Reutilização da água dos destiladores para deixar o pólo EaD de Currais Novos mais verde

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ambiental

Autores

Oliveira, G.C. (UFRN) ; Oliveira, F.B. (UFRN) ; Campos, M.C. (UFRN)

Resumo

O presente trabalho objetiva um projeto de sustentabilidade que vem sendo desenvolvido no pólo de Ensino a Distância (EaD) de Currais Novos, onde um grupo de alunos do curso de licenciatura em Química, preocupados com o desperdício de água provenientes dos processos de destilação no laboratório de ensino, colocaram em prática um projeto de reaproveitamento dessa água. Ao propor este trabalho aos alunos, se oferece a oportunidade de indicar alternativas simples e ecológicas, quanto ao reaproveitamento deste bem natural, pois, deve-se utilizar recursos naturais de forma consciente, sem comprometer as necessidades das gerações futuras.

Palavras chaves

Reaproveitamento; água dos destiladores; alternativa ecológica

Introdução

“Em 2025,metade da população mundial deverá sofrer com a escassez de água,segundo perspectivas da Organização das Nações Unidas.Um quadro preocupante,que tem provocado discussões,fazendo com que instituições públicas e privadas se movimentem em busca de soluções para a redução do desperdício deste recurso natural(CAVALCANTE et al,2010)”.Nas Universidades,a água é utilizada em diversas atividades relacionadas ao ensino,pesquisa,extensão e administração,mas,principalmente em laboratórios,onde é fundamental para o desenvolvimento dos diversos experimentos.O uso da água em sua forma destilada corresponde a grande parte do total de água consumida na Universidade,sendo que sua obtenção,através dos destiladores,vem contribuindo objetivamente com o aumento do índice de desperdício de água à nível local.Apesar da água utilizada nos destiladores estar em condições de reutilização,pois foi utilizada apenas para resfriar o condensador presente no destilador,muitas vezes é descartada diretamente na rede de esgoto,o que caracteriza grande desperdício.Preocupados com o desperdício de água provenientes dos processos de destilação no laboratório de ensino,e observando a necessidade de arborização no entorno do bloco de laboratórios foi proposto um projeto,onde através de um sistema de canalização,a água chegue até as mudas de árvores plantadas próximas ao laboratório.Desta forma,ocorrerá a integração e aplicação dos conhecimentos técnicos adquiridos em benefício do meio ambiente.Este trabalho tem como objetivo contribuir para a gestão de água em laboratórios EaD da Universidade Federal avaliando a quantidade de água utilizada no processo de resfriamento de destiladores nos laboratórios de ensino de graduação dos Departamentos de Química,indicando alternativa simples e ecológicas.

Material e métodos

O presente trabalho foi desenvolvido no Pólo de Ensino a Distância da UFRN, na cidade de Currais Novos, RN, no ano de 2013, com um grupo de alunos do curso de Química, sob a orientação da tutora de laboratório. A ideia básica consiste na canalização da parede externa do laboratório onde é feita a realização das práticas de destilação, para um local próximo, onde será feita a arborização. O projeto foi dividido em duas partes: a primeira parte do trabalho teve como marco inicial a instalação do sistema de encanamento da água utilizada para resfriar o destilador, que ao invés de ir para a pia segue por um cano para um local no entorno do bloco de laboratório onde ocorrerá o reaproveitamento da água e, a segunda foi a plantação das mudas de árvores de craibeira.

Resultado e discussão

A reutilização da água de maneira consciente é uma alternativa que cada vez vem sendo mais utilizada para compatibilizar a relação demanda/oferta de água e que constantemente vem apresentando tecnologias avançadas e adequadas para sua utilização. Através desta alternativa firma-se um novo conceito de que a água depois de utilizada não pode ser mais descartada, sua adaptação a um novo uso (mediante um tratamento adequado) pode colaborar na redução de escassez hídrica. Segundo Santos e Mancuso (2002), o reuso das águas possibilita, [..] a recuperação de volumes significativos de água, destinados a usos que requeiram padrões menos exigentes de qualidade. Espera-se com este trabalho que além da contribuição na reutilização da água dos destiladores, contribuir também para a arborização do pólo que por sua vez dispõe de bastante espaço para tal. Quem trabalha e lida com destilação de água, tem consciência ecológica e sustentável e ainda não faz o reaproveitamento deste precioso produto, não deve se sentir bem ao ver o líquido saindo do processo de resfriamento na destilação e literalmente sendo lançado no ralo da pia, fato que ainda hoje acontece em muitos laboratórios. Foi feita uma estimativa do desperdício de água durante a destilação de um litro de água e os dados obtidos por meio dessa análise qualitativa mostraram a dimensão do grande desperdício. Como resultado, obteve- se uma média de 18 litros de água tratada para a produção de um litro de água destilada.

Conclusões

Na destilação, a água passa por dentro do destilador e depois é dispensada, de forma contínua, mas ela pode ser usada em várias tarefas rotineiras no próprio local, evitando o desperdício. Esta ideia reaproveitamento da água dos destiladores é simples, mas que faz grande diferença para a reutilização da água que está sendo lançada no ralo da pia em muitas universidades e o benefício não será somente econômico, mas pode-se avaliar que os maiores benefícios gerados deverão ser ambientais.

Agradecimentos

A Deus fonte de inspiração, a minha família e a todos os amigos especiais.

Referências

CAVALCANTE, Dejane Pereira, et al. Avaliação do desperdício de água de refrigeração dos destiladores usados em laboratório de graduação. Ciências Exatas e da Terra. 62ª Reunião Anual da SBPC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 2010.
MANCUSO, Pedro C. S.; SANTOS, Hilton F. dos (Eds). Reuso de água. São Paulo: USP/ Faculdade de Saúde Pública. Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2002.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ