Ensino de História da Química por meio de Recursos Midiáticos

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Trindade, J.O. (IFSMG/EEPSAM) ; Santos, C.S. (IFSMG)

Resumo

Com o objetivo de romper o enfado da rotina da sala de aula, desenvolveu-se um trabalho nos moldes da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Após a apresentação do filme Mundos Invisíveis, os estudantes foram questionados sobre as ideias de esteio fixadas; a partir das quais aconteceu o aprofundamento de conteúdos como: Estrutura Atômica e História da Química. A estratégia mostrou-se eficaz com 100% de aprovação pelos alunos. E ainda, permitiu a fixação de pontos de ancoragem (ideias de esteio) além do mínimo pretendido. Portanto, a metodologia é promissora tanto no quesito de rompimento com a monotonia das aulas teóricas, quanto no aspecto de aquisição de novos conceitos para se atingir a Aprendizagem Significativa, aquela em que há compreensão, em detrimento da memorização.

Palavras chaves

TIC´s; História da Química; Ap. Significativa

Introdução

Na tentativa de sondar as ideias de esteio, bem como mudar a dinâmica das aulas de Química, ensinou-se o conteúdo História da Química por meio da exibição do documentário Mundos Invisíveis, em um espaço alternativo (AUSUBEL et al., 1980)1. Como forma de avaliação fez-se uso de um questionário, em que se mediu o grau de satisfação dos alunos, assim como, o nível de eficiência da atividade para aumentar as ideias de esteio dos aprendizes.

Material e métodos

Para a apresentação do documentário utilizou-se a Biblioteca da E.E. Prof. Salatiel de Almeida de Muzambinho – MG, em uma tentativa de romper com a monotonia da sala de aula. O presente trabalho foi desenvolvido com cinco turmas da 1ª. série do Ensino Médio, e uma classe foi sorteada para a execução da pesquisa. Durante a exposição do documentário vários conceitos foram apresentados e revistos, como estrutura atômica, tabela periódica, história da química, entre outros. Após o período instrucional, os estudantes responderam a um questionário, com as seguintes perguntas: 1) Na sua opinião, a exibição do filme Mundos Invisíveis contribuiu para dinamizar e enriquecer as aulas teóricas de Química? 2) Você gostaria que essa metodologia fosse adotada em outros momentos das aulas de Química? 3) A partir de uma lista de 13 palavras (conceitos-chaves) pediu-se aos alunos que selecionassem, no mínimo, 05 termos dos quais eles recordassem, logo após a apresentação do filme. Essa atividade teve como objetivo sondar as ideias de esteio consolidadas, em decorrência da abordagem anterior desse tópico, na 9ª série do Ensino Fundamental. E agora, ele seria discutido e ampliado, é para isso, é fundamental sondar os pontos de ancoragem, “pois é necessário considerar esses conhecimentos prévios que servirão de ideias de esteio, para que ao aprofundar os saberes os aprendizes estejam prontos para assimilar novos conceitos” (PADILHA, SUTIL e MIQUELIN, 2013)2.

Resultado e discussão

De acordo com os resultados 100% dos estudantes afirmaram que a exibição do documentário contribuiu para dinamizar e enriquecer as aulas teóricas de Química. Dentre os principais argumentos pode-se destacar: “amplia/enriquece o conhecimento sobre o assunto”; “ajuda na aprendizagem e fixação de conteúdos/reforço da teoria/revisão da matéria”; “o filme mostra detalhes e figuras/imagens”; “muda a rotina”; “aprofunda mais na matéria”; “há pessoas que aprendem mais vendo exemplos”; “incentiva o aluno a prestar atenção”; “mostra detalhes”. Quanto à segunda questão, assim como na primeira, 100% dos alunos gostariam que a estratégia de apresentação de documentários fosse adotada em outros momentos. Eles teceram os seguintes comentários: “é interessante e não cansa muito, é divertido, a aula fica mais prazerosa”; “sai da rotina da sala de aula/quadro-e-giz”; “complementa a aula teórica”; “porque amplia/diversifica os recursos para aprender”; “é muito bom aprender e se divertir ao mesmo tempo”; “ajuda a gente a interagir/aprender a comentar”. Tal constatação se alinha com a de Santos e Kloss (2010)3. Em relação às ideias de esteio, 45% dos alunos selecionaram entre 10 e 13 palavras, ou seja, muito além do mínimo estipulado. E nenhum aprendiz selecionou menos que o mínimo.

Conclusões

Pode-se afirmar que a estratégia de exibir documentários didáticos como forma de complementar as aulas teóricas de Química é um recurso promissor. Ademais, o uso do vídeo auxilia no desenvolvimento de aulas mais dinâmicas, evitando a rotina. Tal recurso pode ser usado tanto para introduzir, como para sondar as ideias de esteio, e dar continuidade a um tema. E dessa forma, atingir uma Aprendizagem Significativa, aquela em que o aluno aprende a partir de contextos diversificados, assimila os conceitos; e não somente os memoriza sem fazer conexões; e ainda é prazerosa, lúdica e divertida.

Agradecimentos

À EE. Prof. Salatiel de Almeida e ao IFET Sul de Minas - campus Muzambinho.

Referências

1 AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. 2.ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. 625p.
2 PADILHA, A. S. C.; SUTIL, N.; MIQUELIN, A. F. Vídeos como recursos didáticos para a Aprendizagem Significativa de Ciências. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., 2013, Curitiba.
3 SANTOS, P. R.; KLOSS, S. A criança e a mídia: a importância do uso do vídeo em escolas de Joaçaba – SC. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 11., 2010, Novo Hamburgo.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ