A SENSIBILISAÇÂO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DOM IDILÍO JOSÉ SOARES QUANTO O DESCARTE DE RESÍDIOS SÓLIDOS GERADOS

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ambiental

Autores

Silva, J.L.A.J.B.M. (IFSERTÃO-PE) ; Ribeiro, F.A.S. (IFSERTÃO=PE) ; Silva, A.L.L. (IFSERTÃO-PE) ; Oliveira, J.C.L. (IFSERTÃO-PE) ; Silva, L.L. (IFSERTÃO-PE) ; Souza, E.P.M. (IFSERTÃO-PE) ; Pessoa, A.S. (IFSERTÃO-PE)

Resumo

Este trabalho consiste em possibilitar aos alunos do nono A, B e C da Escola Estadual Dom Idílio José Soares a compreensão do quanto é importante à separação dos resíduos sólidos na escola, levando em consideração o envolvimento da química na reutilização de produtos descartados. Com base na relevância do tema, este trabalho busca a participação de todos os alunos envolvidos nas atividades, do processo de separação dos resíduos sólidos gerados na escola, a fim de que os demais alunos mantenha sempre o ambiente escolar limpo e saudável. Durante a realização desse trabalho, os alunos participarão ativamente das atividades propostas, sendo elas: uma palestra e uma gincana, usada como intermédio para entusiasmar os discentes e envolve- los de forma atrativa aos cuidados ambientais.

Palavras chaves

Descarte; Resíduos; Reciclagem

Introdução

O presente artigo tenta mostrar aos alunos das turmas de nono ano da Escola Estadual Dom Idílio José Soares, a compreensão e informação sobre a importância da separação dos resíduos sólidos na escola, levando em consideração o envolvimento da química na reutilização de produtos descartados. Nesse sentido, a separação desse material tido como lixo gerado no próprio colégio, tem como relevância a ampliação da sensibilização sobre meio ambiente, envolvendo a questão do lixo e a busca de soluções para amenizá-lo, a fim de sensibilizar os alunos sobre o uso adequado de descarte dos resíduos gerados na própria escola. É de grande importância, até porque, a escola é um espaço privilegiado para se propor mudanças, uma vez que os hábitos de crianças e adolescentes não estão tão arraigados como os dos adultos. Com base na relevância do tema, este trabalho busca a participação de todos os alunos do 9º ano A, B e C nas atividades do processo de separação dos resíduos sólidos gerados na escola a fim de os demais alunos a manter sempre o ambiente escolar limpo e saudável. Vale ressalta que devemos ter em mente que a população precisa mudar conceitos e atitudes, ou seja, mudanças de comportamento, porque estamos vendo lixos sendo acumulados diariamente e sem lugares adequados para sua colocação, no caso sendo jogados em rios, lagos, mares, lugares de proteção ambiental e etc. A prática dessas atitudes inadequadas na nossa sociedade, reforçam o quesito de que ainda a temática sobre o meio ambiente não está sendo trabalhado nas escolas com clareza, então o projeto busca amenizar está situação e se possível incentivar os professores a continuar trabalhando assuntos como este que é de total relevância social.

Material e métodos

Esse trabalho tem como processo metodológico a relação biológica com os alunos dos 9º anos A, B e C, onde nós realizamos um trabalho de sensibilização dos mesmos sobre a importância do descarte correto de resíduos sólidos gerados na escola. Foi realizada uma discussão direta com os alunos através de palestras, discutindo temas com indagações tipo: qual a importância da separação do lixo, como separa-lo e o que não vai para o lixo reciclável. Essa palestra foi realizada com os alunos e apresentaram-se métodos de separação do lixo, qual destino o lixo deve ter de acordo com sua composição e etc. Posteriormente foi realizada uma gincana onde podemos perceber se realmente eles entenderão as lições discutidas e argumentadas nas palestras e no debate. Essa gincana consistiu em dividir os alunos por turma e organiza-los para que os mesmos realizassem na própria escola uma coleta seletiva. Cada turma fez sua coleta e posteriormente foi coletado o lixo de todas, separando-os de acordo com sua identificação nas lixeiras seletivas, e a mesma comprovou aos alunos que toda poluição presente no meio ambiente pode ser minimizada, só depende da compreensão de cada um. A turma que coletou e separou uma quantidade maior do lixo obedecendo- os critérios estabelecidos venceu a gincana, porém todas receberam brindes significativos pelo empenho e ação da equipe. A proposta foi bem aceita por todas as outras turmas que não participaram do projeto, através de ações que contribuem para um processo de bem-estar de todos na comunidade escolar. Porém faltou apenas que no colégio houvesse um programa de segregação do lixo gerado, ou seja, dá destino para o lixo produzido, mesmo assim, o alvo que era envolver todos os alunos dos 9º ano A, B e C em um trabalho como este foi realizado com sucesso.

Resultado e discussão

Como o nosso trabalho tinha como principal foco á sensibilização dos alunos quanto ao descarte de resíduos sólidos gerados na escola, procuramos por meio deste trabalho a participação de todos os alunos matriculados nas turmas do 9º ano A, B e C nas atividades propostas, desde o processo de separação dos resíduos sólidos gerados até o seu descarte correto. Essa proposta veio a fim de manter o ambiente escolar limpo e saudável, é tanto que trabalhos como este, é um passo para a motivação dos professores a realizarem atividades voltadas para o cotidiano do aluno, saindo assim da rotina de aulas tradicionais já conhecidas pelo espaço da sala de aula. Com essa intervenção, acreditamos que há outras possibilidades para atrair a atenção dos alunos, além de trabalhar questões ambientais na escola. Durante a palestra podemos notar que os alunos demostraram curiosidade sobre os temas abordados; fazendo perguntas e questionando sobre o tema discutido. Com aplicação da gincana foi observado que os alunos realmente compreenderam como se dá o processo de separação do lixo doméstico e isso foi comprovado na hora em que eles realizavam a separação por meio da coleta seletiva no próprio colégio, distinguindo plásticos, vidros, metais, baterias e papéis em recipientes já adaptados para o material coletado. Esta experiência nos dá a certeza de que os alunos acompanhados na escola se sensibilizaram quanto ao tema abordado no projeto e a proposta de intervenção a ser continuada pela mesma. Por isso, esse trabalho nos foi bastante significativo, pois conseguimos cumprir todos objetivos esperados na sua elaboração, sem falar que propomos um desafio onde cada aluno deverá ter cuidado com o lixo, separando-o por espécie e contribuindo para com a preservação do meio ambiente escolar e social.

Conclusões

Com base nos resultados obtidos, podemos concluir que este trabalho foi bastante significativo, pois os alunos participaram de todas as atividades previstas, mantendo – se motivados do início ao fim e com isso todos os nossos objetivos foram alcançados. A partir deste sucesso, podemos afirmar que os métodos utilizados eram eficazes e a metodologia adotada foi importante para percebemos o quanto é essencial que existam aulas extraclasses e dinâmicas para a motivação dos alunos no tema a ser tratado, especialmente quando o foco desta abordagem é de total relevância social, no caso meio ambiente.

Agradecimentos

A CAPES pela concessão das bolsas, a Escola Estadual Dom Idílio José Soares pela parceria e ao IFSERTÃO-PE pelo incentivo.

Referências

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SCARLATO, Francisco Capuano. Do Nicho ao Lixo: ambiente, sociedade e educação. São Paulo: Atual, 1992.

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