AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DAS PRATICAS DE QUÍMICA INORGÂNICA, REALIZADAS EM UMA ESCOLA DA REDE PUBLICA ESTADUAL DE ENSINO COM FOCO NOS ALUNOS DE 1º DO ENSINO MÉDIO.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

dos Santos Freire, J. (UEMA) ; Célia Cunha e Silva, M. (UEMA) ; Luiz Ferreira de Almeida, R. (UEMA)

Resumo

O presente trabalho avalia quantitativamente o uso do laboratório de ciências na unidade integrada Inácio passarinho para atividade de as aulas experimentais de química como recurso didático no processo ensino aprendizagem da química para estudante do 1º ano do ensino médio. O ensino de química tem sido um desafio para os educadores, principalmente pela forma mecânica como os conteúdos são abordados. Esse trabalho tem como objetivo avaliar o ensino de aulas práticas de química no nível médio. Os dados coletados foram realizados através de questionários, aplicados a 38 alunos e 2 professores. Onde foi possível detectar certa resistência dos professores na abordagem dessas novas tendências pedagógicas para aulas de Química.

Palavras chaves

atividade experimental; ensino de química; professor de Química

Introdução

O uso do laboratório de ciências/ química no ensino de Química desperta um forte interesse entre os alunos nos diferentes níveis de escolarização, seja na Educação Básica ou na Universidade. Para o aluno, o uso do Laboratório de Química geralmente está relacionado a um caráter motivador, lúdico, vinculado aos sentidos (OLIVEIRA, 2011). Já os professores vêem a experimentação ampliando a capacidade de aprendizado, pois permite ao aluno envolver-se com os temas vistos em sala de aula. Porém, Isto pode estar relacionado com a falta de estrutura escolar, pelo modo como se faz organização de práticas pedagógicas ou ainda pelo não comprometimento do professor com esta metodologia de ensino. Até mesmo porque a maioria dos professores de química formados atualmente não tiveram durante sua formação aulas praticas, proporcionando no mesmo falta de articulação entre teoria e prática, diante dessa nova metodologia de ensino(CASTELEINS,2011). Assim, o uso do laboratório para as aulas prática de química torna-se uma visão simplista dos professores e alunos no uso da experimentação, o que contribui para o afastamento, e conseqüentemente desinteresse pelos docentes e discentes por aulas práticas. O professor é responsável pelo desempenho de seus alunos e sua prática docente está intimamente relacionada a isto, visto que a interação entre conteúdo, aluno e professor possibilita o processo de ensino e aprendizagem (SILVA, 2011; PEREIRA, 2012).

Material e métodos

Foi elaborado um questionário com perguntas abertas e fechadas, constituído de 10 questões para os alunos, onde se procurou analisar o parecer dos discentes quanto ao uso do laboratório de ciências disponibilizado na escola para as aulas praticas de química como ferramenta auxiliadora do processo aprendizagem dos alunos da 1ª serie do ensino médio. A aplicação do questionário foi realizada com 38 alunos no primeiro ano do ensino médio e, 2 professores de Química da referida serie em uma escola da rede publica estadual do município de Caxias – MA, unidade integrada Inácio passarinho. Para a analise da amostra foi elaborado um questionário para os alunos, os quais responderam individualmente para que dessa forma, pudéssemos analisar o seu posicionamento nas questões proposta. E Outro questionário de mesma natureza foi aplicado com o professor para que conseguíssemos delinear a concepção dos alunos sobre essa ferramenta auxiliadora no processo de ensino aprendizagem.

Resultado e discussão

De acordo com as respostas dos estudantes ao questionário 89,5% não têm aulas praticas no laboratório e 10,5% afirmam que sim, como consta no gráfico 1, logo abaixo. Na concepção dos alunos o professor não os leva ao laboratório devido à ausência de equipamento, para a realização das aulas praticas. Segundo Macêdo et al (2010), isso evidencia a falta de preparo por parte do professor pra atender o alunado e empenho em desenvolver atividades com os alunos para melhor desempenho deste em sala de aula. Ainda, em relação ao questionário foi possível diagnosticar que mesmo na ausência de determinados reagentes químicos ou vidrarias, eles não fazem uso de materiais alternativos para a realização de praticas, esse dado também se encontra no gráfico analisados na questão nove, simples de química que tornaria ainda mais compreensíveis alguns conteúdos de química como, por exemplo, funções inorgânicas a serem trabalhadas. As informações relatadas pelos professores no questionário foram semelhantes de um modo geral. Quando questionados sobre o uso do laboratório de química da escola, freqüência das aulas práticas e limitações do laboratório. Eles disseram que são raríssimas as vezes que fazem uso do mesmo. Ainda em resposta atribuem à escassez de aulas práticas, ao tempo de aula disponível à Química (2h/ aulas semanais), para que se possam desenvol¬ver plenamente as atividades experimentais, excesso de carga horária em outras unidades de ensino estaduais e municipais, a indisponibilidade de recursos materiais no laboratório para realizar as atividades propostas, aliada a comodidade adequada dos professores e alunos.

Representação demonstrativa do uso do laboratório pelos alunos

questões analisadas graficamente

Conclusões

Conforme as resposta obtidas nos questionário dos alunos e professores, pode-se nota que apesar da escola disponibilizar do laboratório de ciência os professores ainda mostram-se resistente a essa metodologia de ensino para a execução de aula práticas de química. Muito deles não sabem sequer o tipo de equipamentos que são encontrados no laboratório da escola na qual trabalham. Dessa forma os alunos ficaram a mercê da forma tradicional da aula expositiva, onde o professor é o detentor do conhecimento e os alunos seus receptores.

Agradecimentos

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Referências

BORGES, A. T. O Papel do Laboratório no Ensino de Ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 1, Águas de Lindóia, 1997. São Paulo. Anais... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 1997.

CASTELEINS, V. L.DIFICULDADES E BENEFÍCIOS QUE O DOCENTE ENCONTRA AOREALIZAR AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO-EDUCERE,10º/SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO- SIRSSE,1º, 2011. Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2011. p. 1-10.

GIORDAN, M. O Papel da Experimentação no Ensino de Ciências. Química Nova da Escola, n.10, 1999. p.43-49.

MACÊDO, G. M. E; OLIVEIRA, M. P; SILVA, A.L; LIMA, R. M. A utilização do laboratório no ensino de química: facilitador do ensino – aprendizagem na escola estadual professor edgar tito em Teresina, Piauí. In: CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 5, 2010, Maceió. Anais... Maceió: IFAL, 2010. p.1-8.

OLIVEIRA, J. S.; NETO, J. L. S.; MENDES, T. S; PEREIRA, R. L; MACHADO, L. M.A Importância das Praticas Experimentais Para o Ensino de Química. In: Encontro nacional de educação, ciência e tecnologia/ UEPB, 1, 2012. Paraíba. Anais...Paraíba: Revista Enect, 2012. p. 1-7.

OLIVEIRA, T.L.; FERNANDES, C.G.B.; NUNES, E.R.; SENA, T.G.P.; FALCONIERI, A.G.F.; A importância da reativação do laboratório de química da escolaEstadual Professor Abel Freire Coelho. In: CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE QUÍMICA, 4º/ENCONTRO NORTE-NORDESTE DE ENSINO DE QUÍMICA, 2º, 2011. Natal. Anais... Natal: Associação Norte-Nordeste de Química, 2011. p. 1-5.

REGINALDO, C. C; SHEID, N. J; GÜLLICH, R. I. C. O Ensino de Ciências e a Experimentação. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9º., 2012, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul: UCS, 2012. p. 1-13.

SILVA, A.M.; Proposta para torna o ensino de Química mais atraente. Revista de Química Industruial, Rio de Janeiro, Ano 79, Nº 731, 2º trimestre de 2011.

WHARTA, E.J.; SILVA, E.L.; BEJARANO, N. R.R. Cotidiano e contextualização no ensino de Química. Revista Química nova na escola, São Paulo, Vol. 35, N° 2, p. 84-91, MAIO 2013.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ