USO DO IQA PARA AVALIAR A QUALIDADE DA ÁGUA DO PERÍMETRO IRRIGADO SENADOR NILO COELHO - PETROLINA-PE.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ambiental

Autores

Santos, E.A. (IF-SERTÃO PE) ; Silva, P.T.S. (EMBRAPA) ; Sousa, J.N. (EMBRAPA) ; Junior, (ITEP) ; Boareto, L.C. (ITEP) ; Martins, I.G. (IF-SERTÃO PE) ; Souza, L.S.S. (IF-SERTÃO PE) ; Silva, H.V.C. (IF-SERTÃO PE)

Resumo

Uma das ferramentas para avaliar e monitorar um corpo hídrico é o Índice de Qualidade da Água (IQA). Este trabalho teve por objetivo avaliar a qualidade da água do canal de Irrigação no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho por meio do IQA. Foram coletadas amostras de água por toda extensão do canal e foram analisados nove variáveis (coliformes fecais, potencial hidrogeniônico (pH), demanda bioquímica de oxigênio (DBO), nitrogênio total, fósforo total, temperatura, turbidez, sólidos totais e oxigênio dissolvido (OD). Os resultados obtidos indicaram que a classificação da água em todo o canal variou de BOA a ÓTIMA, embora o fósforo total e o nitrogênio total excederam os limites estabelecidos pela resolução CONAMA Nº357/2005.

Palavras chaves

IQA; Canal de Irrigação; Monitoramento

Introdução

O canal de irrigação do Perímetro irrigado Senador Nilo Coelho tem como fonte de água o reservatório da barragem de Sobradinho – BA, construída no rio São Francisco, a 748 km de sua foz. Está localizado nos Municípios de Casa Nova (BA) e Petrolina (PE), no Submédio São Francisco. Neste perímetro, a água percorre o canal em toda sua extensão a céu aberto sem proteção alguma quanto a possível contaminação por produtos químicos e biológicos. Estas águas são utilizadas, sem tratamento, para a irrigação e no abastecimento das agrovilas. Uma das maneiras de se avaliar a qualidade da água de forma simples, avaliando sua qualidade no tempo e no espaço e facilitando a interpretação da grande quantidade de indicadores analisados é por meio do índice de qualidade da água (IQA) (MENEZES et al., 2013). Esse índice foi desenvolvido pelo National Foundation Sanitation (NFS) e em 1976 foi adaptado pela CETESB e baseia-se na análise de nove variáveis: coliformes fecais, pH, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), nitrogênio total, fósforo total, temperatura, turbidez, sólidos totais e oxigênio dissolvido (OD). Esse índice permite avaliar a condição de utilização da água para fins de abastecimento público, classificando-a de péssima a ótima. O objetivo desse trabalho foi avaliar a qualidade da água do canal de irrigação do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, empregando o IQA.

Material e métodos

Esse estudo foi realizado no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho. O projeto está localizado à margem esquerda do rio São Francisco, no município de Petrolina-PE, cuja área irrigável abrange também o município de Casa Nova- BA, na região do Submédio São Francisco (DINC, 2014). Para a realização do trabalho, foram selecionados 12 pontos, sendo o primeiro ponto de coleta na Barragem de Sobradinho no rio São Francisco, e os demais ao longo do canal principal próximo as estações de bombeamento em aproximadamente 60 Km de extensão. Os pontos foram georrefenciados com auxílio de um GPS. As coletas de água do canal foram realizadas no período seco (Agosto e Outubro de 2013) e chuvoso (Janeiro e Março de 2014). A temperatura da água, turbidez, oxigênio dissolvido e pH foram determinados no momento da coleta. As demais análises (sólidos totais, turbidez, temperatura, oxigênio dissolvido, pH, DBO, nitrogênio, fósforo total e coliformes fécais) foram realizadas segundo metodologia do Standard Methods Analysis Water and Wastewater (APHA, 2012). Para calcular o IQA foi usada a metodologia proposta pela CETESB com base na National Sanitation Foundation (NSF).

Resultado e discussão

Na tabela 1, são apresentados os valores do IQA calculados para as quatro campanhas estudadas. A água do canal de irrigação em toda sua extensão foi classificada de boa a ótima nas quatro campanhas de acordo com IQA, pois seus valores ficaram entre 66 e 86 (CETESB, 2005). De acordo com os resultados obtidos com o cálculo do IQA, a água do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho esta muito próxima das características naturais ou níveis desejáveis, embora foi observado teores de nitrogênio total e fósforo acima da legislação CONAMA 357/2005. Na figura 1, estão apresentados os teores de Fósforo total para as quatro campanhas estudadas e comparada com a resolução CONAMA 357/2005 (fósforo total para um rio classe I e II considerando o ambiente lótico é 0,1 mg L-1). Em relação ao fósforo, observa que na 4º coleta a maioria dos pontos analisados apresentaram teores de fósforo acima da legislação, isso pode ser atribuído a drenagem pluvial de áreas agrícolas. Em relação ao nitrogênio total, observa-se que na maioria dos pontos teve seus valores altos. Isso pode ser explicado pelo escoamento da água das chuvas que receberam fertilizantes para dentro do canal de irrigação. Sabe- se que o fósforo e o nitrogênio são dois nutrientes, que mais contribuem para eutrofização dos corpos hídricos, por conta disso deve-se fazer um estudo aprofundado das águas desse canal de irrigação para detectar a fonte de contaminação desses dois indicadores.

Tabela 1

Na tabela 1, são apresentados os valores do IQA calculados para as quatro campanhas estudadas.

Figura 1

Teores de fósforo total no canal de irrigação Senador Nilo Coelho.

Conclusões

O uso do cálculo do IQA permitiu avaliar de forma simples a qualidade da água do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho, sendo classificada de boa a ótima, embora os teores de nitrogênio e fósforo precisam ser melhor investigados. Outros estudos de monitoramento precisam ser realizados frequentemente para prover informações sobre a dinâmica do canal.

Agradecimentos

FACEPE e EMBRAPA SEMIÁRIDO.

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DAS ÁGUAS (BRASIL). Região Hidrográfica do São Francisco. Disponível em: http://pnqa.ana.gov.br/IndicadoresQA/IndiceQA.aspx. Acesso em: 31 Julho 2014.
APHA - AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION - AMERICAN WATER WORKS ASSOCIATION - WATER ENVIRONMENT FEDERATION. Washington, DC, USA. Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 22th edition, 2012.
CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental. Relatório de Qualidade das Águas Interiores do Estado de São Paulo. São Paulo, 2005.
CONAMA, Resolução nº 357, de 17 de março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providencias.. Diário Oficial da União: República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 18 mar. 2005. Seção 1.
DINC - Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho. Disponível em: <http://dinc.org.br/?page_id=111>. Acesso em: 26 de julho de 2014.
MENEZES et al., Índice de qualidade de água (IQA CCNEME) aplicado a avaliação de aquíferos do estado do rio de janeiro. Revista águas subterrâneas, Junho, 2013.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ