Análise Calorimétrica de leite de cabra liofilizado

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Química Analítica

Autores

Castro, H.G.C. (UFRN) ; Brito, L.R.D. (UFRN) ; Gomes, J.S. (UFRN) ; Moura, L.V.P. (UFRN) ; Moura, M.F.V. (UFRN)

Resumo

Neste trabalho foi estudado o perfil calorimétrico do leite de cabra liofilizado. Foi possível identificar cinco eventos exotérmicos para a decomposição térmica dessa amostra, a quarta etapa foi a que apresentou maior produção de energia sendo esta de aproximadamente 6 kJ g-1. A atmosfera utilizada no experimento foi de ar e o aquecimento seguiu um programa pré-estabelecido em 20 °C/min.

Palavras chaves

leite de cabra; calorimetria; liofilização

Introdução

O leite de cabra é um alimento nutritivo e saudável, com elevados teores de vitamina A, cálcio, fósforo, potássio, magnésio e proteínas de alto valor biológico, sendo indicado a consumidores variados como crianças, adultos, idosos e pessoas com restrições alimentares. Possui glóbulos de gordura menores que os do leite de vaca, o que caracteriza uma melhor digestibilidade (LAGUNA, 2004). Com a espécie de nome Caprina e seu nome cientifico Capra aegagrus hircus, esses animais apresentam uma alta capacidade de sobrevivência e proliferação nas condições da região do Nordeste Brasileiro. O leite de cabra apresenta qualidades nutricionais muito importantes e vem sendo utilizado no preparo de doces, queijos, iogurtes, entre outros, diversificando a produção e agregando valor ao produto. A ordenha do leite de cabra deverá ocorrer de forma higiênica, pois, é um processo fundamental e determinante na qualidade do leite a ser consumido. Após a ordenha o leite deverá ser colocado em refrigeração imediatamente, em que, a temperatura não deverá ultrapassar os 4º C. A produção de leite de cabra vem se tornando uma importante ferramenta na política de produção de alimentos e da segurança alimentar, diminuindo os níveis de subnutrição e taxa de mortalidade infantil.

Material e métodos

A amostra foi obtida de cabras da Escola Agrícola de Jundiaí (UFRN). O leite de cabra foi obtido por ordenha manual e transportado até o laboratório do Instituto de Química, sob refrigeração em depósitos de isopor com gelo e mantida em refrigerador até o momento da liofilização. A amostra foi congelada em nitrogênio líquido e colocada imediatamente no liofilizador (marca Torroni, modelo Enterprise I) acoplado a bomba de vácuo e mantidas nas condições tais para liofilização. O tempo decorrido para a liofilização foi de 48 h. O pó de leite de cabra liofilizado obtido foi submetido à decomposição utilizando um Sistema SDT da TA Instruments. As condições de análise foram cadinho de alumina, atmosfera de ar na vazão de 50 mL/min, razão de aquecimento de 20 °C/min, massa de amostra de 4 mg e aquecimento da temperatura ambiente até 1000 °C.

Resultado e discussão

A Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC) é uma técnica que mede a quantidade de calor envolvida numa reação quando este é submetido ao aquecimento, seja à temperatura constante, seja submetido a um aquecimento com razão de aquecimento previamente estabelecida. A Figura 1 apresenta a curva calorimétrica (DSC) para o leite de cabra liofilizado. Foi possível identificar cinco etapas, todas exotérmicas. Na Tabela 1 são apresentados os dados dessa análise, onde se pode observar os intervalos para cada etapa, como a temperatura inicial (Ti) e temperatura final (Tf), temperatura onde ocorreu a maior variação de quantidade de material (Tp) e variação de energia ocorrida (ΔH) na respectiva etapa. A etapa que apresentou a maior liberação de calor foi a quarta etapa, com um valor de aproximadamente 6 kJ g-1, provavelmente devido a queima da matéria gorda.

figura1

Curvas DSC para leite de cabra liofilizado.

tabela1

Resultados de calorimetria para leite de cabra liofilizados.

Conclusões

Foi possível identificar cinco etapas de decomposição. Considerando que o previsto pela literatura é que um copo de leite de vaca (200 mL) corresponde a 126 cal, enquanto, em um copo de leite de cabra (200 mL) contém 184 cal. A próxima etapa é identificar as substâncias que estão se decompondo em cada etapa, a partir da análise dos voláteis perdidos e dos resíduos gerados em cada etapa. Numa outra etapa os resultados serão comparados com os do leite de vaca liofilizado.

Agradecimentos

Os autores agradecem ao Instituto de Química da UFRN, à PROPESQ pela bolsa concedida e ao REUNI/MEC/Governo Federal pela aquisição do instrumento.

Referências

MCMANUS, Concepta. PAIVA, Samuel. LOUVANDINI, Helder. Caprinos na Brasil. 30/09/2010, Universidade de Brasília, UnB. Acessado dia 10 de julho de 2014, ás 17hs.
ALMEIDA, Juliana Ferreira. LEITÃO, Carlos Henrique da Silva. NASCIMENTO, Elmiro Rosendo. VIEIRA, Karine de Castro Meireles. ALBERTO, Eunice Maria.
PEREIRA, Virginia Léo de Almeida. Artigo: Avaliação físico-química do leite de cabra in natura em alguns rebanhos de Minas Gerais e Rio de Janeiro, Brasil. Ciência Animal Brasileira – Suplemento 1, 2009 – Anais do VIII Congresso Brasileiro de Buiatria. Acessado: dia 10 de julho de 2014, ás 16hs.
http://www.ceciliafernandes.com.br/menu-dicas/152-dicas-tabela-de-calorias-de-leites-e-derivados. Acessado: dia 12 de julho de 2014, ás 16hs.
VALSECHI. Octávio Antônio. Leites e seus Derivados. Universidade Federal de São Carlos- Centro de Ciências Agrárias. Araras- São Paulo, 2001. Acessado: dia 12 de julho de 2014, ás 18hs.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ