Diagnóstico da qualidade das águas dos chuveirões da praia de Boa Viagem-Recife/PE.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ambiental

Autores

Calado, S.C.S. (UFPE/ABQ) ; Almeida, L.S. (UFPE) ; Silva, R.N.S. (UFPE) ; Assunção, A.L.C. (UFRPE)

Resumo

Os chuveirões localizados na areia da praia de Boa Viagem-Recife/PE pode ocasionar riscos à saúde humana e ao meio ambiente, contaminando a água do lençol freático. O presente trabalho analisou as concentrações de Nitrogênio amoniacal, nitrato, nitrito, Fósforo, coliformes totais e termotolerantes (E. coli) das águas dos chuveirões para avaliar se estas concentrações estão dentro dos limites máximos estabelecidos pela Resolução do CONAMA n° 357/2005 para águas salobras de classe I. Foram selecionados 10 pontos de coletas de amostras da água e levadas para análise em laboratório. Os resultados foram realizados em duplicatas constatando- se que as águas dos chuveirões da areia da praia de Boa Viagem-Recife/PE apresentaram índices mais elevados do que o preconizado na legislação.

Palavras chaves

contaminação; águas; praia

Introdução

As atividades econômicas realizadas na areia da praia de Boa Viagem-Recife/PE pelos comerciantes, são desenvolvidas para atender as exigências dos banhistas que evitam entrar na água da praia devido o risco de ataque de tubarões, proporcionando conforto aos mesmos, e transformando o espaço geográfico. Esta adaptação, muitas vezes, é realizada de forma desordenada, podendo tornar-se o princípio da eclosão de inúmeros problemas de ordem ambiental (CARDOSO, 2003). Os chuveirões localizados na areia da praia de Boa Viagem-Recife/PE utilizados pelos comerciantes e banhistas, assim como o local selecionado, a conservação e utilização inadequada dos mesmos, pode ocasionar riscos à saúde humana e ao meio ambiente, contaminando a água do lençol freático (PEREIRA, 2010). Outra forma de poluição está diretamente ligada à permeabilidade da areia da praia, proporcionando a infiltração de agentes contaminantes no lençol freático. Entre os indicadores de água imprópria podem ser citados os índices de Nitrogênio amoniacal, nitrato, nitrito, Fósforo, coliformes totais e termotolerantes(E. coli) (CARDOSO, 2003). A presença desses compostos em valores que estão em desacordo com a legislação vigente é um indicativo de possíveis condições higiênico-sanitárias insatisfatórias que pode estar relacionada a processos naturais ou antropogênicos, onde seu acumulado nos lençóis freáticos pode ser oriundo de derivados de fertilizantes, detergentes, efluentes domésticos e por dejetos de origem animal (ALABURDA, 1998). O presente trabalho investigou se os valores de Nitrogênio amoniacal, nitrato, nitrito, Fósforo, coliformes totais e termotolerantes (E. coli) estão dentro dos limites máximos estabelecidos pela Resolução do CONAMA n°357/2005 para águas salobras de classe I.

Material e métodos

Realizou-se uma visita de 18 à 21 de abril de 2014 para identificar os poços rasos perfurados ao longo da orla da praia de Boa Viagem-Recife/PE. Aplicou-se um questionário a cada usuário responsável (comerciantes) para levantar os dados a cerca da profundidade e o tempo de uso, se os responsáveis conheciam a procedência da água oriunda destes e se os mesmos cobravam pelo uso dessa água. Foram contabilizados 78 poços em funcionamento na praia de Boa Viagem onde a maioria não apresentavam cuidados quanto a manutenção dos mesmos. Segundo os comerciantes, não existe fiscalização quanto a qualidade das águas bombeadas para os chuveirões nesta região. Concomitante ao questionário foi realizado registro fotográfico dos poços e seus usos para balneabilidade. Para identificar a localização de cada poço foi utilizada como referência a numeração dos edifícios da Av. Boa Viagem. No dia 04 de maio de 2014 foram coletadas amostras de 10 pontos (Figura 1), utilizando como critérios de seleção a profundidade(5 a 8 m) e tempo de funcionamento(9 a 30 anos) dos poços. Foram retiradas duas amostras de cada chuveirão, uma com um recipiente de plástico de 500 mL lacrado, e a outra com bolsas de coletas de 300 mL. Durante as coletas também foram determinados o pH e a temperatura das amostras in loco. O material coletado foi levado ao laboratório e analisados em duplicatas. Os parâmetros analisados foram: N.Amoniacal, NO3, NO2, Fósforo Total, Coliformes Totais e E. Coli. Com os valores obtidos foram elaborados os laudos para cada amostra, apresentando o parecer e comparado com os padrões estabelecidos nas Resoluções do CONAMA de nº 357/2005 e de nº 274/2000. Todas as análises seguiram a metodologia do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater(1998).

Resultado e discussão

Os resultados das análises das águas dos 10 pontos de coletas estão apresentados na Tabela 1.O pH está dentro dos padrões estabelecidos.O ponto 10 apresentou o valor para P dentro dos parâmetros, enquanto as outras amostras apresentaram as concentrações de N.amoniacal,NO3,NO2 e P maiores que os permitidos pela Resolução 357/2005, respectivamente, 0,4, 0,4, 0,07 e 0,124 mg/L.Os altos valores encontrados de N. amoniacal indicam contaminação recente e pode estar relacionada à construção precária dos poços e falta de proteção(ALABURDA e NISHIHARA, 1998).A presença de compostos de N2 nos seus diferentes estados de oxidação (Figura 2) é indicativo de contaminação do aquífero(BAIRD,2011).Os altos valores de NO2 indicam processos biológicos ativos influenciados por poluição orgância, podendo significar uma grande atividade bacteriana e carência de oxigênio no curso hídrico(PEREIRA,2004; SILVA, et al,2014).O alto teor de P(Figura 3) pode estar relacionado a processos naturais ou antropogênicos,ocasionando seu acúmulo nos lençóis freáticos derivados de fertilizantes,detergentes e efluentes domésticos.A presença de coliformes(Figura 4) indica contaminação por dejetos de origem animal, sendo provável a existência de outros microrganismos intestinais(FERNANDES,2011).O ponto 3 não apresentou coliformes totais e termotolerante(E. coli).Os pontos 5 e 10 apresentaram as concentrações para E. coli dentro dos valores máximos permitidos. No ponto 4 não foi possível fazer a análise para coliformes, pois a amostra foi danificada no transporte até o laboratório.Os valores elevados de E. coli indicam contaminação recente, podendo estar relacionados a intensa frequência de pessoas em todo percurso da orla de Boa Viagem.

Mapa dos pontos de coletas e Tabela dos Resultados

Mapa dos pontos de coletas de amostras de águas de chuveirão e resultados das análises das águas dos chuveirões da areia da praia de Boa Viagem.

Gráficos das concentrações de N.amoniacal, NO3, NO2, P, coliformes tot

Gráficos das concentrações de N.amoniacal, NO3, NO2, P, coliformes totais e termotolerantes das amostra de águas dos chuveirões na areia de Boa Viagem

Conclusões

Os valores elevados de E. coli nos pontos 1,2,6,7,8 e 9,podem estar relacionados a intensa frequência de pessoas.Outra possível fonte de contaminação seria o descarte inadequado de esgoto,pois próximo ao ponto 09,que apresentou valores de coliforme totais e E.coli>1.600.000,foi encontrado uma tubulação descartando resíduos.As águas dos chuveirões da praia de Boa Viagem estão fora dos valores máximos permitidos de N.amoniacal,NO3,NO2,P,coliformes totais e E. coli para se enquadrarem como águas salobras de classe I,indicando contaminação no aquífero.

Agradecimentos

Aos comerciantes que atuam na areia da praia de Boa Viagem-Recife/PE.

Referências

ALABURDA, J.E.; NISHIHARA, L. Presença de compostos de nitrogênio em águas de poços. Revista de Saúde Pública, n.32,v.2. 1998. p.160-165.
American Public Health Association. Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. 20th Edition, 1998.
BAIRD, C. Química Ambiental. 4ª edição. Porto Alegre: Bockman, , 2011. 844 p.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA. Resolução CONAMA nº 274, de 29 de novembro de 2000.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. Resolução CONAMA nº 357, de 17 de março de 2005.
CARDOSO, A. L. P.; TESSARI, E. N. C.; CASTRO, A. G. M.; KANASHIRO.A. M. I.; ZANATA, G. F. nfluÊncia de Coliforme e Salmonella sp em águas provenientes de abatedouro avícola. Higiene Alimentar, v. 17, n. 111, 2003,p. 73-78.
FERNANDES, A. M. F.; Diagnóstico da Qualidade da Água Subterrânea Em Propriedade Rural no Município de Planalto, RS. 65f. 2011. Dissertação (Curso de Geografia). Ijuí, RS: UNIJUI, 2011.
PEREIRA, J. A. P, et al. Avaliação Bacteriológica da Água de Consumo em Unidades de Alimentação do Recife, PE. Higiene Alimentar, Pernambuco: v. 24 n. 190/191 2010.
SILVA, D. D.; MIGLIORINI, R. B.; SILVA, E. C.; LIMA, Z. M., MOURA, I. B.; Falta de saneamento básico e as águas subterrâneas em aquífero freático: região do Bairro Pedra Noventa, Cuiabá (MT). Engenharia Sanitária Ambiental, v. 19, n. 11, p. 43-52.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ