RECICLAGEM DO OLEO DE COZINHA NA COMUNIDADE APA-ITAPIRACÓ. UMA ALTERNATIVA DE RENDA EXTRA PARA DONA DE CASA. CURSO DE RECICLAGEM DO OLEO DE COZINHA NA COMUNIDADA APA-ITAPIRACÓ

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ambiental

Autores

Costa dos Santos, R. (UFMA) ; Pinto Farias, A.P. (UEMA) ; Mesquita Teles, R. (UEMA) ; Silva, A.B. (UEMA) ; Silva Silva, N.C. (UEMA)

Resumo

A ingestão dos óleos vegetais na dieta humana,são recursos alimentares provedores de energia. Entretanto, o risco do desenvolvimento de doenças crônicas decorrentes de seu consumo inadequado, remete a um controle dos aspectos qualitativo e quantitativo dos óleos utilizados nos processos de fritura. Além da preocupação com prejuízos que poderão ser causados por alimentos preparados por óleos vegetais deteriorados, o prejuízo ambiental causado pelo descarte desses óleos utilizados em frituras são levados em consideração. A fim de fazer o aproveitamento do óleo, juntamente com o ensinamento do processo da fabricação de sabão reutilizando,para que assim estimule a população a obter uma renda,reciclando e assim livrar o meio ambiente dessa poluição.

Palavras chaves

óleos vegetais; meio ambiente; sabão

Introdução

A relevância da ingestão dos óleos vegetais na dieta humana, primordialmente como recursos alimentares provedores de energia, é indiscutível. Entretanto, o risco do desenvolvimento de doenças crônicas decorrentes de seu consumo inadequado, remete a um controle dos aspectos qualitativo e quantitativo dos óleos utilizados nos processos de fritura. Além da preocupação com prejuízos que poderão ser causados por alimentos preparados por óleos vegetais deteriorados, o prejuízo ambiental causado pelo descarte desses óleos utilizados em frituras também deve ser levado em consideração. A fim de fazer o aproveitamento do óleo de fritura, juntamente com o ensinamento do processo da fabricação de sabão reutilizando o mesmo, e para que assim estimule a população a obter uma renda, este trabalho se propõe a fazer a coleta do óleo vegetal utilizado em frituras em residências, restaurantes, hotéis e similares, no sentido de utilizá-lo na fabricação de sabão para diversos usos.O público alvo deste serão famílias da comunidade localizada na APA do Itapiracó, que se situa no município de São Luís, Maranhão, limitando-se ao norte com o conjunto Parque Vitória; ao Sul com o condomínio Itapiracó.O projeto será de grande relevância social, ambiental e acadêmica, tanto para os docentes e discentes que participarão do mesmo, como para a comunidade em que serão realizadas as atividades, uma vez que o mesmo se propõe a contribuir para melhoria da renda das donas de casa, assim como de seus familiares.

Material e métodos

O presente estudo propôs para donas de casa de uma comunidade de São Luís-MA a reutilização do óleo de cozinha para para transformação em barras de sabão e sabão líquido, como forma de reciclagem desse óleo e futura renda extra. Para isto, foi aplicada uma oficina de produção de sabão, com explicações químicas, das reações de forma bem simplificada, para melhor entendimento da comunidade. O óleo de cozinha foi coletado em ambiente próximos e nas casas das moradoras da comunidade.

Resultado e discussão

A prática de reciclagem e do correto descarte do óleo de cozinha ainda são desconhecidos por grande parte da população. A partir da oficina ministrada aos membros da comunidade percebeu-se um novo olhar a cerca dos problemas ambientais causados pelo descarte inadequado e a oportunidade de produzir um produto a partir de óleo de cozinha usados. Percebeu-se que a maioria das donas de casas participantes da oficina não sabia sobre os produtos que podem ser feitos a partir do óleo de cozinha utilizado. A maioria delas também não sabia dos prejuízos ambientais causados pelo descarte incorreto do óleo de cozinha.

Conclusões

A partir da oficina ministrada observou-se a necessidade de um ensino que contemple a contextualização adequada da química ambiental, pois de acordo com os resultados obtidos durante a oficina, percebeu-se um interesse pelo descarte correto do óleo e a sua reutilização para fins econômicos. Dessa forma atingiu-se os objetivos sócio- econômicos- ambientais, pois houve uma contribuição na formação de novos hábitos ambientais levando a uma melhoria na qualidade vida destas pessoas, além de desenvolver nesses habitantes uma consciência ambiental.

Agradecimentos

Referências

DEL RÉ, P. V.; JORGE, N.; Comportamento de óleos vegetais em frituras descontínuas de produtos pré-fritos congelados. Ciênc. tecnol. aliment. 2006, 26, 56.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ