UMA JORNADA PELA QUÍMICA: A LUDICIDADE COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, M.E. (IFPI) ; Santos, R.I. (IFPI) ; Barão, A.A.F. (IFPI) ; Carvalho, M.L. (IFPI) ; Brito, I.A. (IFPI) ; Sá, L.C. (IFPI) ; Ferreira, P.M.L. (IFPI) ; Macedo, S.D. (IFPI) ; Passos, M.H.S. (IFPI)

Resumo

O presente projeto visa o uso de jogos educativos voltado para o desenvolvimento relacionado ao ensino de química, sendo que esse jogo tem o intuito de conciliar o caráter de entretenimento e o caráter educativo, podendo assim fazer com que os alunos aprendam e se interessem pelo conteúdo de maneira divertida e prazerosa.

Palavras chaves

Ensino de Química; jogos lúdicos; PIBID

Introdução

O ensino de Química tradicional restringe-se na simples memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos. A Química, nessa situação, torna-se uma matéria maçante e monótona, fazendo com que os próprios estudantes questionem o motivo pelo qual ela lhes é ensinada, pois a química escolar que estudam é apresentada de forma totalmente descontextualizada. Por outro lado, “quando o estudo da Química faculta aos alunos uma visão crítica do mundo que os cerca, seu interesse pelo assunto aumenta” (SANTANA, 2006). É nesse contexto que o jogo didático ganha espaço como instrumento motivador para a aprendizagem de conhecimentos químicos, a medida que propõem estímulos ao interesse do estudante” ( CUNHA, 2012, p - 92) uma vez que “os jogos são indicados como um tipo de recurso didático educativo que podem ser utilizados em momentos distintos, como na apresentação de um conteúdo, ilustração de aspectos relevantes ao conteúdo, como revisão ou síntese de conceitos importantes e avaliação de conteúdos já desenvolvidos” (CUNHA, 2004). De maneira geral, “os jogos são um importante recurso para as aulas de química, no sentido de servir como um reabilitador da aprendizagem mediante a experiência e a atividade dos estudantes. Além disso, permite experiências importantes não só no campo do conhecimento, mas desenvolvem diferentes habilidades especialmente também no campo efetivo e social do estudante”. (CUNHA, 2004). Portanto, pode-se dizer que a introdução do lúdico na sala de aula propicia um ensino-aprendizagem mais” interativo, prazeroso e satisfatório tanto para o aluno quanto para o professor. Pois o discente aguçado pela prática do jogo busca a resolução de problemas apresentados pelo mesmo, como forma de conquistar êxito na atividade proposta pelo docente.

Material e métodos

O jogo lúdico “Jornada Pela Química” como um meio de facilitar o ensino-aprendizagem foi criado no âmbito do Programa de Iniciação a Docência, PIBID do curso de Licenciatura em Química e pedagogicamente propõe aos alunos conhecimentos que abrangem conteúdos desde a história da química, curiosidades e assuntos do campo da química geral. O jogo consiste em um tabuleiro de dimensões de 49x49 cm, contendo 4 pinos, 1 dado e 41 cartas onde estão contidas curiosidades, sorte e revés e assuntos de química geral. Para a realização de uma partida são necessários no mínimo 2 jogadores e no máximo 4. Para dar início ao jogo cada participante deve jogar o dado e aquele que tirar o maior número começa a brincadeira. Em seguida este participante joga o dado novamente e avança o números de casas indicado pelo dado. Os obstáculos pelos quais os alunos devem passar sãocasas de reação (casas pretas) que levam o jogador a retirar uma carta que contem curiosidades sobre química e algumas ordens para animar o jogo. O vencedor será aquele que ultrapassar todas as casas de reações e chegar primeiro a última casa. A aplicação do jogo foi realizada na Unidade Escolar Landri Sales, no 3º ano do ensino médio. De início, realizou-se uma pequena introdução sobre a importância de jogos visando o ensino. Em seguida, foi solicitada a participação de alguns alunos para a aplicação do jogo, 7 se disponibilizaram. A esses alunos, foi aplicado um questionário de múltipla escolha contendo 8 questões sobre temas abordados pelo jogo. Com o questionário resolvido, o jogo foi aplicado a esses mesmos alunos que, em seguida, voltaram a responder o mesmo questionário.

Resultado e discussão

A partir dos dados obtidos, pode-se observar, comparando os resultados dos questionários aplicados antes e após a utilização do jogo pelos alunos que houve evolução, como se pode notar na Tabela abaixo. Outros pontos interessantes que podem ser observados foram a descontração, alegria, interesse e curiosidade por parte dos alunos, sendo que eles solicitaram a utilização de atividades desse tipo com mais frequência durante as práticas do PIBID. Notou-se também satisfação quando eles tiveram acesso, através de algumas cartas, a curiosidades que mostravam a utilização da química no seu cotidiano, o que gerou debates entre os que ali estavam presente, alunos, Professora de Química e bolsistas do PIBID.

Resultados Gerais

Analisando os dados obtidos antes e após a aplicação do jogo nota-se que houve uma certa evolução.

Conclusões

A partir da análise dos dados obtidos, pode-se notar a grande influência de jogos voltados para a educação, comprovando que esse tipo de material é uma ótima ferramenta de ensino, pois em um curto período observou-se as vantagens trazidas por essa prática, como a evolução nos questionários, e a alegria, curiosidade e interação dos alunos durante a prática, conciliando assim diversão e aprendizado.

Agradecimentos

Agradeço a Deus, ao IFPI,orientadores e colaboradores.

Referências

CARDOSO, P. S.; COLINVAUX, D. Estudando a Motivação para Estudar Química, Rio de Janeiro, 1999.

CUNHA, BORIN, Marcia.-“Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula”. Revista Química Nova na Escola, vol. 34, nº2, maio.2012.

CUNHA, M.B jogos de Química: Desenvolvimento habilidades e socializando o grupo. Eneq 028-20004.

FIALHO, N. N. (s.d.). OS JOGOS PEDAGÓGICOS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO. FACINTER, pp.12301-12302.

LIMA, E. C.; Mariano, D. G.; Pavan, F. M. ; Lima, A. A.; Arçari, D. P. Uso de Jogos Lúdicos Como o Auxílio Para o Ensino de Química, São Paulo.

LOPES, A. R. C. Livros Didáticos: Obstáculos ao Aprendizado da Ciência Química, Rio de Janeiro, 1991.

SANTANA, M. S.; REZENDE, D. B. A Influência de Jogos e Atividade Lúdicos no Ensino e Aprendizagem de Química, São Paulo.

SANTANA, M. S. A Influência de Atividades Lúdicas na Aprendizagem de Conceitos Químicos, São Paulo.

SANTANA, Eliana Moraes de – A influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos Químicos. Universidade de São Paulo, Instituto de Física – Programa de pós graduação interunidade em Ensino de Ciências – 20006.

TRINDADE, J. A.; FIOLHAIS, C. A Realidade Virtual no Ensino e na Aprendizagem da Física e da Química.

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