Experimento de aferição do CO2 em refrigerantes: uma proposta diferencial para o ensino básico de gases.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Campos, J.P. (CESC-UEMA) ; Alencar, A.C.S. (CESC-UEMA) ; Feitosa, F.A.L. (CESC-UEMA) ; Santos, M.F. (CESC-UEMA) ; Castilho, Q.G.S. (CESC-UEMA) ; Nunes, P.M. (CESC-UEMA) ; Lima, T.A.F. (CESC-UEMA)

Resumo

O presente trabalho apresenta um experimento didático com a utilização de CO2 contido no refrigerante aplicado ao ensino da “Teoria Cinética dos Gases” em físico-química. Utilizaram-se matérias de fácil acesso como: refrigerante, bexiga, agulha, água, etc., com intuito de facilitar o aprendizado e propor uma forma didática diferenciada para despertar interesse dos alunos. A apresentação do experimento consistiu na demonstração da aferição de CO2 no refrigerante. Após o termino da experiência foi possível notar que a quantidade de dióxido de carbono nos refrigerantes é muito superior ao esperado e que pode ser facilmente utilizado como uma alternativa didática e como também motivação para o estudo de química.

Palavras chaves

Dióxido de carbono; Didática; Aprendizado

Introdução

A química é vista como uma das disciplinas que despertam menos interesse aos alunos, principalmente ao conteúdo que se refere à físico-química, necessitando de ferramentas inovadoras para um melhor aprendizado na maioria dos casos. Esta matéria não é apresentada de forma que chame atenção, diante disso há uma necessidade da utilização de uma metodologia diferenciada no ensino, algo que induza o interesse e atenção dos alunos. Este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta experimental utilizando refrigerantes com dois tipos de volumes diferentes (250 mL e 600 mL) e materiais do dia-a-dia para ministrar aulas de físico-química voltada para o ensino dos gases, foi apresentado na Universidade Estadual do Maranhão – (CESC/UEMA) para os alunos do 1º período de Química Licenciatura. De acordo com SILVA et al(2010) quem iniciou o estudo de um gás e sua pressão foi o químico e físico irlandês Robert Boyle, percebendo que, quando se aumenta a pressão sobre um gás, observa-se uma diminuição em seu volume, ou seja, aumentando a pressão, diminuímos a distância de uma molécula de gás da outra, para explicação dos comportamentos dos gases chamamos a “Teoria Cinética dos Gases” que se baseia na energia cinética das moléculas, ou seja, movimentos. O refrigerante é uma bebida não alcoólica, carbonatada, com alto poder refrescante encontrada em diversos sabores, o CO2 contido no refrigerante transmite a bebida um paladar insuperável e também possui poder bacteriostático e por isso conserva as características originais do produto. A indústria de refrigerante surgiu em 1871 nos Estados Unidos e os primeiros registros no Brasil são datados de 1906, sendo em 1920 a entrada definitiva desta bebida no cotidiano dos brasileiros.

Material e métodos

Primeiramente foi feito o experimento no laboratório para uma melhor aplicação em sala de aula, para a realização da prática utilizou-se 1 proveta de 500 ml para medir o volume de CO2 liberado pelo refrigerante, 6 bexigas, uma cuba grande transparente, 3 béqueres de 250ml e 3 béqueres de 600ml, uma pequena agulha, e água necessária para encher a cuba. Para uma melhor precisão foram utilizadas triplicatas com diferentes volumes de refrigerante da mesma marca (250ml e 600ml). Primeiramente encheu-se a cuba com aproximadamente 6,5L de água, em seguida preencheu-se a proveta totalmente com água e virou-se a mesma dentro da cuba de forma com que não houvesse ar dentro da proveta para então prendê-la no suporte universal com a ajuda de uma garra; colocou-se a bexiga no gargalo da garrafa, em seguida abriu-se a tampa do refrigerante e derramou-se o líquido dentro balão de forma com que não escapasse o gás; retirou-se a bexiga do gargalo com bastante cuidado e amarrou-se a boca da bexiga, depois de feito isso a bexiga contendo líquido foi agitada, foram feitos pequenos furos perto do nó com a agulha e posteriormente colocado dentro da cuba o posicionado em baixo da proveta, fazendo assim com que o gás contido dentro da bexiga expulsasse à água de dentro da proveta. Depois de realizado o procedimento em laboratório, deu-se início à apresentação do trabalho com uma breve introdução sobre propriedades dos gases e posteriormente a aplicação do experimento; no decorrer da apresentação do experimento houve uma dinamização com perguntas, e por fim a execução de um questionário.

Resultado e discussão

Primeiramente foi feito o experimento no laboratório para uma melhor aplicação em sala de aula, para a realização da prática utilizou-se 1 proveta de 500 ml para medir o volume de CO2 liberado pelo refrigerante, 6 bexigas, uma cuba grande transparente, 3 béqueres de 250ml e 3 béqueres de 600ml, uma pequena agulha, e água necessária para encher a cuba. Para uma melhor precisão foram utilizadas triplicatas com diferentes volumes de refrigerante da mesma marca (250ml e 600ml). Primeiramente encheu-se a cuba com aproximadamente 6,5L de água, em seguida preencheu-se a proveta totalmente com água e virou-se a mesma dentro da cuba de forma com que não houvesse ar dentro da proveta para então prendê-la no suporte universal com a ajuda de uma garra; colocou-se a bexiga no gargalo da garrafa, em seguida abriu-se a tampa do refrigerante e derramou-se o líquido dentro balão de forma com que não escapasse o gás; retirou-se a bexiga do gargalo com bastante cuidado e amarrou-se a boca da bexiga, depois de feito isso a bexiga contendo líquido foi agitada, foram feitos pequenos furos perto do nó com a agulha e posteriormente colocado dentro da cuba o posicionado em baixo da proveta,como pode-se ver na figura 1 , fazendo assim com que o gás contido dentro do balão expulsasse à água de dentro da proveta, deve-se enfatizar que fez- se uma adaptação utilizando um dessecador como cuba. Depois de realizado o procedimento em laboratório, deu-se início à apresentação do trabalho com uma breve introdução sobre propriedades dos gases e posteriormente a aplicação do experimento; no decorrer da apresentação do experimento houve uma dinamização com perguntas, e por fim a execução de um questionário.

Tabela de gás contido no refrigerante

Valores em mL do gás nas amostras de refrigerantes.

Figura 1

Experimento sendo realizado em laboratório.

Conclusões

Concluiu-se que a quantidade de gás existente nos refrigerantes é superior ao volume do líquido contido na garrafa. Através do questionário aplicado, notou-se que os alunos conseguiram assimilar o conteúdo e compreender o experimento exposto no laboratório. Este experimento pode ser facilmente reproduzido em sala de aula utilizando materiais do dia-a-dia, facilitando assim a compreensão dos alunos.

Agradecimentos

Primeiramente a Deus, aos nossos familiares, aos orientadores, e ao CESC/UEMA.

Referências

LIMA, Ana Carla da Silva; AFONSO, Júlio Carlos. A Química do Refrigerante. 2009. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/10-PEQ-0608.pdf>. Acesso em: 11 abr. 2014. MATEUS, Alfredo. Pílulas de ciência: o gás no refrigerante. 2010. Disponível em:<http://pontociencia.org.br/experimentosinterna.php?experimento=269&PILULAS;+DE+CIENCIA+O+GAS+NOS+REFRIGERANTES#top>. Acesso em: 13 abr. 2014. SILVA, Aline Marques da; KEMMERICH, Candice; MARTINS, Márcio Marques. EXPLORANDO A QUÍMICA DO REFRIGERANTE. 2010. Disponível em: <http://www.unifra.br/eventos/sepe2010/2010/Trabalhos/tecnologica/Completo/5295.pdf>. Acesso em: 05 jun. 2014.

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