USO DE MINICURSOS COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Sousa, V.P. (IFMT-CAMPUS CONFRESA) ; Sousa, J.P. (IFMT-CAMPUS CONFRESA) ; Sousa, G.P. (IFMT-CAMPUS CONFRESA) ; Sousa, P.S. (IFMT-CAMPUS CONFRESA) ; Silva, R.R. (IFMT-CAMPUS CONFRESA) ; Pereira, E.S. (IFMT-CAMPUS CONFRESA) ; Eickhoff, A.P.N. (IFMT-CAMPUS CONFRESA)

Resumo

Este trabalho tem como finalidade demostrar o ensino de Química através de minicurso, uma alternativa prática e eficiente para a construção de conceitos químicos. A “I Semana de minicursos em Química: A Prática do Ensino de Química” realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Confresa, com o objetivo de aplicação de métodos alternativos de ensino prático. Assim, foi realizado no dia 23 de abril de 2014 na Escola Valdir Bento da Costa em Confresa-MT, com participação de 15 alunos do 1° ano do Ensino Médio, com duração de 4 horas, o Minicurso – Água: Substância Química Essencial à Vida. Este trabalho apresenta os resultados obtidos a partir da avaliação do minicurso, realizada através da aplicação de um questionário.

Palavras chaves

Ensino de Química; Semana de minicursos; Alternativa prática

Introdução

Atualmente, um dos grandes desafios enfrentados pelos professores do Ensino médio na disciplina de Química é o pouco interesse que os alunos demonstram em aprender os conteúdos, Nunes e Adorni (2010), enfatizam que no Ensino da Química, se percebe que os alunos, muitas vezes, não conseguem aprender, não são capazes de associar o conteúdo estudado com seu cotidiano, tornando-se desinteressados pelo tema. De acordo com Quadros e Barros (2004), para ensinar, o professor deve fazer uma reflexão sobre o que ensinar e como ensinar, desenvolvendo temas adequados, estabelecendo uma ordem lógica entre os conteúdos, sempre associando ao dia-a-dia do aluno. Sendo necessário que o mesmo saiba transmiti-la e torná-la compreensível pelo aluno. Dessa forma, se observa a importância de minicursos no Ensino de Química, como uma forma de motivar os alunos, pois se sabe que a Química é uma Ciência vital para a melhoria da qualidade de vida do ser humano. Esse Minicurso – Água: Substância Química Essencial à Vida, com duração de 04 (quatro) horas, foi uma maneira de ensinar os alunos como a água é uma substância fundamental para os ecossistemas na natureza. Este trabalho apresenta os resultados obtidos a partir da avaliação do minicurso, realizada através da aplicação de um questionário composto por 05 (cinco) questões de múltipla escolha, passados ao término do minicurso, no intuito de avaliar a contribuição da teoria associada à prática.

Material e métodos

O professor deve buscar métodos que motive seu aluno e a si mesmo, promovendo um melhor rendimento escolar de seus alunos buscando com isso reconstruir os conhecimentos químicos. (ROSA e ROSSI, 2008). Dessa forma, avaliou-se o Minicurso – Água: Substância Química Essencial à Vida, da “I Semana de minicursos em Química”, oferecida pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Confresa, que aborda a interação entre teoria e prática no ensino de Química. O minicurso foi realizado no dia 23 de abril de 2014, na Escola Estadual Valdir Bento da Costa, no distrito da cidade de Confresa, conhecido como Vila Veranópolis, com participação de 15 (quinze) alunos do 1° ano do Ensino Médio, com duração de 04 (quatro) horas, o qual foi ministrado por alunos do último ano do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química. A avaliação do minicurso surgiu devido à necessidade de relatar a percepção dos alunos sobre as contribuições da “I Semana de minicursos em Química” ao ensino de Química. Realizou-se a avaliação através de um questionário aplicado ao término do minicurso. Que continha algumas questões relacionadas à análise dos alunos quanto à contribuição do minicurso, o desempenho dos ministrantes, e a associação teoria e prática, destacando que todas as experiências práticas foram realizadas em sala de aula, pois a escola não possuía um laboratório de Química.

Resultado e discussão

Segundo Freire (1996), “quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”, nesse sentido, o professor deve trabalhar lado a lado com o aluno, em situações de troca que propiciam a construção de saberes, de forma que o mesmo possa se assumir como autor na construção do próprio conhecimento. Ao analisar as respostas dos questionários, observou-se que 100% dos alunos alegaram o tempo do minicurso insuficiente, 35% avaliou a apostila feita pelos ministrantes do Minicurso – Água: Substância Química Essencial à Vida como boa e 65% como ótima, afirmaram ter uma compreensão melhor quando o professor explica o conteúdo com o auxílio da apostila. Em relação à associação de teoria e prática, que é a abordagem central do minicurso, 100% dos alunos declararam que o minicurso lhes incentivaram para estudar Química. Levando em consideração a contribuição dos minicursos para o aprendizado de química, 30% dos alunos avaliaram o minicurso como bom, enquanto 70% avaliaram como ótimo. Em relação ao desempenho dos ministrantes, 40% dos alunos avaliaram como boa e 60% como ótima. Dessa forma, os minicursos são uma alternativa para o ensino de química, sendo uma metodologia atraente e eficiente que tornando o ensino do conteúdo de química mais agradável. Foi possível observar que o minicurso motivou a aprendizagem dos alunos, pois se sabe que a disciplina de Química é mencionada por eles, como uma das mais difíceis e complicadas de estudar. Nesse sentido tem se a necessidade de aulas de Químicas mais interessantes com o uso de experiências relacionadas ao conteúdo, por isso o uso de minicursos se torna uma alternativa para o ensino de química.

Conclusões

A I Semana de minicursos em Química do IFMT – Campus Confresa foi bem recebida pelos alunos da Escola Estadual Valdir Bento da Costa no município de Confresa – MT. A I Semana de minicursos em Química visou complementar o ensino de química na Educação Básica através de atividades teóricas/práticas. Conforme os dados apresentados percebe-se que o minicurso contribuiu para a formação de conceitos de Química, relacionados com o cotidiano dos alunos, e também durante o minicurso observou-se o empenho dos alunos e como essa metodologia foi atraente e eficiente para tornar o ensino da disciplina de Química mais agradável.

Agradecimentos

Referências

FREIRE, P. Pedagógia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

NUNES, A. S.; ADORNI, D. S. O ensino de química nas escolas da rede pública de ensino fundamental e médio do município de Itapetinga-BA: O olhar dos alunos. In: Encontro Dialógico Transdisciplinar - Enditrans, 2010, Vitória da Conquista, BA. - Educação e conhecimento científico, 2010.

QUADROS, A.L; BARROS, J.M. Formação Continuada: Compromisso de Todos. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte, 2004. Disponível em
https://www.ufmg.br/congrext/Educa/Educa93.pdf . Acesso em 18/04/14.

ROSA, M. I. P.; ROSSI, A. V. Educação química no Brasil: memórias, políticas e tendências. Campinas: Atomo, 2008.

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