A Deterioração dos Dentes: O Equilíbrio Químico Ensinada Sob a Perspectiva do Modelo CTS de Ensino.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Brito, I.A. (IFPI) ; Brito, I.B. (UESPI) ; Sá, L.C. (IFPI) ; Brito, J.I. (IFPI) ; Santos, W.B. (IFPI) ; Farias, M.J. (IFPI) ; Santos, R.I. (IFPI) ; Silva, M.E. (IFPI) ; Davi, A.O. (IFPI)

Resumo

O presente trabalho descreve a elaboração, aplicação e avaliação de uma aula baseada no modelo CTS de ensino (Ciência/Tecnologia/Sociedade), com o tema, a deterioração dos dentes, para a compreensão dos conceitos de equilíbrio químico. Desta temática foi abordado o deslocamento químico, que ocorre no processo de mineralização e desmineralização dos dentes. Observou-se um maior interesse dos alunos pela Ciência, através da sua relação com o cotidiano, que mostra relevância social para a vida do aluno, permitindo a relação química-realidade e a formação crítica dos alunos. Pôde-se perceber que este tipo de abordagem alcança resultados bastante satisfatórios, do ponto de vista da aprendizagem.

Palavras chaves

equilíbrio químico; deterioração dos dentes; modelo CTS

Introdução

O mundo contemporâneo passa constantemente por mudanças e inovações, sejam elas os avanços científicos, tecnológicos ou mesmo no que diz respeito aos impactos ambientais. Diante de tal situação, torna-se cada vez mais complexa a tarefa do professor, que deixa de ser um simples informador, para tornar-se formador. Assim, destaca-se a importância que o professor tem, de utilizarem metodologias diferenciadas de ensino, dentre as propostas pedagógicas que proporcionam um “ensino para a vida”, esta o modelo de ensino CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), que visa integrar os saberes que o aluno adquiriu ao longo de sua vida e jornada escolar, o mundo a sua volta construído pelo homem e a forma como a sociedade interage com esse mundo. Para tanto, os conceitos a serem ensinados devem ser organizados de forma a serem centrados em um tema social, proporcionando ao aluno o desenvolvimento de atitudes e julgamento, e uma concepção da ciência de interesse, observando-se sempre as implicações sociais dos avanços científicos e tecnológicos (SANTOS e SCHNETZLER, 2003). Para alcançar tais objetivos, essa proposta de ensino CTS sugere a realização de atividades diferenciadas, para que dentro da sala de aula, o aluno aprenda e exerça sua cidadania, sempre embasado por conhecimentos adquiridos durantes estas aulas. Assim, este trabalho buscou investigar como estas novas metodologias de ensino em especial o modelo de ensino CTS, influenciam no interesse e aprendizado dos alunos em relação a conteúdos químicos, pois na maioria das vezes os alunos não gostam e não compreendem a ciência, em particular a química, por não verem como seus conceitos podem ser úteis.

Material e métodos

O presente trabalho foi desenvolvido com a elaboração e aplicação de uma aula Sob a Perspectiva do Modelo CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) utilizando-se metodologias de relacionar o conteúdo abordado com o cotidiano dos alunos, desenvolvido na Instituição de Ensino Fundamental e Médio, Desembargador Vidal de Freitas, na turma do 2º ano, no turno da manhã. Este trabalho acadêmico utilizou-se como procedimento metodológico o estudo de uma aula expositivo-dialogada, com a utilização de uma apresentação em PowerPoint em data show. De início, foi exposto o conteúdo de equilíbrio químico, aprofundando-se na descrição da composição dos dentes, demonstrando seu principal constituinte, que é a hidroxiapatita, cuja fórmula é Ca5(PO4)3OH, um composto iônico formado por íons Ca2+, PO43– e OH–. Mostrando sua reação de formação, e os fatores que afeta o seu equilíbrio, como ao ser submetido ao contato com determinada concentração de ácidos, afetando o equilíbrio normal de mineralização/desmineralização do esmalte dentário. A apresentação contou ainda com uma animação para imitar o deslocamento das substancias. A animação consistia apenas na utilização das formas geométricas, dos recursos do PowerPoint. Outro recurso visual utilizado, foi ilustrações fotográficas. Para a avaliação da aula, foi utilizada uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando-se questionário como instrumento de coleta de dados. A escolha deste método de pesquisa, deu-se pelo fato de que o objetivo principal deste trabalho, foi analisar como o método de ensino utilizado influencia no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos químicos.

Resultado e discussão

Durante a realização das atividades em sala de aula, envolvendo a Química e o cotidiano do aluno, ficou claro que alguns alunos apresentavam pouco conhecimento sobre o assunto. Observou-se um aumento gradativamente do interesse, curiosidade, ansiedade e participação dos alunos, ao expor suas principais dúvidas e opiniões formadas. Sendo analisado por meio de um questionário proposto, com 8 questões, das quais 6 objetivas e 2 discursiva, sendo respondido por 22 alunos, para se avaliar seus conhecimentos após a aula CTS, além de buscar suas concepções prévias sobre o assunto. Na primeira afirmação do alunato a respeito da aula realizada; 100% dos alunos concordaram em ter gostado de participar da aula, sendo que destes, 22,72% disseram ter gostado porque a aula foi diferente e interessante, 77,27% afirmaram que aprenderam mais que em outras aulas. Outra pergunta em comum a serem questionados, foi sobre o seu aprendizado a respeito do conteúdo sobre equilíbrio químico, antes e após a aula: 81,81% enfatizaram que, com a aula contextualizada foi possível aprender mais, sendo possível entender como ocorre o deslocamento das substâncias para atingi o equilíbrio químico, dos quais 7,7% dentre eles, disseram ainda que esse tipo de abordagem é mais interessante na ampliação de seus conhecimentos; 13,63% falaram que esse método facilitou a sua aprendizagem; outros 4,54% não justificaram a sua opinião Assim, constatou-se através de observações e depoimentos, que a aplicação de uma aula CTS como utilização metodológicas que relaciona o conteúdo abordado com o cotidiano dos alunos, proporciona uma melhor compreensão e aprendizagem dos conteúdos de química. Sendo apresentado por meio do gráfico o resultado do questionário objetivo.

avaliação do questionario

Resultado da avaliação do questionario objetivo, sobre o conteudo de equilíbrio químico.

Conclusões

A proposta de relacionar conteúdos químicos com o cotidiano, possibilitou um maior desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem, em que os alunos conseguiram estabelecer uma relação entre o conceito químico proposto, e como ocorre na realidade por eles vivida. Percebendo um interesse a mais dos mesmos, ao visualizar a aplicação do conceito químico em seu cotidiano, demonstrando que seus resultados referentes ao grau de construção de conhecimento, são bastante superiores aos da aula tradicional, pois este tem a possibilidade de conhecer e manipular o que é estudado apenas na teoria.

Agradecimentos

Agradeço primeiramente a Deus, ao IFPI e colaboradores que muito fez para a realização deste trabalho.

Referências

BOGDAN, R., BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

LAKATOS, E.M; MARCONI, M.A. Metodologia cientifica. 5.ed. São Paulo-Atlas, 2010.

USBERGO, J., SALVADOR, E. Química, volume único. 7.ed. reformulada. São Paulo: Editora Saraiva, 2007.

SANTOS, W. L. P., SCHNETZLER, R. P. Química: Compromisso com a cidadania. Ijuí, Rio Grande do Sul: Editora Unijuí, 2003.

SILVA, R. et all. A química e a conservação dos dentes. Química Nova na Escola. 2001. n.13, pp. 3-8.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ