Preservação do Meio Ambiente: Resultado da Educação Multidisciplinar e Reciclagem em uma Escola de Ensino Médio em Ananindeua/PA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ambiental

Autores

Moura, V.F.S. (UVA) ; Silva, V.M.P. (FAQUI-UFPA) ; Figueiredo, P.L.B. (PPGQ-UFPA)

Resumo

Este trabalho teve como objetivo proporcionar e estimular o conhecimento acerca da conscientização ambiental por meio da educação multidisciplinar e reciclagem, com os alunos de ensino médio de uma escola pública de Ananindeua/PA. Os resultados obtidos foram satisfatórios já que os alunos tornaram-se cidadãos informados e conscientes acerca do ambiente em que vivem e por meio da reciclagem que fizeram contribuíram para a preservação de um mundo mais limpo e melhor.

Palavras chaves

educação multidisciplinar; reciclagem; meio ambiente

Introdução

A educação ambiental é o principal instrumento de transformação, sendo fundamental para o desenvolvimento de uma consciência crítica em relação ao meio ambiente, gerando responsabilidade da população nas ações de saneamento e saúde. A educação ambiental tem sido utilizada como instrumento para resolver os problemas associados aos resíduos sólidos, desde a geração, coleta, transporte até a disposição no destino final (SOARES et al., 2007). Os resíduos sólidos, conhecidos como lixo, são resultado de intensa atividade diária do homem em sociedade, podendo ser considerados como fatores preponderantes de sua origem e produção, o aumento populacional e a intensidade da industrialização (ROCHA et al., 2009). Para tal o ensino multidisciplinar de química, biologia e das demais ciências podem ser o instrumento pelo qual a Educação Ambiental deve ser compreendida como um processo de constante aprendizagem que valoriza as diversas formas de conhecimento, visando formar cidadãos com consciência local e planetária. Sendo que, a aprendizagem só será mais eficaz se a prática de ensino for adaptada ao contexto da vida real da cidade ou do meio em que vive o aluno e o professor, como por exemplo incentivando a coleta seletiva do lixo e principalmente de como reciclar e reutilizar esse lixo (ANDRADE et al., 2007). O trabalho teve como objetivo proporcionar e estimular o conhecimento e conscientização sobre o meio ambiente por meio da educação multidisciplinar e reciclagem com os alunos de ensino médio de uma escola em Ananindeua/PA.

Material e métodos

O Trabalho foi desenvolvido em seis turmas do ensino médio nos turnos manhã e tarde, sendo duas do primeiro ano, duas do segundo ano e duas do terceiro ano de uma Escola Pública de Ensino Médio na Cidade de Ananindeua/PA. Primeiramente as professoras de Química e de Biologia articularam-se para preparar o roteiro do trabalho que seguiu as seguintes etapas. 1º Ministrou-se duas aulas acerca do assunto a ser trabalhado; 2º Dividiu-se cada turma em três grupos de trabalhos; 3º Os alunos foram orientados acerca do perímetro onde seria coletado o lixo; 4º Um local foi preparado para depositar o lixo recolhido; 5ª Reciclagem do material recolhido; 6º Comemoração da inauguração do Jardim feito pelos alunos com material reciclado. 7º Aplicação do Questionário para os alunos; Primeiramente como segue a ordem descrita anteriormente, as professoras de química e biologia ministraram em articulação duas aulas englobando: Meio Ambiente e sua importância, Lixo e o quanto prejudicam o Meio Ambiente, Reciclagem envolvendo garrafas pet, pneus e plantio de mudas de plantas (Figura 2). Em seguida dividiu-se cada turma em três grupos sendo dois para cada tipo de lixo a ser recolhido e um para aquisição de mudas de plantas. Sempre orientando os alunos do perímetro o qual seria coletado o lixo a ser reciclado. Posteriormente houve a reciclagem do lixo e uma comemoração de inauguração do jardim feito com o material reciclado. Por último foi feito um questionário com cada aluno afim de analisar o resultado da metodologia aplicada e do conhecimento adquirido.

Resultado e discussão

Os resultados do trabalho foram extremamente satisfatórios, já que os alunos coletaram mais de 2500 garrafas pet e 100 pneus no período de 20 dias. Material coletado em suas próprias residências, nas vizinhanças, em bares, restaurantes, oficinas e nas ruas do próprio bairro dentro do perímetro determinado pelas professoras e a direção da escola. Com os pneus foi feito um jardim na escola juntamente com as garrafas pet e as mudas de plantas, o jardim que recebeu o reconhecimento de todos os funcionários da escola, pais e visitantes, já que foi feito uma comemoração de inauguração do mesmo. Os resultados obtidos com a aplicação dos questionários com os estudantes chegaram a impressionar, pois 90% dos alunos afirmaram nunca ter feito coleta seletiva e nem reciclado o lixo. Outro fato importante foi que 100% afirmaram ter melhor aprendizagem com a metodologia aplicada, onde houve interdisciplinaridade das disciplinas de química e biologia com a finalidade de reciclar o lixo para a preservação do meio ambiente. Isso foi muito gratificante, pois no desenvolver desse trabalho integrado todos ganharam, os alunos adquiriram melhor e maior conhecimento, as professoras maior satisfação em transmitir o conhecimento para formação não apenas de alunos, mas sim de cidadãos mais conscientes do mundo em que vivemos por ter menos lixo que o contamine e o agrida dando a nós mesmos melhor qualidade de vida. Os dados referentes a esta constatação podem ser visualizados na Figura 1. Luvielmo (2007) caracteriza a Educação Ambiental como uma educação baseada em conceitos de valores sociais, políticos, econômicos, éticos e culturais. Logo defende que só assim poderá se formar uma consciência ambiental nas pessoas.

Figura 01.

Resultados de alguns itens do questionário aplicado aos alunos

figura 02

Imagens do material coletado e reciclado.

Conclusões

Dentro deste contexto, a interdisciplinaridade executando ações planejadas de forma racional e integradas, levou ao gerenciamento adequado do lixo, ajudando a concretizar de forma mais eficaz a transmissão e, consequente, construção do conhecimento para a formação de cidadãos que respeitem o espaço físico sem torná- lo nocivo ao homem, preservando o Meio Ambiente e obtendo melhor qualidade de vida para as gerações atuais e futuras.

Agradecimentos

SEDUC-PA e Universidade Federal do Pará (UFPA)

Referências

ANDRADE, F. M. P; OLIVEIRA, D. F. Reciclegem do papel: A educação ambiental no ensino de Química. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 47, 2007. Natal, Livro de resumos dos 47 Congresso Brasileiro de Química. Natal, 2007,p. 171.

LUVIELMO, F. E. Educação Ambiental: Implicações epistimológicas de suas origens, fundamentos, características e seus rumos na atualidade sócio-educacional. Revista Espaço Acadêmico. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: <HTTP:/WWW.espacoacademico.com.br/071/71encarnação.htm>. Acessado em 15 de julho de 2014.

ROCHA, J. C; ROSA, A. H; CARDOSO, A. A. Introdução a Química Ambiental. 2º Ed; São Paulo: bookmam, 2009. P. 223-252.

SOARES, L. G. C; SALGUEIRO, A. A; GAZINEU, M. H. P. Revista Ciência & Tecnologia; centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Católica de Pernambuco. lilianegadelha@yahoo.com.br; aas@unicap.be; helena@unicap.br. Ano 1. n. 1. Julho-dezembro 2007.

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