAGANÇA et al, 2012; MARTINS, 2010) Nesse trabalho, foi avaliado os métodos de extração do PbZ no solo por ultrassom e QuEChers e sua quantificação por HPLC.

Material e métodos

Inicialmente, um solo livre de contaminação foi fortificado com concentrações de 2 e 20 mg kg-1 de PBZ. Como método de extração do PBZ do solo, foram testados o ultrassom e o QuEChERS. Para a extração por ultrassom, foram pesados 2,5g de solo em tubo de centrífuga com capacidade para 50 mL , foram adicionados 30 mL de metanol grau HPLC, a mistura foi levada ao ultrassom por 30 minutos e em seguida a centrifugação por 3500 RPM por 5 minutos. Esse mesmo procedimento foi realizado mais duas vezes. O sobrenadante foi recolhido no balão, rotaevaporado até a secura e ressuspendido em metanol para posterior análise no HPLC. Esse procedimento foi realizado em quadruplicata para as duas contaminações do solo. O segundo método de extração usado foi o QuEChERS, pesou-se 10,00 g de solo em um tubo falcon de 50 mL e adicionados 10,0 mL de acetonitrila grau HPLC. A mistura foi submetida à vigorosa agitação no vortex por 1 min e em seguida, foi adicionado os sais de QuEChERS a mistura. Foi realizada nova agitação, seguida de centrifugação a 3500rpm durante 5 min. Para o clean up, 1,0 mL desse extrato foi transferido para outro tubo, que continha 150 mg de sulfato de magnésio e 25 mg PSA. Essa mistura foi novamente agitada (30s) e centrifugada a 3500 RPM por 5 minutos. O sobrenadante retirado foi filtrado (Syringe Filters Nylon 0,45µm) e injetado no HPLC. Esse procedimento também foi realizado em quadruplicata. Para análise do HPLC (Alliance Walters 2695 com detector UV/Vis Walters 2489), foi usada uma coluna C-18 (SunFireTM 5µm 4,6x150mm) e a fase móvel foi uma mistura MeOH:H2O na proporção de 80:20, com fluxo de 1mL/min. O volume de injeção foi de 10μL, a temperatura do forno foi mantida em 40ºC e o comprimento de onda usado foi 220nn.

Resultado e discussão

Na Figura 1, encontra-se o cromatograma referente às amostras fortificadas. A curva analítica do PBZ mostrou ser linear na faixa de 0,25-20 mgL-1 e apresentou coeficiente de correlação > 0,9996. O limite de detecção e quantificação foram: 0,13 e 0,438 µg.g-1. Estes resultados indicam que o método desenvolvido é sensível para detectar a presença de PBZ. Os resultados da recuperação do paclobutrazol no solo pelo método do ultrassom e QuEChERS encontram-se na Tabela 1. Foi observado que os dois métodos empregados para extração do PBZ no solo foram satisfatórios para os dois níveis de fortificação, pois apresentaram recuperação > 90%, dentro faixa aceitável que é de 70 a 120% (RIBANI, 2004). A vantagem de realizar esse estudo pelo método do QuEChERS é um procedimento simples, rápido e com baixo consumo de solvente e ainda foi eficiente para esse tipo de composto no solo.

CROMATOGRAMA DO PACLOBUTRAZOL

Cromatograma de paclobutrazol obtido por HPLC/UV para o padrão aplicado sobre a matriz na concentração de 20mg.kg-1

Tabela 1: Recuperação de Paclobutrazol nas extrações em níveis de for

Métodos de extração, níveis de fortificação e recuperação de PBZ em solo. DP calculado para quatro repetições.

Conclusões

Ambos os métodos de extração demonstraram eficiência na extração do PBZ no solo, com destaque para o QuEChERS. Trata-se de uma técnica de preparo de amostra rápida, que utilizada menor quantidade de solvente, menor número de etapas analíticas, fácil e econômica e ainda permite o uso da cromatografia líquida.

Agradecimentos

FUNARBE, Embrapa e IPESB - Instituto de Pesquisa em Substâncias Bioativas

Referências

BRAGANÇA, I.; et. el. QuEChERS: a new sample preparation approach for the determination of ibuprofen and its metabolites in soils. Science of The Total Enviroment, Vol. 433, p. 281-289, 2012.

FERRACINI, V. L.; et. al. Determinação de resíduos de paclobutrazol em manga (Mangifera indida L.) por cromatografia acoplada a espectometria de massas (LC-MS/MS). Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento,n 58, 1516-4675, p. 7, 2011.

MARTINS, G. L. Dissertação de Mestrado. Santa Maria, RS. Universidade Federal de Santa Maria, p. 67-110, 2010.

RIBANI,M. Validação em métodos cromatográficos e eletroforéticos. Química Nova, 27, 771-780, 2004.

ZANELLA, r.; et. al. Quechers – um método moderno de preparo de amostra para determinação multirresíduo de pesticidas em alimentos por métodos cromatográficos acoplados à espectrometria de massas. Química Nova, Vol. 32, n 6, p. 1620-1634, 2009

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ