ATIVIDADES LÚDICAS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM E MOTIVAÇÃO PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Ximenes, M. (UVA) ; Bezerra, A. (UVA)

Resumo

A dificuldade e a falta de interesse dos alunos pela Química é bastante perceptível no ensino médio. Uma forma de incentivo a estes e até ao próprio professor é a aplicação de jogos. O objetivo principal deste trabalho foi preparar atividades lúdicas que podem ser aplicadas em momentos distintos das aulas, como no conhecimento prévio, no processo de aprendizagem, e na revisão do conteúdo estudado, assim como verificar a eficácia destas. Os jogos foram aplicados em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola estadual do município de Groaíras. Após análise dos resultados chegou-se a conclusão que essa metodologia de ensino gera maior participação dos alunos, eles se sentem mais motivados a estudar os conteúdos e como consequência melhora o rendimento escolar.

Palavras chaves

Atividades lúdicas; Motivação; Aprendizagem

Introdução

As atividades lúdicas têm sido apontadas por alguns pesquisadores como uma forma de minimizar os problemas que os alunos enfrentam em relação à disciplina de Química. Segundo Cunha (2012), os jogos quando levados a sala de aula, proporcionam diferentes formas para aprendizagem e desenvolvimento de valores, tornando este recurso didático de grande importância para o ensino de Química. Os jogos são indicados como um recurso didático educativo que pode ser usado em momentos distintos, como apresentação de conteúdos, revisão de conceitos importantes e avaliação dos conteúdos já estudados (CUNHA, 2004 apud LIMA et al. 2011). Dentro desse contexto este trabalho tem como objetivo preparar atividades lúdicas que possam ser aplicadas em momentos distintos das aulas pra se perceber o conhecimento prévio dos alunos, o seu processo de aprendizagem, assim como revisão do conteúdo estudado, de forma a contemplar algumas competências e habilidades exigidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino Médio. Também pretende-se verificar a motivação dos alunos diante da aplicação dessas atividades.

Material e métodos

As atividades foram aplicadas em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola estadual do município de Groaíras, no estado do Ceará. As atividades foram distribuídas em quatro aulas na referida turma. Na primeira aula aplicou- se o jogo do conhecimento prévio para saber o conhecimento que os alunos já têm e que é necessário para que se possa introduzir o novo conteúdo. As duas aulas seguintes foram realizados os jogos de desenvolvimento conceitual com os temas fração molar e introdução a diluição, respectivamente. Após os jogos foram aplicados questionários sobre o conteúdo da aula. Na quarta aula aplicou-se o jogo RE-VI-SAN-DO com a intenção de revisar o conteúdo repassado nas duas aulas anteriores. Além dos jogos foi aplicado um questionário para os alunos e um para o professor da disciplina sobre a importância das atividades lúdicas.

Resultado e discussão

A partir dos questionários e observações foram obtidos os seguintes resultados. Na dinâmica do conhecimento percebemos o que os alunos já sabiam, poucos dominavam a matéria outros sabiam apenas o suficiente. Nas atividades de desenvolvimento conceitual percebemos que no conteúdo de fração molar apresentaram uma grande dificuldade por se tratar de cálculos, pois somente 16% dos alunos responderam corretamente todas as questões. O conteúdo de introdução a diluição despertou um maior interesse nos alunos, consequentemente um melhor aprendizado. O questionário foi respondido com mais interesse e não houve tantas dúvidas com relação às respostas das perguntas. Na aula de revisão do conteúdo estudado percebemos que os alunos assimilaram bem o conteúdo de introdução a diluição e houve um pouco mais de dúvida em relação a fração molar. O questionário de avaliação das atividades lúdicas mostrou que os alunos gostaram dessa metodologia de ensino, 91% afirmaram que aprenderam o conteúdo de química através das atividades lúdicas, 98% afirmaram também que concordam com a utilização das atividades como estratégia de revisão do conteúdo estudado. Além disso, 95% dos alunos se sentiram motivados a estudar Química.

Conclusões

É importante a introdução dessa metodologia de ensino em alguns momentos das aulas, pois se tornam mais interessantes e desvincula o tradicionalismo das aulas teóricas. As competências e habilidades são atingidas a medida que o conteúdo é repassado com clareza no decorrer dos jogos contribuindo para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, além de proporcionar motivação ao estudo.

Agradecimentos

A Deus, a professora Ângela Cristina Sampaio Bezerra, a diretora e ao professor de Química da EEM Monsenhor Linhares.

Referências

CUNHA, M. B. da. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química Nova na Escola, Vol. 34, Nº 2, p. 92-98, maio 2012.

LIMA, E. C. et al. Uso de Jogos Lúdicos Como Auxílio Para o Ensino de Química. Educação em foco: Unisepe, 3 ed., março de 2011.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ