METODOLOGIA CIENTÍFICA: A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA PARA A FORMAÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, MODALIDADE À DISTÂNCIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, POLO PARAGOMINAS.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, T.S. (UFPA) ; Miranda, A.E.C. (UFPA) ; Sousa, O.T. (UFPA) ; Torres, A.S. (UFPA)

Resumo

O primeiro contato dos discentes na universidade é com a disciplina Metodologia Científica, a qual procura desenvolver, nos alunos, a norma escrita de trabalhos científicos. No entanto, ao analisar a grade curricular do curso de Licenciatura em Química da UFPA – modalidade à distância, foi possível notar que a disciplina supracitada não está inserida na grade curricular do curso. Partindo dessa problemática, essa pesquisa teve como objetivo, analisar a importância da disciplina Metodologia Científica para a formação dos discentes, os quais reconheceram seu devido valor diante da necessidade de escrever de acordo com normas e técnicas científicas, o que torna necessário a reavaliação das deficiências no ensino-aprendizagem, ocasionado pela ausência dessa disciplina no curso.

Palavras chaves

Metodologia Científica ; Disciplina; Formação

Introdução

As publicações científicas triplicaram nos últimos anos no Brasil, diversos meios de divulgação dos conhecimentos científicos têm se intensificado, como publicações em revistas científicas, periódicos e artigos em eventos científicos. No entanto, espera-se que os estudantes e profissionais, tenham habilidades e conhecimentos sobre as regras definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que se trata de um manual elaborado para facilitar a produção de trabalhos conforme padrões científicos, auxiliando a comunidade acadêmica em geral. Por isso, o primeiro contado dos ingressos na universidade, deve ser a disciplina Metodologia Científica, que é uma ferramenta imprescindível para escrita padrão de trabalhos científicos e do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Sobre isso, Prodanov e Freitas (2013, p. 14), entendem que a Metodologia Científica é “uma disciplina que consiste em estudar, compreender e avaliar os vários métodos disponíveis para a realização de uma pesquisa acadêmica”, o que demonstra o quão indispensável é o ensino dessa disciplina, pois, além de orientar o alunado para a produção de trabalhos acadêmicos, proporciona-lhes habilidades para escrever seu TCC. No entanto, ao analisar o plano político pedagógico de alguns cursos foi possível notar que em muitos deles, como no curso de Licenciatura em Química – modalidade à distância (EAD) da UFPA, não se aborda a disciplina Metodologia Científica. O que instigou a produção dessa pesquisa, que teve o intento de analisar a importância e relevância dessa disciplina para a formação dos discentes do curso de química da UFPA – polo Paragominas - PA

Material e métodos

A pesquisa foi realizada no município de Paragominas - PA com os discentes do curso de Licenciatura em Química da UFPA – Polo UAB - Paragominas. A pesquisa teve cunho qualitativo e buscou compreender a percepção dos alunos quanto à importância e conhecimento da disciplina Metodologia Científica para sua formação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa como 21 alunos (cursando o segundo semestre), no mês de junho de 2014, a partir de um questionário, contendo perguntas abertas e fechadas, com o intuito de averiguar o conhecimento dos discentes com relação à disciplina em questão, a importância da Metodologia Científica para carreira acadêmica e como os alunos poderiam enfrentar a falta da disciplina no curso.

Resultado e discussão

A discussão surgiu a partir do momento que se exigiu dos discentes trabalhos acadêmicos de cunho científico, o que requer habilidade e conhecimento sobre a ABNT. Assim sendo, fez-se o levantamento das disciplinas que compõem a grade curricular do curso e buscaram-se informações junto à coordenadoria do curso, o que levou ao conhecimento que a disciplina Metodologia Científica não está inclusa na grade do curso. Partindo dessa problemática, foi realizada uma pesquisa com os discentes. Desse modo, os dados revelaram que 90% dos entrevistados consideram a disciplina muito importante para o curso, o que foi justificado pela necessidade de escrever adequadamente às regras impostas para as atividades acadêmicas. Enquanto 10% consideraram a disciplina sem importância. Com relação ao conhecimento sobre a disciplina, 95% dos entrevistados afirmam conhecê-la, enquanto que outras 5% afirmaram não ter nenhum conhecimento a respeito. É importante frisar que a grande maioria dos discentes que alegaram que a disciplina não tinha importância para o curso, foram os mesmos que declaram não conhecê-la. No que se refere à forma como os alunos enfrentariam a produção científica, sem o auxílio da disciplina no curso, a grande maioria apontou algumas alternativas, entre as quais está à realização de cursos de curta duração de Metodologia Científica e também a aquisição da própria ABNT. Prodanov e Freitas (2013) são grandes educadores defensores da existência da disciplina para a formação científica inicial dos discentes; segundo os autores, os estudantes buscam na Universidade o “saber”. Logo, precisam entender que Metodologia Científica é uma disciplina que estuda os caminhos desse "saber", aprimorando a comunidade acadêmica a conhecimentos básicos, às técnicas e às normas de pesquisa.

Conclusões

Diante desse cenário, aumenta a necessidade de um olhar mais atento à importância da disciplina durante e após a formação dos discentes de Química da UFPA. De acordo com os alunos, é possível buscar algumas alternativas para superar a ausência da disciplina, no entanto, apontam-na de fundamental importância, pois, é a partir de seu ensino que eles aprenderão normas que servirão de base durante toda sua formação. Deste modo, faz-se necessário reavaliar a grade curricular do curso, haja vista, a relevância dos padrões ensinados nessa disciplina para o processo de ensino-aprendizagem.

Agradecimentos

Agradecemos a Deus por está sempre ao nosso lado, amigos e a UFPA.

Referências

PRODONAV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª Ed. Edit. Universidade FEEVALE, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, 2013.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ