A QUÍMICA E SUA IMPORTÂNCIA NA VISÃO DE DISCENTES DO CURSO TÉCNICO DE HOSPEDAGEM EM UMA ESCOLA TECNOLÓGICA DE BELÉM-PA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

da Costa, K.A.D. (UFPA) ; Costa, J.B.C. (UFPA/SEDUC-PA) ; Cardoso, A.S.S. (SEDUC-PA) ; Mendes, C.S. (SEDUC-PA) ; Filho, L.P.S. (UFPA) ; Pinheiro, M.H.T. (UFPA)

Resumo

O profissional de hospedagem deve possuir conhecimento que o tornem apto a realizar o aproveitamento turístico dos recursos naturais disponíveis com o mínimo de degradação dos mesmos. Neste sentido, os conhecimentos de química são uma importante ferramenta. Assim, o objetivo deste trabalho foi diagnosticar, por meio da aplicação de questionários, a percepção que os alunos ingressantes no curso de hospedagem integrado ao ensino médio possuem sobre química e sua importância para sua futura profissão e para o seu cotidiano. Constatou-se que os entrevistados não possuem um entendimento estabelecido sobre o objeto de estudo da química, bem como não sabem ou não a consideram como uma ferramenta importante para o exercício de sua profissão e para o seu cotidiano.

Palavras chaves

Ensino de química; percepção; hospedagem

Introdução

O turismo e a hospitalidade é uma prática econômica em expansão, estando em seu encargo a construção de uma relação equilibrada entre o lazer e meio ambiente, entre o turismo e o desenvolvimento sustentável (SEDUC-PA, 2012). Para tal função, faz-se necessário que o profissional desta área disponha de conhecimentos que o torne apto a realizar o aproveitamento turístico dos recursos naturais disponíveis com o mínimo de degradação dos mesmos (SEDUC-PA, 2012). Neste sentido, os conhecimentos de química são uma importante ferramenta para a compreensão do meio ambiente e a interpretação dos fenômenos a este associado (BRASIL, 2000, FERNANDES et al. 2009). Assim, o objetivo deste trabalho foi diagnosticar a percepção que os alunos ingressantes no curso de hospedagem integrado ao ensino médio possuem sobre química e sua importância para sua futura profissão e para o seu cotidiano.

Material e métodos

Foi aplicado um questionário, composto por questões abertas e fechadas, versando sobre aspectos socioeconômicos e sobre o ensino de química e sua importância na percepção de treze alunos de uma turma ingressante no ano letivo de 2014, em um curso de hospedagem integrado ao ensino médio de uma escola estadual de ensino tecnológico de Belém-PA. Para a análise dos questionários aplicara-se a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2010) apud Fonseca e Loguercio (2013) e artifícios da estatística descritiva.

Resultado e discussão

Os alunos entrevistados estão, em sua grande maioria, da faixa etária de 14 à 16 anos (92,30%), são autoclassificados como pardos (61,54%) e com renda familiar ente 1 e 2 salários mínimos (46,14%), cursaram a maior parte do ensino fundamental em escola pública (61,54%) e são predominantemente do sexo feminino (61,53%). Vale ressaltar que todos os entrevistados indicaram não conhecer nenhum profissional da área de química, o que sugere que suas respostas são baseadas em impressões formadas pelo senso comum. Suas percepções sobre o estudo da química e sua importância são: os elementos químicos (35,29%), produtos alimentícios, farmacêuticos e cosméticos(23,52%), tópicos de matemática (17,65% ), de biologia (5,88%) e a natureza (11,76%). Quando questionados se acreditavam necessitar dos conhecimentos químicos para o exercício da profissão em hospedagem, a grande maioria não soube responder (53,33%), 26,67% afirmaram que não, e somente 13,32% responderem sim, justificando aplicar estas informações para a interpretação de fenômenos ambientais e auxilio no rendimento escolar. Quando interpelados sobre a aplicação destes conhecimentos no cotidiano, a grande maioria, 61,54%, declarou não saber utilidade da química ou não a considera relevante e, somente, 23,07% acreditam poder aplicar estes conteúdos em seu dia-a-dia, principalmente para a manipulação de produtos domésticos e para um melhor exercício da comunicação em suas relações interpessoais.

Conclusões

A partir do exposto é possível constatar que os alunos ingressantes em sua grande maioria não possuem um entendimento estabelecido sobre o objeto de estudo da química, bem como não sabem ou não a consideram como uma ferramenta importante para o exercício de sua profissão e para o seu cotidiano.

Agradecimentos

Aos alunos e a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará.

Referências

BARDIN, L. 2010 apud FONSECA, C.V e LOGUERCIO, R. Q. 2013. Conexões entre química e nutrição no ensino médio: reflexões pelo enfoque das representações sociais dos estudantes. Química Nova na Escola. 35: 132-140.
FERNANDES, C. et al. 2009. As representações sociais de química ambiental dos alunos iniciantes na graduação em química. Química Nova na Escola. 31: 46-54.
SEDUC-PA. Plano de curso técnico em hospedagem. Escola Estadual de Educação Tecnológica do Pará Francisco das Chagas Ribeiro de Azevedo, Secretaria de Estado de Educação, Belém: SEDUC-PA, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2000.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ