SEGURANÇA NOS LABORATÓRIOS DE QUÍMICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE SOBRAL

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Maranhao, A. (UVA) ; Bezerra, A. (UVA)

Resumo

A segurança nos laboratórios químicos é importante para prevenir acidentes, mantendo assim o ambiente de trabalho mais seguro. O presente trabalho tem como finalidade relatar as informações que alguns discentes têm sobre a segurança nos laboratórios químicos e quais medidas de proteção eles adotam nesse ambiente, assim como fazer uma breve análise sobre a segurança dos laboratórios destinados ao ensino de Química de uma Universidade. Através de pesquisas, entrevistas e aplicação de questionário pode-se perceber que o nível de conhecimento dos discentes sobre segurança nos laboratórios é bem amplo, embora ainda existam algumas dúvidas a respeito do assunto. Em relação aos laboratórios, ainda precisam se adequar a algumas normas básicas de segurança.

Palavras chaves

Medidas de Segurança; Estrutura Laboratorial; Equipamentos de Segurança

Introdução

As aulas laboratoriais são essenciais para o curso de química, pois têm como objetivo retratar a teoria através dos experimentos, desenvolvendo o conceito científico nos discentes. Segundo De Oliveira (2011), a estrutura dos laboratórios de química é importante para manter a segurança nas aulas práticas, eles devem ser planejados para este fim. São dois os aspectos básicos que influenciam diretamente na segurança química nos laboratórios: o projeto físico e o manuseio dos produtos químicos presentes neles (DE OLIVEIRA, 2011). Este trabalho tem como objetivo relatar as informações que os discentes têm sobre a segurança dentro dos laboratórios químicos e quais medidas de proteção e procedimentos eles adotam nesse ambiente. Um outro foco do trabalho é analisar se os laboratórios de ensino de Química de uma Universidade pública localizada em Sobral, estão adequados para uma aula prática segura, e investigar se os produtos químicos são armazenados de forma adequada assim como os locais destinados aos seus resíduos. Além destes, objetiva-se informar aos discentes sobre as medidas de segurança que deverão ser usadas no laboratório segundo alguns manuais e regulamentos de segurança do Conselho Regional de Química- CRQ IV Região e de algumas instituições de ensino superior, quais as sinalizações de segurança e os riscos recorrentes nas aulas práticas, e também alguns procedimentos para casos de emergências.

Material e métodos

Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas com o auxilio de livros, artigos e sites da internet. Após a pesquisa foram realizadas entrevistas com dois professores que ministram aulas práticas, e com o responsável pelos laboratórios de química da Universidade. O espaço físico e a estrutura dos laboratórios químicos foram observados para verificar se os mesmos contêm os equipamentos de segurança necessários. Em seguida foram verificadas as condições do almoxarifado e o destino final dos resíduos químicos. Finalmente foi aplicado um questionário contendo nove questões para 71 discentes do curso de licenciatura em química para identificar o nível de conhecimento do tema abordado.

Resultado e discussão

Foram analisadas as estruturas dos laboratórios químicos, as instalações do almoxarifado, o local de armazenagem dos produtos químicos e os destinos finais dos resíduos produzidos. Observou-se que todos os laboratórios foram construídos em antigas salas de aulas e adaptados com a ajuda dos professores de química, mas não seguem todas as normas de segurança e saúde no trabalho do MTE. O questionário foi aplicado para um total de 71 alunos de química. Sobre o nível de conhecimento dos alunos em relação aos reagentes utilizados nas aulas práticas: 31% apresentaram nível alto, 62% nível médio, 4% nível baixo e 3% disseram que possuíam nível médio. Quanto à exigência do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) durante as aulas: 90% disseram que são exigidos, citaram pelo menos um dos EPIs, 7% não eram exigidos e 3% não responderam. Quanto à observação dos rótulos dos reagentes: 34% observam os rótulos, 24% não verificavam e 37% examinavam às vezes. Ao perguntar se os discentes receberam alguma informação sobre segurança nos laboratórios, todos eles responderam que sim. Sobre o conhecimento das medidas de segurança: 93% conheciam pelo menos uma medida, 4% não conheciam nenhuma e 3% não responderam. Ao perguntar se os alunos sabiam como utilizar os equipamentos de proteção: 58% sabiam utilizá-los, 39% não sabiam e 3% não responderam. Sobre o conhecimento dos discentes em relação aos riscos presentes nos laboratórios químicos: 96% conheciam pelo menos um risco e 4% não responderam. Com relação ao conhecimento das sinalizações de riscos, onde foram dadas sete simbologias para que eles pudessem identificá-las: 4% acertaram apenas três delas, 9% acertaram quatro simbologias, 25% acertaram cinco, 4% identificaram seis, 56% acertaram todas e 2% não respondeu a questão.

Conclusões

Através desta pesquisa percebeu-se que não existe uma norma específica para a segurança dos laboratórios químicos a serem adotadas pelas Universidades. A Universidade possui apenas uma breve noção sobre segurança, deixando de citar muitas medidas e informações importantes. Em relação à segurança dos laboratórios em questão, constatou-se uma estrutura inapropriada, pois faltam muitos quesitos essenciais para manter o ambiente seguro e também faltam equipamentos fundamentais. Os alunos de química apresentaram um bom conhecimento sobre o tema abordado.

Agradecimentos

A Deus, a professora Ângela Cristina Sampaio Bezerra, aos professores entrevistados, ao responsável pelos laboratórios, a minha família e amigos.

Referências

DE OLIVEIRA, Robério Fernandes. Caderno de gestão de segurança química nos laboratórios. ABQ, gráfica clip / lokal, 2011.

NORMAS regulamentadoras. Ministério do trabalho e emprego. NR-8, NR-10, NR-26, 2011. Disponível em: <http://portal.mte.gov.br/legislacao/normas-regulamentadoras-1.htm>. Acesso em 19 out. 2013.


VERGA FILHO, A. F. Segurança em Laboratórios Químicos. Conselho regional de química – IV região (SP). 2008, 2009. Disponível em: <http://www.crq4.org.br/sms/files/file/mini_seg_lab_2009.pdf>. Acesso em: 30 set. 2013.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ