A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO SOBRE O LIXO HOSPITALAR E COMO AMENIZAR ESSE PROBLEMA NA CIDADE DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ-PA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ambiental

Autores

Silva, P.S.F. (UEPA) ; Pereira, C.G. (UEPA) ; Silva, L.F. (UEPA) ; Adrielle Augusta de Lima, G. (UEPA)

Resumo

O trabalho teve como objetivo conscientizar a população da cidade de São Miguel do Guamá-PA sobre os riscos e consequências pelo descarte incorreto do lixo hospitalar. Sendo trabalhado através de palestras, foi observado que o público em geral (alunos do ensino fundamental, ensino médio e integrantes da associação de catadores de lixo da cidade) apresentavam pouco conhecimento sobre o assunto explanado. Evidenciou-se ainda, que apesar da falta de conscientização, o público alvo se mostrou muito interessado com o tema se fazendo presente durante toda a palestra, debatendo e tirando dúvidas.

Palavras chaves

Lixo Hospitalar; Conscientização; São Miguel do Guamá

Introdução

A ciência e a tecnologia andam em conjunto, assim contribuíram expressivamente para o desenvolvimento da sociedade trazendo soluções para a cura de doenças e tornando o mundo globalizado. Atualmente, os chamados resíduos sólidos de saúde, que são cerca de 30 trilhões de quilos por ano em todo o nosso planeta, são alocados de qualquer maneira nos aterros sanitários ou lixões. (FERNANDES, 2012) O problema é que esses resíduos estão sendo descartados em locais abertos, não específicos pra esse tipo de resíduo, entrando em contato direto com pessoas, animais e insetos. Tais resíduos quando lançados no meio ambiente sem o devido cuidado trazem riscos ao meio ambiente e a saúde. A manipulação desses resíduos hospitalares e os problemas ocasionados pelo mesmo no meio ambiente representam para a sociedade e para os profissionais de saúde um desafio. Faz-se necessário a prevenção,o controle e a redução desses dejetos para que assim, possamos diminuir os riscos à saúde e ao meio ambiente. Neste sentido,este trabalho objetiva explanar o tema Lixo Hospitalar na cidade de São Miguel do Guamá-PA, visando conscientizar a população e dessa forma transformando a mesma em agentes ambientas que combatam os problemas que afetam a cada dia o meio ambiente.

Material e métodos

O trabalho foi realizado no Parque Ambiental da cidade de São Miguel do Guamá-PA no período dos dias 14 a 25 de abril de 2014, tendo como público alvo à associação de catadores de lixo de São Miguel do Guamá, alunos da escola Padre Leandro Pinheiro e alunos da instituição privada SEI (Sistema de Ensino Incentivo). E para que houvesse um melhor entendimento do público foi usada uma metodologia que se dividiu em 4 etapas: ETAPA 1: No primeiro momento foi realizado um levantamento com o público que participou das atividades, afim de tomar base do conhecimento que estes demonstravam sobre o assunto a ser debatido através da aplicação de um questionário onde foi trabalhado algumas questões como:"O que se entende por resíduos hospitalares?";“Quais os principais contribuintes para causa desse problema?”, entre outras. ETAPA 2: Tendo base do conhecimento que o público detém sobre o assunto, obtivemos mais facilidade na forma de transmitir a informação, aprofundando-se o tema nas parte, principalmente, nas que tinham mais dificuldades, abordando nas palestras o contexto histórico de resíduos hospitalares,os prejuízos materiais, e os danos que o tema abordado causam a saúde. ETAPA 3: Em um terceiro momento foi passado alguns vídeos sobre lixo hospitalar. ETAPA 4: E no final, após a palestra foi dado espaço para que o público pudesse debater acerca do assunto e associarem a problemas enfrentados em seu cotidiano.

Resultado e discussão

Segundo nossa Constituição Federal “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida, impondo ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo para as presentes e futuras gerações.” (art. 225, CF) Todavia não é isso que estamos observando na atualidade, pois, a progressiva produção de resíduos está inter-relacionada com o estilo de vida e com a falta de políticas públicas direcionadas a saúde e ao meio ambiente (FERREIRA, 2004, p. 29). Feita a referência, o objetivo procurado foi, principalmente, a conscientização do público mostrando tudo o que esse problema causa, de tal modo que o mesmo foi alcançado onde serão relatados abaixo: Associação de catadores: A participação dos catadores foi de extrema importância para o minicurso, foram feitas perguntas relacionadas ao tema, no qual eles já tinham um certo conhecimento. Além disso disseram que o tema trabalhado é de suma importância para a sociedade, e que é preciso ser mais abordado,contribuindo assim, para melhor aproveitamento da palestra. Ensino fundamental: A recepção do conteúdo foi meio dificultosa, pois não se tinham um conhecimento sobre o tema. Assim foi utilizando de uma didática que obtivesse mais compreensão por parte desse público, obtendo resultado na palestra. Ensino Médio: esse público foi o mais interativo, a modo que, além do tema trabalhado explanaram também assuntos que tem uma linha de relação com o tema principal, desse modo obtendo um resultado mais aprofundado na palestra.

figura 1

aplicação da palestra sobre lixo hospitalar

grafico 1

Porcentagem do Público em Geral Quanto ao Conhecimento Prévio Sobre o Tema

Conclusões

A disposição, coleta e tratamento dos resíduos nos serviços de saúde é apontada como uma grande preocupação da sociedade moderna em virtude da quantidade que é produzida todos os anos. O atual trabalho obteve seu objetivo através da conscientizando do público que contribuiu para o mesmo. Além do público alvo se mostrarem capazes de conscientizar outras pessoa. Mas não é necessário o fim desse tema que ainda pode ser abordado de várias maneiras para outras pessoas, esse pode ter sido o começo para que haja a diminuição das consequências ao meio ambiente.

Agradecimentos

Referências

BRASIL. Resolução da Diretoria Colegiada n. 306 de7 de dezembro de 2004.
BARBOSA, José Batista Machado. Lixo Hospitalar. Revista do Direito Ambiental, ano 8, n.31, jul/set, 2003.
BOLICK, Dianna. Segurança e Controle de Infecção. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Editores, 2000.
COUTO, Renato; NOGUEIRA, Mauro José; PEDROSO, Tânia. Infecção Hospitalar – Epidemiologia e Controle. Rio de Janeiro: Editora Medsi, 1997.
FERNANDES, Marcus Vinícios Sobral. Lixo Hospitalar na Gestão Ambiental
FERRREIRA, João Alberto. Resíduos Sólidos e Lixo hospitalar: Uma discussão ética.
Caderno de Saúde Pública, V. 11, n. 2, abril/Jun. Rio de Janeiro, 1995.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ