Aulas Praticas como uma didática diferenciada no Ensino de Química

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Rodrigues, C.J.F. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO) ; Orlanda, J.F.F. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO) ; Gonçalves, K.D. (FACULDADE DE IMPERATRIZ)

Resumo

A aplicação de uma didática diferenciada como as praticas experimentais nas aulas tem por objetivo demonstrar aos jovens alunos de forma pratica os conteúdos que são de fundamental importância para sua formação educacional. O trabalho enfoca as aulas ministradas nas escolas da rede publica (estadual e municipal) na região Tocantina, com os alunos do ensino médio, as praticas aplicadas tiveram como objetivo ampliar os conteúdos ministrados pelos professores acentuando os conhecimentos obtidos nas aulas teóricas, além de abordar conteúdos de conscientização ambientais.

Palavras chaves

Aula Pratica; Ensino; Didática

Introdução

Sabendo da dificuldade dos alunos sobre o aprendizado da disciplina de química, sendo a pouca compreensão dos conteúdos, formas de ensino ultrapassado ou pelo descaso da educação brasileira, quaisquer que sejam os problemas devemos nos preocupar com os jovens cientistas e o futuro da ciência. Contudo, podemos notar certa melhoria devido à preocupação dos métodos de ensino que vem sendo uma parte primordial a demonstração dos conteúdos que são ministrados de forma tradicional e monótona repassando uma visão aos alunos de que as aulas de químicas são “ruins, difíceis ou chatas” o que complica o aprendizado ainda mais. Com as aulas práticas podemos mostrar visualmente o que acontece nos assuntos o que se demonstra eficaz e até mesmo “encantar” os jovens alunos e facilita a compreensão do conteúdo e também a aplicação de aulas práticas que expliquem os fenômenos naturais ou mesmo os impactos causados pela poluição no ambiente.

Material e métodos

As aulas práticas foram realizadas com alunos do ensino médio de algumas escolas da rede pública da cidade de Imperatriz - Maranhão, onde o projeto foi apresentado aos responsáveis e aceito. O primeiro passo foi observar as aulas como estavam sendo realizadas e o levantamento do conteúdo programado pelo professor e o seu plano de aula. Logo depois foi feito a pesquisas de práticas relacionadas aos conteúdos e testadas previamente em laboratório para analisar o melhor método a ser aplicado em sala de aula e de forma segura. Foi feito também uma ficha avaliativa para ser preenchida pelos alunos previamente e logo após a realização das aulas práticas. Alguns conteúdos que foram abordados nas aulas foram as seguintes: Impactos ambientais (chuva ácida), Transformação da matéria (geleinha), Preparo de solução, Diluição e Combustão (dedo mágico e sopro do dragão).

Resultado e discussão

Com um número baixo de alunos que se interessavam pela disciplina ou gostavam de assistir a essas aulas de química, foi perceptível que o tempo não era completamente aproveitado e os alunos não tinham nenhum estímulo durante a aula, contudo ao observar os alunos durante a realização das práticas podemos ver que estavam bem atentos e curiosos para saber o que iria acontecer e participativos no momento de explicação o que tinha ainda o propósito de estimulá-los a tomar iniciativas e raciocinar estimulando o pensamento científico.

realização de aula prática

registro do momento com uma turma logo após a realização de uma aula prática, realizada ao ar livre

Conclusões

Com boa participação dos alunos com cooperação dos professores e da direção das escolas foi possível realizar o projeto com êxito, tendo como base os elogios e a procura por mais aulas por parte tanto dos alunos quanto dos professores, foi bem proveitoso os momentos e com ótima participação de todos na realização do projeto, fico evidente a aceitação dos alunos que se sentiram mais motivados e empolgados pelas aulas. Além da preocupação do professor que pode ver novos meios didáticos e sair do comodismo das suas aulas tradicionais e monótonas. Com tudo isso quem ganha é a educação.

Agradecimentos

Ao Laboratório de Biotecnologia Ambiental onde desenvolvo a pesquisa e preparo as aulas praticas e quem fornece os materiais

Referências

ALBAGLI, S. Divulgação Científica para a Cidadania.
Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n. 3, p 396-404, dez 2011.
BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis,
v. 21, n. 1, p. 9-30, 2012.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ