Determinação de umidade, lipídios, proteína e cinzas em camarões da espécie litopenaeus vannamei

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Química Analítica

Autores

Brito, L.R.D. (UFRN) ; Lima, M.S.B. (UFRN) ; Castro, H.G.C. (UFRN) ; Moura, M.F.V. (UFRN)

Resumo

Utilizando os métodos convencionais de gravimetria, Kjeldahl e Soxhlet este trabalho teve por objetivo de investigar alguns constituintes nutricionais no camarão da espécie Litopenaeus vannamei, conhecido popularmente como camarão cinza, ou branco do pacífico, tendo em vista que este alimento é uma iguaria muito fina e teve um grande crescimento em sua produção devido à alta adaptabilidade desta espécie cultivada em viveiros.

Palavras chaves

métodos convencionais; nutricionais; litopenaus vannamei

Introdução

A carcinicultura, atividade que visa à criação racional de camarões em cativeiro, é uma atividade de grande valor em quase todo mundo e representa a única alternativa para o atendimento da crescente demanda mundial por camarões. Dentre os crustáceos, os camarões destacam-se não só pelo valor nutritivo que possuem, mas por constituírem iguarias finas, sendo consumido em larga escala, principalmente entre as nações mais desenvolvidas. O Rio Grande do Norte é um estado produtor que se destaca em escala nacional para a exportação de camarão; além disso, este é um dos principais produtos da balança comercial do estado.

Material e métodos

Dois quilos de cada amostra na forma de filé foram coletadas em supermercados da grande Natal. As amostras foram coletadas entre maio de 2011 a março de 2012 e apresentaram peso médio entre 6,74g a 28,24g. As amostras foram adquiridas congeladas e foram transportadas para o laboratório em caixa de isopor. No laboratório foram trituradas e para todas as amostras os procedimentos foram executados em triplicata. Para a determinação de umidade e cinzas utilizou-se o método gravimétrico, para determinação de proteína utilizou-se o método Kjeldahl e para determinação de lipídios o método gravimétrico após extração em Soxhlet. Para todos os métodos seguiu-se as normas do Instituto Adolfo Lutz. Todos os reagentes utilizados foram de grau analítico.

Resultado e discussão

De acordo com os dados obtidos verifica-se que o camarão é um alimento de alto teor proteico e um excelente alimento de valor nutricional.

figura 1

Resultados das análises.

Conclusões

A análise de alimentos é aplicada para determinação de um ou vários componentes ou elementos químicos que o constituem, sendo possível observar o quanto um alimento pode ser rico nutricionalmente. O camarão da espécie litopenaeus vannamei coletados no RN é um exemplo de iguaria que surpreende pelo seu sabor e também pelos nutrientes que o compõe.

Agradecimentos

Ao Instituto de Química e ao PET QUÍMICA UFRN pelo crescimento pessoal e profissional.

Referências

NATORI MN; SUSSEL FR; SANTOS ECB; PREVIERO TC, VIEGAS EMM, GAMEIRO AH. Desenvolvimento da Carcinicultura Marinha no Brasil e no mundo: Avanços tecnológicos e Desafios. Informações econômicas 2011; 41(2):61-73
Instituto Adolfo Lutz. Normas analíticas do Instituto Adolfo Lutz: métodos químicos e físicos para análise de alimentos. Vol 1. 3ed. São Paulo: IAL; 1985. 533 p.
Rocha, I. P. Carcinicultura Brasileira: Processos tecnológicos, impactos sócio econômicos, sustentabilidade ambiental, entraves e oportunidades. Revista da ABCC, ano XII, n. 1, p. 26-34, 2011.
Skoog, D. A. ; Holler, F. J.; Neimam,T. A. Princípios de Análise Instrumental. 5ª Ed. Porto Alegre: Bookman 2009
Borba, M.; Nogueira. J. Carcinicultura Brasileira: O perfil do setor em cada unidade federativa produtora em 2011. Revista da ABCC,ano XV,n. 2, p.26-29, 2013.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ