Determinação do ferro em uma solução problema por iodometria

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Química Analítica

Autores

Santos Silva, E. (IFPI) ; da Cruz Oliveira Júnior, P. (IFPI) ; Stella Costa, L. (IFPI) ; Nunes da Silva Lopes Júnior, N. (IFPI) ; Fernandes de Sousa, G. (IFPI) ; Augusto de Oliveira, G. (IFPI) ; Ferreira Cacará da Silva, A.C. (IFPI) ; Elliton Feitoza de Almeida, E. (IFPI)

Resumo

O presente trabalho teve como intenção realizar um experimento para determinação de ferro (III) em soluções problemas (FeCl3), utilizando o método de iodometria onde foi preparada a solução de amido como indicador e demostrar a química no cotidiano do aluno tendo como objetivo determinar a concentração de ferro na solução problema.

Palavras chaves

solução problema; ferro; iodometria

Introdução

O ferro está muito relacionado com vários distúrbios, como a anemia (deficiência em ferro) podem ser corrigidos com comprimidos de “ferro”. Geralmente esses comprimidos contem sais ferrosos e são típicos de três comprimidos o Fergon, Fer-in-Sol e o Feosol. No entanto a prática teve como objetivo determinar o ferro (III) em solução problema. Vale ressaltar também que o ferro é muito importante no transporte de oxigênio nas células, pois é o ferro o átomo central da hemoglobina a qual é responsável pelo transporte do oxigênio, é importante salientar as propriedades físicas e químicas do ferro, principalmente a sua característica nas reações de oxidação e redução envolvidas no processo de respiração celular. Devemos observar ainda que a falta de ferro resulta num incremento nas taxas de mortalidade e morbidade, na diminuição da produtividade o trabalho e no desenvolvimento da mente, no Brasil, a anemia, ou seja, a falta de ferro na alimentação é um caso que vem chamando bastante atenção, principalmente nas crianças menores de dois anos e nas gestantes, obtendo cerca de 50% e 35% desses dois grupos. (GERMANO, et al, 2002) O método de titulação iodométrica indireta, às vezes denominado iodometria, corresponde à titulação do iodo liberado em reações químicas. No método em questão, une-se excesso de iodeto a um sistema que contém o analito, um oxidante. Forma-se o iodo em quantidade equivalente ao do analito e o mesmo é titulado em seguida em solução padrão. (VOGEL, 2008).

Material e métodos

Materiais Balão Volumétrico De 100 mL (2) Balança Analítica Bureta Conta-Gotas (2) Copinho De Café Erlenmeyers de 250 mL (2) Garras Pipeta Volumétrica De 25 mL Suporte Universal Reagentes Amostras de Fe3+ Iodeto de potássio Solução de HCl concentrado Solução de tiossulfato de sódio Métodos Os métodos para a análise foram baseadas de acordo com BACCAN, 2001. • Pesou-se 3 gramas de iodeto de potássio; • Preparou-se uma solução de amido, pesou-se 0,1 g de amido comercial e diluiu-se em 10 mL de água previamente aquecida; • Diluiu-se 5 mL da solução de FeCl3 em 100 mL de água destilada; • Transferiu-se a solução diluída para o erlenmeyer de 250 mL; • Em seguida adicionou-se 10 mL de ácido clorídrico concentrado; • Agitou-se fortemente e deixou-se repousar em um canto escuro por cerca de 5 a 10 minutos; • Depois do repouso adicionou-se 1 mL de amido; • Titulou-se com tiossulfato de sódio 0,1 mol/L-1.

Resultado e discussão

Observou-se uma discrepância nos volume da primeira para a segunda amostra pois houve um acréscimo do indicador no momento inoportuno, pois na segunda amostra o amido foi colocado antes do repouso de 10 minutos, e o que deveria ser feito era ser posto o indicador após o descanso dito anteriormente.

Tabela 2: Determinação do Fe3+ em solução problema.

Tabela 2: Determinação do Fe3+ em solução problema.

Conclusões

Pode-se concluir a viabilidade da determinação da concentração de ferro (III) em solução problema por meio de métodos iodométricos, podendo mostrar aos alunos a presença do ferro na solução. Ressalta-se neste trabalho a importância do ferro na alimentação. A partir da análise feita na aula de laboratório, os resultados obtidos pela amostra que a solução analisada possui 68% de ferro (III).

Agradecimentos

Referências

BACCAN, Nivaldo. et al. Química Analítica Quantitativa Experimental. 3ª ed. São Paulo: Eduard Blücher, 2001.

GERMANO, R. M. A.; CANNIATTI-BRAZACA, S. G. Importância do ferro em nutrição humana. Nutrire: rev. Soc. Bras. Alim. vol.24, p. 85-104, 2002.

VOGEL, Arthur Israel. et al. Análise Química Quantitativa. Tradução: Júlio Carlos Afonso, Paula Fernandes de Aguiar, Ricardo Bica de Alencastro. 6ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ