A aplicação de temas ambientais no ensino de Química para o 1° ano do ensino médio.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Faria, D. (UTFPR) ; Xavier, C.R. (UTFPR)

Resumo

Diversos são os temas ambientais que podem servir de aporte no estudo de Química. Nos livros didáticos aprovados pelo PNLD-2012, mais utilizados nas escolas do Estado do Paraná, situadas em Curitiba e nas cidades da região metropolitana, os temas de maior destaque são: chuva ácida, efeito estufa, tratamento e uso sustentável da água. Porém há temas que são pouco explorados, e que também propiciam grande oportunidade de contextualização no ensino de Química. Este trabalho tem como objetivo identificar potenciais temas ambientais a serem aplicados ao ensino de Química do 1ºano do ensino médio e estabelecer para os mesmos as relações de conteúdos e interdisciplinaridade.

Palavras chaves

Temas ambientais; Ensino; Química

Introdução

Atualmente, o meio ambiente tem sido motivo de muita preocupação por parte dos cientistas, assim também como dos governantes em todo o mundo. Como demonstração desta muitos encontros em nível mundial tem sido realizados. Como exemplo desses encontros pode-se ser ressaltada a “Conferência de Estocolmo” (1972), que alertou os países para a degradação ambiental e os riscos desta para o planeta. Em 1992, a Cidade do Rio de Janeiro, sediou a “Conferência das nações unidas para o meio ambiente e o desenvolvimento, (Eco-92)”. Vinte anos após o primeiro encontro no Rio de Janeiro, nesta mesma cidade ocorreu a “Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável” (Rio +20), em junho de 2012, que contou com a presença de 188 países. A preocupação com a preservação do meio ambiente e a Educação Ambiental levou ao poder público inserir este tema nos Parâmetros Curriculares Nacional (PCN), a partir de 1997, esses Parâmetros curriculares Nacional abordam temas ambientais, como: Proteção Ambiental Conservação, Recuperação, Degradação (BRASIL,1997). No contexto dos PCN’s, a química está situada em local de grande relevância, e como ciência que estuda a matéria e as suas transformação, deve enfocar a atuação do homem no ambiente que o cerca, assim como as consequências socioambientais oriundas do processo de desenvolvimento. A interdisciplinaridade também tem o seu espaço nos PCN’s, para que o educando possa compreender com maior propriedade o ambiente, precisa interligar as diversas áreas do conhecimento. O ensino de Química voltado para a temática ambiental, interligando os conhecimentos com outras áreas da ciência, permite a escola cumprir com sua principal função que é desencadear práticas escolares reflexivas e transformadoras.

Material e métodos

O primeiro passo foi selecionar os livros de química para o primeiro ano do ensino médio, participantes do PNLD, mais utilizados, na rede pública estadual de educação, situadas no município de Curitiba e região metropolitana, e em seguida foi feita a identificação e a comparação dos temas ambientais presentes nessas obras. Os livros mais utilizados nas turmas de 1°ano do EM são:  Química - meio ambiente – cidadania – tecnologia, Martha Reis;  Química na abordagem do cotidiano, Eduardo Leite do Canto e Francisco Miragaia Peruzzo;  Ser protagonista – Química, Julio Cesar Foschini Lisboa. O trabalho realizado foi de estudo detalhado do material, buscando as diferentes características dos autores no que diz respeito aos temas ambientais, e comparando como cada um aborda o tema, como por exemplo, (i) o grau de profundidade com que os temas são tratados, (ii) se os temas estavam de acordo com o conteúdo apresentado e (iii) se o mesmo fazia conexões com outras disciplinas. Após esta análise, se fez necessário a tabulação dos temas ambientais encontrados nos livros do 1º ano do EM, para verificação dos assuntos comuns aos autores, na sequência foram destacados potenciais temas ambientais e as metodologias do uso dos mesmos no ensino de química do 1° ano do EM. Assim também foram sugeridas relações com os conteúdos de Química e com os conteúdos de outras disciplinas, a partir dos temas ambientais sugeridos.

Resultado e discussão

A Tabela 1, produzida a partir da análise dos livros didáticos permite verificar que os únicos temas ambientais propostos pelos três autores são, efeito estufa e chuva ácida, e apesar de um dos autores não abordar a questão do tratamento de água para abastecimento, os outros dois abordam este assunto, sendo que um deles detalha o processo. O tema água tem sido considerado importante no ensino de Química, pois permite ao professor problematizar situações importantes para que os alunos as interpretem, de maneira que os conceitos químicos permitam o entendimento de problemas, propiciando assim, a formação de um estudante responsável (TORRALBO, 2009). A partir da Figura 1, foi observado que os temas energia e litosfera receberam uma abordagem muito limitada, e esses dois assuntos tem uma relação intrínseca com a Química e permitem a abordagem interdisciplinar. O tema energia, permite o estudo do petróleo, e a partir dele os seguintes conteúdos podem ser trabalhados: substâncias, misturas, métodos de separação, fórmulas químicas, reações de combustão e estequiometria. A Física pode abordar as diversas formas da manifestação da energia, a Biologia o impacto ambiental causado pela geração de energia oriundas das diferentes fontes, e a Geografia explorar a importância geopolítica da distribuição da energia pelo mundo. Em relação a litosfera, propõe-se o estudo da contaminação radioativa do solo. Este tema permite uma relação com o conteúdo da radioatividade na disciplina de Química, e uma abordagem interdisciplinar com a Física no estudo das radiações no cotidiano, com a Biologia na relação da radioatividade e corpo humano, na História com o armamento nuclear e na Geografia com a questão da energia no mundo.

Tabela 1

Tabela contendo a relação dos temas ambientais encontrados no volume 1 das coleções dos livros didáticos analisados.

GRÁFICO 1

Gráfico de número de temas ambientais por assunto e por autor, no volume 1 dos livros didáticos analisados.

Conclusões

A preservação do meio ambiente tem sido amplamente divulgada e debatida nos dias atuais, inclusive pela mídia, que tem procurado com frequência mostrar problemas ambientais e suas consequências. A escola precisa, no papel de formadora de cidadãos conscientes, levar para sala de aula essa mesma preocupação, visando a criação de uma consciência ambiental. Os temas ambientais fontes de energia e contaminação radioativa dos solos podem servir de aporte para o estudo da Química, e proporcionar um trabalho interdisciplinar, principalmente com as disciplinas de Física, Biologia e Geografia.

Agradecimentos

A professora Fabiana Hussein, pelo incentivo, a UTFPR e ao PPGFECET que me proporcionaram a oportunidade de participar deste congresso.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 1997.

CANTO, Eduardo L.; PERUZZO, Francisco M. Química: na abordagem do cotidiano. 4ª edição. São Paulo: Moderna, 2006.



LISBOA, Julio Cezar Foschini. Ser protagonista - Química.1ª edição. São Paulo: SM edições, 2010.



REIS, Martha. Química. Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia. 1ª edição. São Paulo: FTD, 2010.


TORRALBO, Daniele. O tema água no ensino, a visão de pesquisadores e professores de Química. 2009. 141 f. Dissertação (Mestrado em ensino de Ciências) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

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