Reciclagem e reutilização do papel com alunos da Escola Estadual Tertuliano Ayres

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ambiental

Autores

Chaves de Lima, R.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Gonçalves Fonseca, J. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Marques Leite, Y.F. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Maciel Martins, R.T. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE)

Resumo

Um dos materiais de grande acúmulo nos lixões é o papel que além de causar um problema de poluição, antes ocorre a derrubada de várias árvores para produção desse. A reciclagem é uma das formas de diminuir a quantidade de lixo que chega nos lixões e por isso a conscientização da população é necessária sobre esse assunto e o desenvolvimento de práticas educativas para crianças na escola torna- se um caminho mas fácil de sensibilização e preparação de gerações futuras na Terra. Nesse sentido o presente trabalho descreve uma prática pedagógica desenvolvida numa ação de sensibilização ambiental com as crianças do 4º ano fundamental da Escola Estadual Tertuliano Ayres, localizada no município Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte.

Palavras chaves

reciclagem; papel; conscientização

Introdução

O papel ainda é um material bastante utilizado e muitas vezes de forma demasiada e sem necessidade, entretanto o desperdício desse contribui significantemente para a geração de lixo. No processo de produção do papel, são gerados outros impactos ambientais como a degradação do solo e desertificação causada pela derrubada de árvores como pinus e eucalipto que são plantadas para esse fim, além do grande consumo de água e energia ( quinta atividade industrial em consumo de energia) para a fabricação do papel. Portanto, conforme evidenciados, os problemas que já são causados desde a produção industrial do papel até a sua destinação incorreta causando a poluição do ambiente. Estes fatores merecem atenção e atitudes para minimização destes impactos devem começar pela própria população adotando práticas no cotidiano para amenizar os problemas decorrentes, como a diminuição do consumo exagerado de papel. A acelerada destruição dos recursos naturais do Planeta Terra compromete a sustentabilidade da relação homem-natureza. Nesse sentido, no que tange a resíduos sólidos, adota-se o conceito dos 3R, que serve para produzir mudanças impeditivas da degradação ambiental: Reduzir, diminuindo a quantidade de lixo produzido, Reutilizar, descobrindo novas utilidades aos materiais considerados inúteis, Reciclar, no sentido de dar “nova vida” aos materiais. São maneiras dinâmicas de despertar a consciência quanto ao sentimento de pertencimento à nossa terra e preservação ambiental (SILVA et al, 2012). Assim esse trabalho teve por finalidade desenvolver práticas como oficina e gincana de forma lúdica, divertida e criativa para crianças da escola Tertuliano Ayres, localizada no município de Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte.

Material e métodos

Inicialmente, foi realizada uma palestra (Foto 1), no dia 08 de outubro de 2013 em duas salas do 4° ano(A e B), com um total de 51 crianças, onde foram explorados vários assuntos voltados ao tema da reciclagem. No final foi distribuído um questionário para cada aluno individualmente que após seu preenchimento, foi devolvido aos palestrantes. Estes formulários foram corrigidos e repetidos no término da oficina o que posteriormente permitiu a análise do resultado do trabalho se melhorou ou não a conscientização dos alunos. A 1ª gincana foi realizada no dia 07 de novembro de 2013 e a 1ª oficina de reutilização de materiais reciclável, foi realizada no dia 09 de novembro do mesmo ano que contou com a participação de aproximadamente 22 crianças. Desta forma, podemos dividir esse projeto em três momentos: Momento 1 - Realização de uma palestra (Figura 1A) e distribuição de um questionário para cada aluno com 10 perguntas abordando assuntos relacionados ao lixo na palestra. Momento 2- Realização da 1ª gincana, referente a pesagem de material papel coletado em desuso por parte dos participantes(Figura 1B). Momento 3- Nesta fase, as crianças foram convidadas a participar do desenvolvimento de brinquedos e conhecer de forma descontraída e lúdica, as utilidades dos materiais recicláveis do cotidiano, através da realização da 1ª oficina (Figura 1C). Antes desta atividade, foram expostas várias formas de reutilização do papel e foi combinado que para a turma vencedora, seriam entregues um objeto obtido a partir do material reciclado(Figura 1D).

Resultado e discussão

Após a aplicação dos questionários posteriormente a palestra e a oficina, pode- se avaliar a compreensão dos alunos participantes sobre o assunto abordado. Os resultados podem ser observados na (Tabela 1). Pode-se observar o nível de compreensão dos alunos no decorrer do trabalho na escola, no qual após a 2°aplicação do questionário houve um aumento de 16,5% de acertos na primeira, 19% na segunda, 42% na terceira e 58% na quarta pergunta, respectivamente. Isso se deve ao reforço do assunto nas atividades realizadas após a palestra, quando a gincana e a oficina puderam contribuir de forma prática e divertida na conscientização ambiental das crianças, demonstrando que são maneiras dinâmicas de educar e não somente utilizar o modelo teórico aula/palestra. Na execução da 1ª oficina foi incorporado o material reciclável papel. Buscou-se aguçar o estímulo, desde a infância, do comprometimento com o meio ambiente e com os resíduos que são gerados pelas atividades diárias em suas residências. A proposta de mostrar formas de reutilização do papel e ensinar os alunos a fazer algo com o material que eles reciclaram foi essencial para a concretização na aprendizagem da importância da reciclagem para com o meio ambiente. Além de incentivar a criatividade, a habilidade e a coordenação motora de todas as crianças na confecção do prêmio, o qual foi distribuído apenas para os alunos da sala ganhadora escolhido por eles, mas que permitiu pela realização da mesma pelos os alunos da sala perdedora aprendessem a sua confecção.

Figura 1

A) Momento da palestra, B) coleta do papel, C) oficina para confecção do brinde e D) entrega do brinde.

Tabela 1

Analise de comparação de acertos e erros da 1ª e 2ª aplicação do questionário referente a palestra.

Conclusões

O trabalho para a concretização da oficina,apesar de ter sido árduo e ter apresentado dificuldades próprias,foi bastante gratificante. Percebemos o impacto positivo de uma simples ação de cunho ambiental,quando houve um aumento no nível de compreensão pelos alunos na repetição dos questionários após o estímulo e envolvimento deles na atividade de reciclar na gincana e reutilizar o papel na oficina. As atividades também puderam contribuir no comportamento das crianças na escola,como atitude de jogar o lixo nos baldes de coleta seletiva e minimizarem o desperdício de papel dos seus cadernos.

Agradecimentos

Referências

SILVA, J. I. S.; GOMES, A. D.; CATÃO, M. J. D.; DINIZ, L. L. et al. Reduzir, Reutilizar e Reciclar - Proposta de Educação Ambiental para o Brejo Paraibano. II Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Anais do II Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2004. Disponível em: < https://www.ufmg.br/congrext/>. Acesso em: 20 ago. 2012.

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