A influência do PIBID no ensino de Química na Escola Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Francisco dos Santos Borges, V. (IFPI) ; Francisco dos Santos Borges, V. (IFPI) ; Henrique da Silva Passos, M. (IFPI)

Resumo

Diante das dificuldades encontradas no ensino de Química nas escolas públicas do ensino médio no município de Picos-PI, o PIBID vem atuando para incentivar a melhoria do processo do ensino-aprendizagem, realizando atividades educacionais que despertam o interesse dos alunos como, por exemplo, jogos lúdicos, aulas práticas, monitorias, plantões de dúvidas, dentre outros. O presente trabalho realizado no Centro Estadual Profissional Petrônio Portela tem por objetivo demonstrar a importância do PIBID para a educação brasileira.

Palavras chaves

PIBID; Ensino; Atividades Educacionais

Introdução

Com a inserção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) o ensino de Química passou a ser diferenciado nas Escolas públicas do ensino médio no município de Picos- PI despertando a curiosidade do aluno através de aulas práticas, monitorias e aplicação de jogos lúdicos, os alunos passaram a ter um melhor rendimento escolar e uma aprendizagem eficaz, mostrando assim que é possível desenvolver projetos através do PIBID diminuindo, assim as dificuldades de aprendizagens e contribuindo para a melhoria e qualidade do ensino, procurando sempre dar aulas mais dinâmicas e persuasivas com intuito de mostrar para os alunos a importância de aprender Química de maneira consciente para que um dia possa aplicar esses conhecimentos no seu cotidiano, pois um dos grandes problemas que prejudicam o processo de ensino-aprendizagem diz respeito à dificuldade do professor em realizar mudanças na sua didática (Carvalho,1999). Este trabalho tem por finalidade mostrar a importância do PIBID no ensino de Química, além de incentivar a permanência de alunos no curso de licenciatura.

Material e métodos

O presente trabalho baseou-se em uma pesquisa bibliográfica e descritiva realizada por bolsista do PIBID, onde suas atividades iniciaram no dia 10 de março de 2014 no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI, Campus Picos, onde foi discutido os planos do projeto, em seguida os bolsistas foram direcionados para o Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela na cidade de Picos-PI onde foi feito o acompanhamento dos alunos por meio de observações, aulas práticas, jogos lúdicos e desempenho escolar. Foi aplicado no primeiro semestre um questionário com dez questões objetivas nas turmas do ensino médio (1°, 2° e 3° anos) totalizando um total de 115 alunos nos turnos matutino e vespertino, detectando-se um elevado número de alunos com dificuldade na aprendizagem de Química. Com base nesses números foram desenvolvidas atividades lúdicas e aplicações experimentais relacionando conteúdos de Química ao cotidiano dos alunos, foram utilizados materiais de baixo custo como: vinagre, bicarbonato de sódio, balão, sal de cozinha e água, com o intuito de contextualizar a realidade dos alunos.

Resultado e discussão

Os dados revelaram a importância do PIBID no ensino de Química, 85% dos alunos afirmaram que encontrariam motivação para estudar se houvessem aulas práticas para correlacionar com a teoria. Foi investigada a importância da química e o que eles acham dessa disciplina, destes 76,92% acham a química importante, mas a maioria não soube relacioná-la com a sua vivência, e se basearam em opiniões coletivas; 46,15% acham que a Química é confusa e não é útil para suas vidas. A última questão faz referência a Química do cotidiano, a saber, “Dê exemplos onde química estar presente no seu cotidiano?” – apenas 69,23% souberam citar exemplos do uso da Química no seu dia a dia. Observa-se que o ensino de Química separado da experimentação é insatisfatório e supérfluo. A ausência das aulas práticas torna a química “chata” e complicada, na qual a curiosidade do aluno se encontra cada vez mais distante. Com essas observações e contato direto com os alunos através do PIBID o licenciando começa a criar sua identidade, levando-o a descobrir que o profissional desenvolve métodos de ensino melhorando sua didática mediante as atividades realizadas, contribuindo para a criação de uma prática pedagógica mais autônoma. A discussão dessas atividades nos leva, invariavelmente, a um questionamento das visões simplistas do processo pedagógico de ensino das ciências, usualmente centradas no modelo transmissão- recepção e na concepção empirista-positivista de ciências (Silva; Schnetzler, 2000).

Conclusões

Neste sentido, os bolsistas desenvolveram um aprendizado voltado a um trabalho em sala de aula com ênfase a uma aprendizagem mais dinâmica e interativa de modo a aproximar o ensino de Química com as experiências cotidianas de cada aluno inserindo-os no processo de ensino-aprendizagem. Com realização de atividades voltadas para o ensino de Química de uma maneira mais dinâmica e compreensível percebeu-se maior interesse dos alunos pela a disciplina e o mais importante é que isso ocorreu de forma simples e com êxito.

Agradecimentos

Agradeço a Deus, a CAPES pela bolsa concedida do PIBID, ao IFPI, aos professores e alunos Centro Estadual Petrônio Portela pelo apoio.

Referências


CARVALHO, A.M.P. Uma Investigação na formação continuada dos professores: a reflexão sobre as aulas e a superação de obstáculos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2., 1999, Valinhos. Atas.Valinhos: ABRAPEC, 1999.
FREIRE, P. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
SILVA, L.H. A.; SCHNETZLER, R.P. Buscando o caminho do meio: a “sala de espelhos” na construção de parcerias entre professores
e formadores de professores de ciências. Revista Ciências & Educação, v.6, n.1, p.43-53, 2000.









Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ