DISPOSIÇÃO DOS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA DA QUÍMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS NA ÁREA DE FÍSICO-QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Santos, J.M.S. (UEMA) ; Lima, N.H.Q. (UEMA) ; Mourão Filho, F. (UEMA) ; Ribeiro, E.L. (UEMA) ; Alves, F.H. (UEMA) ; Nascimentos, C.S. (UEMA) ; Santos, F.C. (UEMA) ; Costa, L.A. (UEMA)

Resumo

O presente trabalho visa observar e analisar como as informações relacionada à História da Química estão dispostas ao longo dos conteúdos presente nos livros didáticos do 2° ano do ensino médio, referente a parte que estuda físico- química. Mostrando com base nos livros analisados a importância e os benefícios que os conteúdos históricos podem trazer quando apresentados e trabalhados corretamente pelos autores e quais as melhorias podem ser feitas para torna o seu uso ainda mais satisfatório. Optou-se por analisar seis livros didáticos de química; observou-se que em algumas dessas obras houve uma preocupação do autor com a disposição do conteúdo historiográfico. Contudo, os conteúdos históricos devem ser melhor escolhidos.

Palavras chaves

história da química; livros didáticos; fisico-química

Introdução

O presente trabalho, busca analisar o modo como estão sendo apresentados os conteúdos históricos em alguns livros de Química na área de físico-química do ensino médio. O livro didático é um instrumento de grande importância em sala de aula, pois ele é utilizado como um roteiro de conteúdos que os professores podem seguir. Além disso, o livro ainda é a principal fonte de conhecimentos para os alunos, por isso, os conteúdos devem ser bem abordados e apresentados. “A História das ciências nos apresenta uma visão a respeito da natureza da pesquisa e do desenvolvimento cientifico que não costumamos encontrar no estudo didático dos resultados (conforme apresentados nos livros-textos de todos os níveis). Os livros científicos didáticos enfatizam os resultados aos quais a ciência chegou – as teorias e conceitos que aceitamos, as técnicas de analises que utilizamos – mas não costumam apresentar alguns outros aspectos da ciência (MARTINS, 2006). ” A abordagem da história da Química é necessária para a compreensão de teorias; é preciso abordar os contextos históricos nos quais os conceitos químicos foram elaborados e substituídos em função de outras descobertas. (CEBULSKI, et. al. 2010). A relevância de se trabalhar esse tema justifica-se através da necessidade de observar como os aspectos históricos estão sendo apresentados nos conteúdos escolares nos livros de química do ensino médio na área de físico-química. Já que, uma abordagem histórica da construção das teorias facilita a compressão do conteúdo, pois é através dela que podemos refletir quanto ao progresso que o homem tem feito no decorrer dos séculos, adquirindo experiência, investigando e descobrindo fatos que fizeram com que o modo de vida de seguidas gerações pudesse ser melhorado.

Material e métodos

Para elaboração deste trabalho foram analisados cinco livros didáticos de físico-química utilizados no 2º ano do ensino médio e um utilizado apenas como material de divulgação, dentre os quais foram publicados no período entre 2000 a 2013, escolheu-se adotar a numeração dos livros para identificação dos mesmo no decorrer do trabalho. Tabela 1- Identificação das obras 2.1 Categorias de Análises Para análise dos livros didáticos selecionados foram estabelecidas 3 categorias historiográficas que visam a história da química: I) Biografias dos cientistas que destacaram dentro da história da Química; II) Descobertas e fatos históricos que contribuíram para o estudo dos químicos; III) Introdução histórica. A primeira categoria justifica-se na importância que muitos autores dão as biográficas dos cientistas, sendo esse um aspecto histórico mais observado nos livros didáticos de ciência, optou-se por analisar a influência desse critério. A segunda categoria vem nos mostrar a importância das descobertas e fatos históricos e como os mesmos revolucionaram o mundo da química, abrindo caminho para outros cientistas realizarem seus trabalhos. A terceira categoria visa verificar a apresentação introdutória de conteúdos históricos sobre o assunto disciplinar no início dos capítulos, pois a introdução histórica torna mais rápida e fácil a aquisição do conhecimento, deixando o aluno mais próximo da realidade da construção do conhecimento acerca do assunto. A partir da análise dos livros decidiu-se estabelecer uma linha de conteúdos que são apresentados no 2° ano do ensino médio. Conteúdos apresentados ao longo do livro: 1- Soluções 2- Propriedades coligativas 3- Termoquímica 4- Óxido-redução 5- Eletroquímica 6- Cinética química 7- Equilíbrio químico 8- Química nuclear

Resultado e discussão

Para melhor elaboração dos resultados e discussões construiu-se uma segunda tabela, apresentada a seguir. Tabela 2 Com base na primeira categoria foi observado que o livro 1 apresenta biografias em dois conteúdos, colocando-as como um texto de descontração. Diferentemente o livro 5 traz as mesmas integrada diretamente ao conteúdo. Quanto aos livros 3, 4 e 6 as biografias se apresentam apenas em quadros destacados durante a formulação do conteúdo, colocando-as como informações adicionais. No que se refere a segunda categoria os livros 3, 5 e 6 apresentam descobertas e/ou fatos históricos durante a formulação do conteúdo e como textos complementares no final do capitulo, contendo bastante informações e sendo longos em sua maioria. Já os livros 1, 2 e 4 apresentam essa categoria apenas como citações curtas durante a abordagem do conteúdo. A terceira categoria está presente na maioria dos conteúdos nos livros 5 e 6, e apenas no ultimo conteúdo, nos livros 2 e 4. Nestes e no 5, como passagens rápidas já integrando o conteúdo, proporcionando uma rápida alfabetização cientifica antes de iniciar o estudo do mesmo e no livro 6 apresentam-se como textos rápidos e bem informativos, mas separadamente do conteúdo, de forma a incentivar o aluno a conhecer o conteúdo. Nos livros que apresentam as biografias, observou-se que os autores se preocuparam em coloca-las somente como informações extras. Já no que se refere as descobertas e fatos históricos eles atribuíram maior importância a essa categoria, visto que o estudo da química é construído a partir das observações que se sucederam ao longo da história. Quanto a introdução histórica poucos foram os autores que se preocuparam com essa categoria e aqueles que as utilizaram buscaram uma entrada rápida no conteúdo.

Tabela 1- Identificação das obras

Tabela 1- Identificação das obras,mostra as principais informações das obras escolhias para analise, como: título, autor e edição

tabela 2

tabela 2- resultados da relação entre categorias historiográficas* e conteúdo. *de acordo com os autores

Conclusões

Tendo em vista os aspectos observados nas análises feitas, observou-se que o livro 6, com base nas categorias de analises escolhidas, contem bem mais de História da Química que os demais. E que os livros de físico-química encontram-se com uma certa deficiência de conteúdos historiográficos, visto que estes apresentam um conteúdo bem mais quantitativo se preocupando pouco com quais fatos históricos levaram a formulação dos assuntos em questão. É importante ressaltar que os fatos históricos geram discussões e esclarecem aos alunos, tornando-os mais críticos e reflexivos. Logo deve-se buscar mais e mais formas de relacionar os conteúdos de química com fatos passado, presentes e futuros buscando sempre melhorar o processo de ensino-aprendizado.

Agradecimentos

Ao nosso orientador, professor Péricles Mendes Nunes.

Referências

CEBULSKI, Elisabete S. e MATSUMOTO, Flávio M. A história da química como facilitadora da aprendizagem do ensino de química. Disponível em: <http:// www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2035-8.pdf> Acessado em: 24 ABR. 2014.
MARTINS, R. A. Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. Pp 17-34 in: Silva, C. C.(org) Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para a aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006. Disponível em: <http://www.ghtc.usp.br/server/pdf/RAM-livro-Cibelle-Introd.pdf> Acessado em: 01 JULH. 2014
RODRIGUES, R. S. e SILVA, R. R. A História sob o Olhar da Química: As especiarias e sua importância na alimentação humana. Química Nova na Escola, Vol. 32, Nº 2, Maio 2010.
ROGADO, James e TAVARES, Leandro H. W. A história das ciências e os seus fundamentos históricos, epistemológicos e culturais no livro didático de química: o conceito de substância. V ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS ATAS DO V ENPEC - Nº 5. 2005 - ISSN 1809-5100, 2010.

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