Montando a tabela periódica: Um jogo lúdico para complementação do ensino aprendizagem de química

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Oliveira, A.R. (UESPI) ; Paz, W.H.P. (UESPI) ; Lima, F.C.A. (UESPI)

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo aplicar o jogo lúdico “Montando a tabela periódica”no 1º ano do ensino médio em uma escola pública de Teresina-PI com o intuito de demonstrar como essa atividade aprimora a compreensão do conteúdo e complementa o processo do ensino aprendizagem na disciplina de química. A metodologia constitui num jogo de cartas no qual abrange conteúdo o conteúdo tabela periódica. A regra consiste em encaixar em um tabuleiro vazio em forma de tabela periódica,cartas contendo o símbolo e algumas informações do determinado elemento químico, fazendo assim a construção da tabela. Com a aplicação desse jogo lúdico obteve-se um resultado positivo e vantajoso aja vista que os alunos puderam aprender jogando proporcionando a complementação do ensino aprendizagem da disciplina.

Palavras chaves

Ensino aprendizagem; Jogo lúdico ; tabela periódica

Introdução

A disciplina de química muitas vezes é temida por muitos alunos devido ser considerada complicada e difícil. Muitas vezes os discentes não vêm a validade do que estudam sem ter uma relação à aplicação no cotidiano, acarretando na falta de interesse e desmotivação. Essas consequências é um forte componente que desfavorece a aprendizagem, os motivos são muito variáveis. Inicialmente é importante pensar nas oportunidades que podem ser criadas para que perspectivas se interajam, sejam explicitadas e possam contribuir para modificar e enriquecer os significados do que se diz e pensar sobre a química (ZANON D.A, 2008). Para reverter esse problema é necessário construir e inovar com metodologias diferentes, com isso é possível motivar e despertar o interesse dos alunos. Dessa forma o jogo lúdico é uma das ferramentas ricas e eficientes para aprender, tendo componentes que envolve o despertar do interesse do aprendiz, que se torna sujeito do processo. A criação de jogos no trabalho psicopedagógico tem-se mostrado eficiência na pratica produzindo motivação especial. A proposta do jogo é ir mais além do ato de jogar ampliando desse modo a capacidade de aprender e desenvolver habilidades e potencialidades e aprimorar o ensino-aprendizagem (LOPES, M. G, 2005). Esse trabalho tem como objetivo aplicar o jogo lúdico ‘‘Montando a tabela periódica’’ com o intuito de demonstrar como essa ferramenta aprimora a compreensão do conteúdo e complementa o processo de ensino aprendizagem na disciplina de química.

Material e métodos

O jogo consiste em construira tabela periódica fazendo o estudo dos períodos, famílias, subníveis, estado físico, classificação e características dos elementos químicos. Foram utilizados cola de papel, isopor, tesoura, fita adesiva e folhas impressas das peças já confeccionadas. A confecção das peças foi feita em um programa de fotoshop, como mostra o esquema na figura 1. O jogo é composto por um tabuleiro vazio em forma de uma tabela, um dado contendo em seus vértices 6 dicas e 118 cartas contendo como informação o período, subnível e a cor específica à classificação do elemento químico. As peças foram impressas e recortadas, o tabuleiro foi colado em um isopor grande, o dado foi montado e as 118 peças foram coladas em um papel cartão e revertidas com a fita adesiva para conserva-las. A regra da construção da tabela obedece às mesmas normas da tabela oficial. Foi feita uma breve explicação do conteúdo com o intuito de que os alunos tenham o conhecimento do assunto. Inicialmente a sala foi dividida em grupos com 4 pessoas para que se trabalhassem em equipe. O tabuleiro foi colocado no centro numa bancada e as cartas foram colocadas em uma caixa fechada com abertura pequena na parte superior (caixa de sorteio). O grupo iniciante deverá retirar uma carta, ler a informação contida nela e encaixar em seu respectivo local no tabuleiro. Tendo dúvidas o grupo terá direito a lançar o dado uma vez em cada rodada, no qual seus 6 vértices contêm informações extras para a resposta como: período, família, classificação, estado físico e características do elemento. No caso do grupo que não conseguir encaixar a peça corretamente será colocada no seu local de origem e passa a vez para o próximo grupo. O vencedor será o grupo que estiver encaixado a maior quantidade de peças na tabela.

Resultado e discussão

A avaliação do rendimento dos alunos em relação ao jogo químico realizado foi feita por meio da observação, do desempenho individual e coletivo dos alunos e pela coleta de dados (questionário) aplicada posteriormente. Um total de 19 alunos responderam ao questionário e obteve-se o resultado como mostra a figura 2. Dos 19 estudantes que participaram do jogo constatou-se que 16 alunos (84, 21%) uma melhoria na compreensão do conteúdo após a aplicação do jogo, 2 alunos (10,52%) dizem não ter tido nenhuma melhoria e, apenas 1 aluno (5,26%) em parte sentiu melhorias na compreensão do conteúdo após a aplicação do jogo. Os dados são mostrados na figura 2 para melhor visualização dos resultados. De acordo com os resultados obtidos no questionário constatou-se que os estudantes tiveram uma compreensão melhor da estrutura da tabela periódica no qual foi possível tirar dúvidas e discutir alguns conceitos desse conteúdo. Com isso a análise do resultado do jogo permitiu abastecer as deficiências do conteúdo relatadas pelos alunos, tendo como resultado a interação dos mesmos e contribuindo para o ensino-aprendizado da disciplina de química.

Figura 1

Esquema das peças do jogo "Montando a tabela periódica"

Figura 2

Resultados do jogo após sua aplicação

Conclusões

Com a aplicação desse trabalho foi possível constatar que ocorreu uma melhoria na compreensão e complementação do conteúdo da tabela periódica no qual os alunos aprimoram conhecimentos de forma ativa, dialogada e autônoma de maneira mais divertida e prazerosa. Com isso facilitou o processo de ensino-aprendizagem e contribuiu ainda para o desenvolvimento social dos estudantes. Fica evidente que este jogo lúdico é uma ferramenta que favorece o despertar do interesse dos alunos compreendendo o conteúdo de forma mais fácil e dinâmica, sendo um recurso criativo e alternativo no ensino de química.

Agradecimentos

Referências

LOPES, M. G. Jogos na educação: criar, fazer, jogar. 6 ed. São Paulo, Cortez, 2005. p.23-25.

ZANON L. B.; MALDANER, O. A; Fundamentos e propostas de ensino de química para a educação básica no Brasil. Ed. Unijuí. Inijuí-RS, 2007. p.224.

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