Análise de nitrato e nitrito em água provenientes de propriedades rurais produtoras de Leite.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ambiental

Autores

Silva, D.V. (IFG) ; Santos, J.P.V. (IFG) ; Goulart, S.M. (IFG) ; Santos, D.Q. (UFU) ; Medeiros, M.S. (IFG) ; Silva, A.K. (IFG) ; Silva, C.R.S. (IFG) ; Silva, D.M. (IFG) ; Mendes, I.F.M.S. (IFG)

Resumo

Nitratos (NO3-) e nitritos (NO2-) são substâncias tóxicas que podem estar presentes naturalmente em diversos alimentos, de origem vegetal, animal e na água. O nitrato é tóxico aos seres humanos e se ingerido em excesso pode provocar a metahemoglobinemia, onde é reduzido no organismo a nitrito, que por sua vez compete com o ferro pelo oxigênio livre na corrente sanguínea. O presente trabalho visa verificar a contaminação por íons nitrato e nitrito, em água, e demonstrar a preocupação que se deve ter com a saúde pública dos humanos e animais expostos a esses contaminantes. Foi verificada a presença do composto nitrato em quatro das cinco amostras de água analisadas e, em uma amostra, o teor estará acima do que prevê a legislação vigente o que pode ocasionar risco para a saúde humana.

Palavras chaves

nitrato; nitrito; água

Introdução

Nitrato e o nitrito são considerados contaminantes ambientais de larga expansão nos recursos hídricos, tanto subterrâneos como superficiais, devido ao desenvolvimento e expansão das atividades agrícolas, associadas ao uso de fertilizantes químicos (NETO et al, 2006). O conhecimento dos teores de NO3- e NO2- em amostras de água natural tem despertado grande interesse da sociedade, devido ao grande aumento desses íons, os quais podem causar problemas ao meio ambiente e, consequentemente, à saúde humana (MONSER et al, 2002). Tanto pela sua composição e volume ingerido, a água é um bem essencial à vida, necessária em todas as atividades da produção animal. Os íons nitratos e nitritos podem aparecer como contaminantes da água, um fator preocupante uma vez que esta interfere diretamente na nutrição dos seres humanos e animais (ZBIKOWSKI et al, 2000). A portaria do Ministério da Saúde Nº 518/2004, estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, segundo os padrões estabelecidos pela legislação, os teores máximos tolerados de nitrato e nitrito são de 10,0 mg/L e 1,0 mg/L respectivamente. O trabalho tem como objetivo verificar amostras de água utilizadas na produção de leite, tanto no consumo dos animais quanto na limpeza de utensílios, em relação à presença desses contaminantes.

Material e métodos

Para a determinação dos teores de nitrato e nitrito foram utilizadas fitas reativas (MERCK-QUANTOFIX® NITRATO/NITRITO 0-500 mg/L) as quais detectam a presença de nitrato (10-500 mg/L) e nitrito (1-80 mg/L). As amostras de água foram coletadas em cinco propriedades rurais produtoras de leite que adotam o sistema convencional, no município de Itumbiara/GO. As amostras são de água de superfície que são utilizadas para consumo dos animais e limpeza de tanques, latões e utensílios utilizados na produção de leite. Após a coleta as amostras de água foram armazenadas em frasco de vidro e estocadas a 5°C e ausência de luz para prevenir a redução do nitrato a nitrito. As análises foram realizadas em duplicata onde se adicionou cada amostra de água em um béquer, em seguida mergulhou-se as fitas de teste e foram aguardados 60 segundos para realizar as leituras das fitas por comparação de cor com a escala fornecida pelo fabricante. As análises foram realizadas no laboratório de Química Inorgânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Itumbiara.

Resultado e discussão

Na embalagem que contém as fitas, encontra-se uma escala de cores que varia sua intensidade de rosa claro para rosa escuro de acordo com a quantidade de nitrato e nitrito, a qual indica a concentração destes contaminantes contida nas amostras analisadas, após imergir cada fita na amostra e esperar o tempo necessário para reação, as cores das fitas foram comparadas com a escala, os resultados obtidos estão na tabela a seguir: As repetições das análises confirmaram os mesmos resultados mostrados na tabela 1. Pelos resultados podemos observar que as amostras coletadas nas propriedades rurais, (1), (2) e (3) se encontram no limite máximo de nitrato permissível pela legislação e na amostra (4) a concentração de nitrato excede o valor máximo permitido para o consumo humano. Não foi encontrado nitrato na amostra 5 e em nenhumas das amostras ocorreu presença de nitrito. A água pode ser um dos principais carreadores de muitas substâncias químicas devido ao seu alto poder de solubilidade (SANTOS, 2007). Essas substâncias podem estar presentes no ambiente naturalmente ou em consequência do desenvolvimento das atividades humanas. Por meio dos resultados obtidos nas análises podemos observar que a maioria das amostras está contaminada com nitrato, pois na maioria das propriedades rurais encontramos uma concentração no limite ou fora do padrão de consumo humano previsto pela legislação. O consumo destas substâncias interfere diretamente na nutrição dos seres humanos e animais e pode causar danos à saúde (ZBIKOWSKI et al, 2000). A presença de nitrato na água pode ser meio de contaminação no leite e seus derivados podendo ser confundida com fraude por adição desses conservadores em possíveis análises realizadas por órgãos de fiscalização sanitária.

Tabela 1.

Resultados das análises de nitrato e nitrito nas amostras de água.

Conclusões

Identificar a presença de nitrato e nitrito nas fontes de água utilizadas em atividades humanas deve ser o primeiro passo para buscar meios de reverter os quadros de contaminações por estas substâncias. A presença de nitrato em água utilizada na produção de leite é preocupante pela possibilidade de contaminação através do consumo pelos animais e também pelo contato com os utensílios utilizados o que pode levar esse contaminante ao leite, aos derivados e estes serem ingeridos pelos consumidores. Este trabalho é vinculado ao programa PIBIC do IFG-Câmpus Itumbiara.

Agradecimentos

Ao IFG pela bolsa do PIQS e ao grupo PET Química: Educação, Ambiente e Sociedade.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de vigilância em saúde. Vigilância e controle da qualidade da água para humanos. Brasília, 2006.

CETESB, Significado Ambiental e Sanitário das variáveis de qualidade das águas e dos sedimentos e metodologias analíticas e de amostragem. Companhia Estadual de Tecnologia e Saneamento Ambiental. <http://www.cetesb.sp.gov.br/userfiles/file/agua/aguas-superficiais/variaveis.pdf>

FERNÍCOLA, N.G.G., AZEVEDO, F.A. Metemoglobinemia e nitrato nas águas. Revista Saúde Pública, n. 15, p.242-248, 1981.

MONSER, L.; SADOK, S.; GREENWAY, G. M. et al. A Simple Simultaneous Flow Injection Method Based on Phosphomolybdenum Chemistry for Nitrate and Nitrite Determinations in Water and Fish Samples. Science Direct, Talanta, n. 57, p. 511, Tunísia, 2002.

NETO, A. R. P.; KORN, M. G. Os nutrientes nitrato e nitrito como contaminantes ambientais e alternativas de determinação. Revista virt Candombá, v. 2, n. 2, p. 90–97, 2006.

SANTOS, J. S. Desenvolvimento de metodologias para determinação de nitrogênio. 2007. 102 f. Dissertação (Mestrado em agroquímica) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa Minas Gerais, 2007.

ZBIKOWSKI, Z.; ZBIKOWSKA, A.; BARANOWSKA, M. Content of nitrates and nitrites in raw milk in different regions of the country. Roczniki Pan’ stwowego Zakladu Higieny, v. 51, n. 1, p. 29-35, 2000.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ