Oficina de Sabão de Óleo de fritura no município de Manaquiri-AM

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ambiental

Autores

Silva, A.C.A.D. (SEDUC-AM/CRQ-14ª REGIÃO/IFAM) ; Nascimento, M.D. (IDAAM/CRQ-14ª REGIÃO) ; Assis Junior, P.C. (UEA/SEDUC-AM) ; Silva, F.R. (IELJA) ; Bulcão Bringel Junior, S.R. (FACULDADE MARTHA FALCÃO) ; Souza, A.P. (IFAM/CRQ14ª REGIÃO) ; Cardoso, G.L. (UFAM /SEDUC-AM)

Resumo

O presente trabalho foi realizado na Escola Estadual Anselmo Jacob no município de Manaquiri, Estado do Amazonas envolvendo discentes do ensino médio, bem como representantes da comunidade em geral. Com o intuito de alertar sobre a relevância da preservação ambiental, levou- se orientações acerca da reutilização do óleo de fritura para produção de sabão. Ações como estas promovem a sensibilização da sociedade através da Educação Ambiental.

Palavras chaves

SABÃO; ÓLEO DE FRITURA; EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Introdução

Os problemas causados pelo descarte incorreto no meio ambiente são conhecidos, o que levou o Conselho Regional de Química 14ª Região (CRQ-XIV) a proporcionar ao município de Manaquiri (AM) a Oficina de Produção de Sabão. Os resíduos de óleo de fritura são normalmente descartados no esgoto ou até mesmo enterrados o que se configura um destino inconveniente devido, sobretudo, a possibilidade de contaminação de lençóis freáticos. O óleo de fritura polui os rios por conter carga orgânica elevada que, em sua digestão, requer oxigênio dissolvido, essencial à respiração dos peixes e outras formas de vida. Tal fato também contribui para formar um filme flutuante que prejudica a oxigenação das águas, já que não são miscíveis. A Educação Ambiental nasce como um processo educativo que conduz a um saber ambiental materializado nos valores céticos e nas regras políticas de convívio social e de mercado, que implica a questão distributiva entre benefícios e prejuízos da apropriação e do uso da natureza. Ela deve, portanto, ser direcionada para a cidadania ativa considerando seu sentido de pertencimento e corresponsabilidade que, por meio da ação coletiva e organizada, busca a compreensão e a superação das causas estruturais e conjunturais dos problemas ambientais (SORRENTINO et al,2005). O trabalho teve como objetivo levar a informação sobre a poluição causada pelo descarte incorreto do óleo de fritura, abordando o assunto com uma linguagem acessível, levando a educação ambiental à comunidade através de oficinas lúdicas. Nesse processo, busca-se despertar a preocupação coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica.

Material e métodos

As oficinas foram realizadas na Escola Estadual Anselmo Jacob no município de Manaquiri (AM), sendo dividida em parte teórica, pratica e entrega de produto. O óleo foi coletado pela comunidade em barracas de venda de pasteis no município. Na aula teórica foram abordados os tópicos de educação ambiental, poluição, preservação do meio ambiente e conceitos químicos, como reações orgânicas, reações de saponificação, reação de esterificação. Na segunda etapa da oficina foi realizada a produção de sabão através do óleo de cozinha usado, coletado na comunidade. Foram realizadas duas oficinas com 30 participantes em cada, sendo os participantes divididos em grupos de cinco pessoas. Todos os participantes receberam mascaras e luvas e produziram seu próprio sabão. No processo de confecção foram utilizados 2 litros de óleo de cozinha usado, 350g de soda em escama e 350 ml de água. Foi Dissolvida a soda cáustica na água em um balde. Em seguida foi acrescentado o óleo, já coado. Foi misturado até engrossar (cerca de 20 a 30 minutos), despejando o conteúdo em recipientes e aguardando a secagem. A ultima etapa foi marcada pela entrega das barras de sabão para cada participante da oficina.

Resultado e discussão

As oficinas foram realizadas em parceria com Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, tendo a participação de 60 pessoas, sendo alunos do ensino médio e comunidade. Possibilitando a sensibilização das questões abordadas sobre poluição e meio ambiente, capacitando os participantes a produzirem o sabão a partir do óleo de fritura. Ao serem questionados sobre a importância dessas oficinas, 100% dos participantes responderam que essas ações são significativas no desenvolvimento sustentável da comunidade. Contribuindo para o reaproveitamento do óleo e descarte correto. No final das oficinas, deixou-se a indagação aos participantes, sobre a possibilidade de montarem cooperativas, para coleta de óleo de cozinha para produzir o sabão e distribuir entre a comunidade. O resultado obtido foi satisfatório, visto que atingiu-se o objetivo. Como pode-se observar na Figura 1 e Figura 2, que demonstra a participação na oficina e entrega do produto final. O trabalho aplicado em uma escola pública faz gerar agentes fortalecedores no combate a devastação ambiental e, principalmente, indivíduos com visões de mundo menos consumistas e mais comprometidos em ajudar a natureza, uma vez que o compromisso, o conhecimento e a sabedoria de quem ensina inspiram no discente a admiração e o amor pelo Planeta Terra.

Figura 1

Participação dos alunos na Oficina de Produção de Sabão e entrega do produto final.

Figura 2.

Participação dos alunos na Oficina de Produção de Sabão e entrega do produto final.

Conclusões

A aplicação do projeto possibilitou a percepção, com mais clareza do potencial de mobilização da comunidade de manaquiri em torno da temática ambiental (óleo de cozinha = sabão), principalmente a partir da ampliação das discussões e da ação aplicada na escola sobre o fato das consequências que o óleo de cozinha jogado no meio ambiente pode trazer para o Planeta Terra.

Agradecimentos

Agradecemos o apoio da SEDUC AM e a equipe do Conselho Regional de Química XIV Região.

Referências

RIBEIRO, E. M. F.; MAIA, J. O.; WARTHA, E. J. As questões ambientais e a química dos sabões e detergentes. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p. 169-175, 2010.
SORRENTINO et al, Educação ambiental como política pública, 2005.
OLIVEIRA, A. M. C. A química no ensino médio e a contextualização: a fabricação de sabão como tema gerador de ensino aprendizagem. Natal: UFRN, 2005.
MOUSINHO, P. Glossário. In: Trigueiro, A. (Coord.) Meio ambiente no século 21.Rio de Janeiro: Sextante. 2003).

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ