O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL NA LICENCIATURA DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

da Luz, M.M. (IFPI CAMPUS PICOS) ; da Costa Pimentel Machado, I. (PROFESSORA IFPI CAMPUS PICOS) ; de Sousa Leal, J. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Leal, N.J. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Leal Araújo, A.M. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Lima, M.J.L. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Santos Mendes, M.J. (IFPI CAMPUS PICOS)

Resumo

O presente trabalho relata o resultado de uma pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Teve como objetivo avaliar a influência do PIBID na formação dos licenciandos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, que teve como metodologia de análise a análise de conteúdo. O universo pesquisado foi o de todos os estudantes do curso de Licenciatura em Química do Campus Picos, bolsistas do PIBID, tendo como amostra 24 estudantes, correspondendo a 30% dos alunos matriculados. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas, relativas a influência do PIBID na formação do professor. Como resultado, concluímos que o PIBID contribui efetivamente na formação do professor, a partir das experiências proporcionadas aos alunos.

Palavras chaves

Formação de professor; Ensino da Química; PIBID

Introdução

A formação de professores no Brasil sempre esteve presente nas discussões acadêmicas, em especial, na área das ciências da natureza. Por outro lado, aumenta o número de políticas públicas para o atendimento aos diversos problemas que a envolve, políticas essas locais, regionais e nacionais. No sentido de, dentre outros, "incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, contribuir para a valorização do magistério e elevar a qualidade da formação inicial dos professores" (BRASIL, 2007), o Governo Federal cria, em 2007, o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Este programa envolve instituições de formação inicial de professores em nível de graduação e escolas da educação básica e tem por finalidade antecipar o vínculo entre os estudantes de cursos de formação de professores na sala de aula. O programa promove uma parceria entre as secretarias estaduais e municipais com as instituições de ensino superior e busca a melhoria da qualidade de ensino na instituições envolvidas. O IFPI-Campus Picos ingressou no programa em 2011 e, atualmente, tem 80 bolsistas do Curso de Licenciatura em Química, envolvendo 05 escolas da rede estadual de Picos/PI. Os estudantes/bolsistas do PIBID, desenvolvem ações voltadas para a melhoria da aprendizagem dos alunos do ensino médio, sendo monitorados por professores do IFPI. As atividades são desenvolvidas nas escolas conveniadas e, no IFPI, são estudadas e discutidas as melhores formas de resolver os problemas encontrados, o que torna o processo um campo fecundo para pesquisas científicas. buscou-se elucidar a seguinte questão: O PIBID, no IFPI-Campus Picos, influencia na formação inicial dos estudantes do curso de Licenciatura em Química? As possíveis respostas apresentamos neste trabalho.

Material e métodos

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, que tem como análise de dados a Análise de Conteúdo. Foi desenvolvida no IFPI, campus Picos, no ano de 2013, no segundo semestre. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas, a primeira foi feita uma pré-análise, na qual foram revistas e reestruturadas as questões e as hipóteses da pesquisa, envolvendo, também, a coleta e análise documental, na qual foram recolhidos documentos e informações pertinentes ao objeto de estudo, tais como, legislação referente ao programa e o projeto apresentado à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior), pelo IFPI-Campus Picos; a segunda, foi a aplicação de um questionário, com questões abertas, a um percentual de 30% do universo de 80 alunos, regularmente matriculados no curso de Licenciatura em Química, dos III, V e VII períodos, bolsistas do PIBID, perfazendo um total de 24 sujeitos participantes, sendo escolhidos aleatoriamente, através de sorteio; na terceira e última etapa, foram compilados e analisados os dados, de acordo com os preceitos da análise de dados de Bardin (2012), que envolveu o tratamento de dados, que teve início com a organização física dos mesmo, para posterior interpretação, atendendo aos preceitos de Bardin (2012), à luz das teorias que serviram como fundamentação da pesquisa.

Resultado e discussão

Através deste estudo constatou-se que o PIBID desenvolvido no curso de Licenciatura em Química, no IFPI, Campus Picos, mostrou ser uma ferramenta que contribui efetivamente na formação docente, pois possibilita atividades e experiências diversas aos bolsistas, o que lhe proporciona o desenvolvimento de competências técnicas, pedagógicas e sociais que os levam a ser agentes atuantes na futura profissão, na medida em que (re)significam conhecimento adquirido em suas formações. Quando questionados sobre a importância do programa na formação do futuro professor, resultou-se 100% dos bolsistas afirmaram ser muito importante, pois "possibilita aos estudantes subsídios para atuarem de forma eficiente na profissão docente" (entrevistado 1, 2013); "permite que eles (os bolsistas) diminuam ou eliminem o medo que sentiam em ir para a sala de aula" (entrevistado 2, 2013); "adquirem experiências na atuação como profissional que levarão para toda a vida" (entrevistado 21, 2013); "a partir do programa aprendemos diversas técnicas de ensino para repassar os conteúdos" (entrevistado 23), e, finalmente, dentre tantas falas "permite correlacionar teoria à prática, que é muito bom para a aprendizagem dos alunos".Concluímos também que é pequena a participação dos estudantes do ensino médio, das escolas conveniadas. A maioria 95% desses só procuram o programa quando estão com notas baixas ou em período de provas, o que foi comprovado quando questionado aos bolsistas sobre a participação dos alunos da escola, público-alvo do programa. Todos os bolsistas que responderam ao questionário afirmaram que a participação desses alunos ainda era muito incipiente, pois "poucos são os que nos procura sem ser fora do período de prova, só quando estão com notas baixas." (entrevistado 15, 2013).

Conclusões

O PIBID constitui-se em uma ferramenta que contribui de forma significativa na formação inicial de professores, em especial dos professores da Química, visto que esta disciplina ainda é um tabu entre os estudantes. A educação no Brasil necessita cada vez mais de iniciativas públicas que visem à melhoria da qualidade do ensino, para além do acesso e da permanência de todos, porém para a efetiva aprendizagem, que forme cidadãos qualificados para ingressarem no mundo produtivo e/ou elevarem seus estudos à graduação e isso passa também por uma formação de professores que prime pela excelência.

Agradecimentos

Agradeço a Deus pela oportunidade, e a Professora Iracema Pimentel pela dedicação e paciência.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3 reimp. São Paulo: Edições 70, 2012.

BRASIL/CAPES. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid. Acesso em 14/12/2013.

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