Análise do Ensino sobre Meio Ambiente: Uma relação entre o ensino de química, Sustentabilidade e o Lúdico

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, M.P. (IFPI-CAMPUS PICOS) ; Carvalho, J.A.A. (IFPI-CAMPUS PICOS) ; Araujo, J.L. (IFPI-CAMPUS PICOS) ; Fe, B.S.M. (IFPI-CAMPUS PICOS) ; Sousa, A.H.R. (IFPI-CAMPUS PICOS) ; Alves, V.C. (IFPI-CAMPUS PICOS) ; Junior, J.C.S. (IFPI-CAMPUS PICOS) ; Silva, W.A.L. (IFPI-CAMPUS PICOS) ; Barao, A.A.F. (IFPI-CAMPUS PICOS) ; Passos, M.H.S. (PROFESSOR IFPI CAMPUS PICOS)

Resumo

Os PCN’s sugere Temas Transversais sobre a Educação Ambiental(EA), que em química tem como fundamental importância efetivar o processo de ensino e aprendizagem na compreensão dos problemas ambientais na escola e na comunidade em que se vive.O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado de uma analise de ensino e aprendizagem dos adolescentes a respeito da educação ambiental. Este trabalho foi realizado na unidade de ensino Desembargador Vidal de Freitas, onde se verificou o desempenho dos discentes em relação à temática meio ambiente, no qual ficou explícito que o grupo escolar expõe pouco conhecimento a cerca de questões ambientais consideradas relevantes para os seres vivos e para o planeta.

Palavras chaves

Qiumica Ambiental; Sustentabilidade; Ensino

Introdução

Atualmente há uma grande preocupação em promover nas pessoas a questão da conscientização a cerca dos problemas ambientais que o mundo contemporâneo está submetido. Sendo a educação ambiental voltada para uma educação cujo desígnio é a propagação do conhecimento sobre o meio ambiente, se faz uma ferramenta de suma importância, a fim de ajudar a preservar e a utilização sustentável dos recursos naturais.Sustentabilidade, tem sido assunto de grande relevância no que se remete à manutenção da capacidade de sustentação dos ecossistemas. A medida que a população cresce, é necessário cada vez mais, produção em gêneros alimentícios, a redução de emissão de gases poluentes, a busca pela redução de resíduos sólidos produzido pela população. Isso significa que muitos não se importam com as consequências que isso possa trazer ao planeta. Então, transformar, tem sido tema principal para oferecer as gerações futuras melhor qualidade de vida e a melhor maneira de transmitir esse conhecimento não poderia ser outro lugar senão a vida cotidiana e na escola, sendo que, a sustentabilidade está sendo desenvolvida para amenizar e melhorar a percepção das pessoas em relação os resíduos sólido se, meio ambiente ( Andrade. J. B.) Desde que se tem conhecimento ninguém teve preocupação ou o cuidado de descartar corretamente os resíduos, sejam eles de ordem orgânica, tóxicos, garrafas e tantas outros. É nesse contexto que surge o termo SUSTENTABILIDADE, esse que se remete principalmente a reciclar, reutilizar e reduzir, tenta buscar a médio ou longo prazo amenizar os efeitos daninhos que se acumulou ao longo do tempo (Vizentin C.R; Franco C.R pag 44 )

Material e métodos

Para a realização desse trabalho foi desenvolvido uma pesquisa de conscientização com 62 (sessenta e dois) alunos da referida instituição com alunos de 3º “A” e “B” do turno da manhã do ensino médio na unidade escolar Desembargador Vidal de Freitas na cidade de Picos- Piauí. Para desempenhar essa tarefa, inicialmente foi introduzido aos alunos um questões com múltipla escolha para analisar o índice de sustentabilidade familiar que se segue: 1)Já ouviu falar em sustentabilidade? a) sim, várias vezes; b) não, nunca ouvi; c) sim, poucas vezes; 2) O que você entende por sustentabilidade?a) É uma prática de desenvolvimento que visa preservar o meio ambiente; b) É uma forma para se viver bem; c) É só uma expressão que está na moda, mas logo passa; 3)O que fazer com o lixo de gerado em casa?a) separar para coleta; b) jogar em um terreno baldio; c) colocar em um saco de lixo sem separá-lo; 4) Ao escovar os dentes ou ao lavar as louças de sua casa você:a) Deixo a torneira aberta; b) Abro só para lavar a boca ou no momento de enxaguar a louça; c) Não me importo ou não presto atenção nisso; 5) Como utilizar a luz em casa?a) Acender todas; b) Ligar apenas de alguns cômodos;c) Acender do cômodo em que estiver; 6) Que tipo de lâmpadas deve-se usar em casa? a) lâmpadas incandescentes;b) lâmpadas fluorescentes; c)fluorescentes e incandescentes;7) Se você compra algum produto na rua como quentinha, refrigerantes, bombons, etc; a) Joga fora, na rua; b) Leva para casa para o processo seletivo; c) Espera encontrar uma lixeira para descarta-lo; 8) O que acontece com o óleo de cozinha utilizado na sua casa? a) Joga fora, no ralo da pia; b)Nunca prestei atenção;c) Armazena para fabricação de sabão; 9)Recebem dos pais incentivos para uma convivência sustentável.a) sim; b)as vezes c) não.

Resultado e discussão

É necessário que além de incentivar a reciclagem, é imprescindível que os jovens sejam educados a economizar e a reutilizar itens que podem ser transformados em novos produtos ou ao menos que seja encaminhado e separado de forma correta.Durante a pesquisa85% dos discentes relatou que poucas vezes ouvem o contexto “sustentabilidade”, afirmação sustentada pela falta de informação; 87% sabem que “sustentabilidade” é um meio de conservação do meio ambiente e relataram a falta de consciência; 82,5% dos alunos disseram não importa-se com a torneira aberta, não preocupam-se com a quantidade de água gasta para escovar os dentes ou lavar as louças; 42% ligam as luzes de alguns cômodos e 43% afirmam ligar apenas no cômodo em que estão; 66,5% usam lâmpadas fluorescentes ;52% reutilizam o óleo de cozinha para a confecção de sabão e 48% jogam fora não tendo consciência que esta ação pode ocasionar a poluição dos lençóis freáticos; 98% dos alunos afirmam que não se preocupam em descartar lixo em qualquer lugar e alegam a falta de lixeiras que deveriam está espalhadas pelas ruas da cidade e por fim 85% dos discentes dizem não receber incentivos à sustentabilidade no seu cotidiano e 15% dizem que sim, no que diz a respeito a economia de água ou energia, e sim na economia em relação ao valor das tarifas a serem pagas por estas. Assim a economia se dá por necessidade.

Conclusões

Em meios aos fatos aqui apresentados, conclui-se na verdade que, a química ambiental assume um papel fundamental na importância de concretizar a metodologia em ensinar- aprender os problemas ambientais no ambiente escolar e comunidade local.É necessário que as instituições de ensino abracem essa causa e que ensine aos jovens do mundo contemporâneo a preocupar-se com o planeta, promovendo uma abordagem dinâmica. Com os avanços das tecnologias, as instituições o termo “Química Ambiental”, embora relevante,tem sido um elemento de pouca importância nas unidades de ensino.

Agradecimentos

Agradeço a Deus, aos meus amigos, professores e a escola Desmbargador Vidal de Freitas.

Referências

BRASIL. A Lei N° 9.793. A Educação Ambiental tornou-se lei em 27 de Abril de
1995.
VIZENTIN,Caroline Rauch; FRANCO,Rosemary Carla. Meio Ambiente:do conhecimento cotidiano ao cientifico: metodologia, ensino fundamental,1º. ao 5º.ano – Curitiba: Base Editorial, 2009.
MILLER , G.Tyler.Ciência Ambiental. São Paulo:Cengage Learning,2008.
FONSECA,Martha Reis Marques da.Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. São Paulo: FTD,2010.
Lixoeletrônico. Disponível em:http://www.suapesquisa. com/o_que_e/lixo_eletronico.htmAcesso em 16/05/2014
Aquecimento global. Disponível em:http://www.suapesquisa.com/pesquisa/efeitos_aquecimento_global.htm. Acesso em 20/05/2014


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